Preguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias | Simulado ENEM 2025 | Página 207

Nesta seção você encontrará milhares de perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, como resolver cada uma das perguntas e a resposta correta.

se não o fizer, terá a opção de ver a solução ou escolher outra resposta.

Se desejar saber como solucionar cada pergunta, pode clicar na opção 'Como resolver?'

Pergunta 1031

Textos e hipertextos: procurando o equilíbrio

Há um medo por parte dos pais e de alguns professores de as crianças desaprenderem quando navegam, medo de elas viciarem, de obterem informação não confiável, de elas se isolarem do mundo real, como se o computador fosse um agente do mal, um vilão. Esse medo é reforçado pela mídia, que costuma apresentar o computador como um agente negativo na aprendizagem e na socialização dos usuários. Nós sabemos que ninguém corre o risco de desaprender quando navega, seja em ambientes digitais ou em materiais impressos, mas é preciso ver o que se está aprendendo e algumas vezes interferir nesse processo a fim de otimizar ou orientar a aprendizagem, mostrando aos usuários outros temas, outros caminhos, outras possibilidades diferentes daquelas que eles encontraram sozinhos ou daquelas que eles costumam usar. É preciso, algumas vezes, negociar o uso para que ele não seja exclusivo, uma vez que há outros meios de comunicação, outros meios de informação e outras alternativas de lazer. É uma questão de equilibrar e não de culpar.

COSCARELLI, C. V. Linguagem em (Dis)curso, n. 3, set.-dez. 2009.

A autora incentiva o uso da internet pelos estudantes, ponderando sobre a necessidade de orientação a esse uso, pois essa tecnologia

A)  

está repleta de informações confiáveis que constituem fonte única para a aprendizagem dos alunos.

B)  

exige dos pais e professores que proíbam seu uso abusivo para evitar que se torne um vício.

C)  

tende a se tomar um agente negativo na aprendizagem e na socialização de crianças e jovens.

D)  

possibilita maior ampliação do conhecimento de mundo quando a aprendizagem é direcionada.

E)  

leva ao isolamento do mundo real e ao uso exclusivo do computador se a navegação for desmedida.

Como resolver?

Pergunta 1032

Disponível em: www.paradapelavida.com.br. Acesso em: 15 nov. 2014.

Nesse texto, a combinação de elementos verbais e não verbais configura-se como estratégia argumentativa para

A)  

manifestar a preocupação do governo com a segurança dos pedestres.

B)  

associar a utilização do celular às ocorrências de atropelamento de crianças.

C)  

orientar pedestres e motoristas quanto à utilização responsável do telefone móvel.

D)  

influenciar o comportamento de motoristas em relação ao uso de celular no trânsito.

E)  

alertar a população para os riscos da falta de atenção no trânsito das grandes cidades.

Como resolver?

Pergunta 1033

TEXTO I

Criatividade em publicidade: teorias e reflexões

Resumo: O presente artigo aborda uma questão primordial na publicidade: a criatividade. Apesar de aclamada pelos departamentos de Criação das agências, devemos ter a consciência de que nem todo anúncio é, de fato, criativo. A partir do resgate teórico, no qual os Conceitos são tratados à luz da publicidade, busca-se estabelecer a compreensão dos temas. Para elucidar tais questões, é analisada uma campanha impressa da marca XXXX. As reflexões apontam que a publicidade criativa é essencialmente simples e apresenta uma releitura do cotidiano.

Depexe, S D. Travessias: Pesquisas em Educação, Cultura, Linguagem e Artes, n. 2, 2008.

 

Os dois textos apresentados versam sobre o tema Criatividade. O Texto I é um resumo de Caráter Científico e o Texto II, uma homenagem promovida por um site de publicidade. De que maneira O Texto II exemplifica o conceito de criatividade em publicidade apresentado no Texto I?

A)  

Fazendo menção ao difícil trabalho das mães em criar seus filhos.

B)  

Promovendo uma leitura simplista do papel materno em seu trabalho de criar os filhos.

C)  

Explorando a polissemia do termo “criação”.

D)  

Recorrendo a uma estrutura linguística simples.

E)  

Utilizando recursos gráficos diversificados.

Como resolver?

Pergunta 1034

Centro das atenções em um planeta cada vez mais interconectado, a Floresta Amazônica expõe inúmeros dilemas. Um dos mais candentes diz respeito à madeira e sua exploração econômica, uma saga que envolve os muitos desafios para a conservação dos recursos naturais às gerações futuras.

Com o olhar jornalístico, crítico e ao mesmo tempo didático, adentramos a Amazônia em busca de histórias e sutilezas que os dados nem sempre revelam. Lapidamos estatísticas e estudos científicos para construir uma síntese útil a quem direciona esforços para conservar a floresta, seja no setor público, seja no setor privado, seja na sociedade civil.

Guiada como uma reportagem, rica em informações ilustradas, a obra Madeira de ponta a ponta revela a diversidade de fraudes na cadeia de produção, transporte e comercialização da madeira, bem como as iniciativas de boas práticas que se disseminam e trazem esperança rumo a um modelo de convivência entre desenvolvimento e manutenção da floresta.

VILLELA, M.; SPINK, P. In: ADEODATO, S. et al. Madeira de ponta a ponta: o caminho desde a floresta até o consumo. São Paulo: FGVRAE, 2011 (adaptado)

A fim de alcançar seus objetivos comunicativos, os autores escreveram esse texto para

A)  

apresentar informações e comentários sobre o livro.

B)  

noticiar as descobertas científicas oriundas da pesquisa.

C)  

defender as práticas sustentáveis de manejo da madeira.

D)  

ensinar formas de combate à exploração ilegal de madeira.

E)  

demonstrar a importância de parcerias para a realização da pesquisa.

Como resolver?

Pergunta 1035

Sítio Gerimum

Este é o meu lugar (…)

Meu Gerimum é com g

Você pode ter estranhado

Gerimum em abundância

Aqui era plantado

E com a letra g

Meu lugar foi registrado.

OLIVEIRA, H. D. Língua Portuguesa, n. 88, fev. 2013 (fragmento)

Nos versos de um menino de 12 anos, o emprego da palavra “Gerimum”grafada com a letra “g” tem por objetivo

A)  

Valorizar usos informais caracterizadores da norma nacional.

B)  

confirmar o uso da norma-padrão em contexto da linguagem poética.

C)  

enfatizar um processo recorrente na transformação da língua portuguesa.

D)  

registrar a diversidade étnica e linguística presente no território brasileiro.

E)  

reafirmar discursivamente a forte relação do falante com seu lugar de origem.

Como resolver?

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