Preguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias | Simulado ENEM 2025 | Página 131

Nesta seção você encontrará milhares de perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, como resolver cada uma das perguntas e a resposta correta.

se não o fizer, terá a opção de ver a solução ou escolher outra resposta.

Se desejar saber como solucionar cada pergunta, pode clicar na opção 'Como resolver?'

Pergunta 651

Two hundred years ago, Jane Austen lived in a world where single men boasted vast estates; single ladies were expected to speak several languages, sing and play the piano. In both cases, it was, of course, advantageous if you looked good too. So, how much has – or hasn’t – changed? Dating apps opaquely outline the demands of today’s relationship market; users ruminate long and hard over their choice of pictures and what they write in their biographies to hook in potential lovers, and that’s just your own profile. What do you look for in a future partner’s profile – potential signifiers of a popular personality, a good job, a nice car? These apps are a poignant reminder of the ofter classist attitudes we still adopt, as well as the financial and aesthetic expectations we demand from potential partners.

O texto aborda relações interpessoais com o objetivo de

A)  

problematizar o papel de gênero em casamentos modernos.

B)  

apontar a relevância da educação formal na escolha de parceiro.

C)  

comparar a expectativa de parceiros amorosos em épocas distintas.

D)  

discutir o uso de aplicativos para proporcionar encontros românticos.

E)  

valorizar a importância da aparência física na seleção de pretendentes.

Como resolver?

Pergunta 652

D’SALETE, M. Cumbe. São Paulo: Veneta. 2016, p. 10-11 (adaptado).

A sequência dos quadrinhos conjuga lirismo e violência ao

A)  

sugerir a impossibilidade de manutenção dos afetos.

B)  

revelar os corpos marcados pela brutalidade colonial.

C)  

representar o abatimento diante da desumanidade vivida.

D)  

acentuar a resistência identitária dos povos escravizados.

E)  

expor os sujeitos alijados de sua ancestralidade pelo exílio.

Como resolver?

Pergunta 653

Disponível em: www.inali.gob.mx. Acesso em: 2 dez. 2018.

Esse cartaz tem a função social de

A)  

difundi a arte iconográfica indígena mexicana.

B)  

resgatar a literatura popular produzida em língua zapoteca.

C)  

questionar o conhecimento do povo mexicano sobre as línguas ameríndias

D)  

destacar o papel dos órgãos governamentais na conservação das línguas no México.

E)  

defender a preservação das línguas originárias garantindo a diversidade linguística mexicana.

Como resolver?

Pergunta 654

A obra, da década de 1960, pertence ao movimento artístico Pop Art, explora a beleza e a sensualidade do corpo feminino em uma situação de divertimento. Historicamente, a sociedade inventou e continua reinventando o corpo como objeto de intervenções sociais, buscando atender aos valores e costumes de cada época.

LICHTENSTEIN, R. Garota com bola. Óleo sobre tela, 153 cm x 91,9 cm. Museu de Arte Moderna de nova York, 1961. Disponível em: www.moma.org. Acesso em: 4 dez. 2018.

Na produção desses preceitos, a erotização do corpo feminino tem sido constituída pela

A)  

realização de exercícios físicos sistemáticos e excessivos.

B)  

utilização de medicamentos e produtos estéticos.

C)  

educação do gesto, da vontade e do comportamento.

D)  

construção de espaços para vivência de práticas corporais.

E)  

promoção de novas experiências de movimento humano no lazer.

Como resolver?

Pergunta 655

As my official bio reads, I was made in Cuba, assembled in Spain, and imported to the United States – meaning my mother, seven months pregnant, and the rest of my family arrived as exiles from Cuba to Madrid, where I was born. Less than two months later, we emigrated once more and settled in New York City, then eventually in Miami, where I was raised and educated. Although technically we lived in the United States, the Cuban community was culturally insular in Miami during the 1970s, bonded together by the trauma of exile. What’s more, it seemed that practically everyone was Cuban: my teachers, my classmates, the mechanic, the bus driver. I didn’t grow up feeling different or treated as a minority. The few kids who got picked on in my grade school were the ones with freckles and funny last names like Dawson and O’Neil.

BLANCO, R. Disponível em: http://edition.cnn.com. Acesso em: 9 dez. 2017 (adaptado).

Ao relatar suas vivências, o autor destaca o(a)

A)  

qualidade da educação formal em Miami.

B)  

prestígio da cultura cubana nos Estados Unidos.

C)  

oportunidade de qualificação profissional em Miami.

D)  

cenário da integração de cubanos nos Estados Unidos.

E)  

fortalecimento do elo familiar em comunidades estadunidenenses.

Como resolver?

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