Preguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias | Simulado ENEM 2025 | Página 129

Nesta seção você encontrará milhares de perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, como resolver cada uma das perguntas e a resposta correta.

se não o fizer, terá a opção de ver a solução ou escolher outra resposta.

Se desejar saber como solucionar cada pergunta, pode clicar na opção 'Como resolver?'

Pergunta 641

É ruivo? Tem olhos azuis? É homem ou mulher? Usa chapéu? Quem jogou Cara a Cara na infância sabe de cor o roteiro de perguntas para adivinhar quem é o personagem misterioso do seu oponente.

Agora, o jogo está prestes a ganhar uma nova versão. A designer polonesa Zuzia Kozerska-Girard está desenvolvendo uma variação do Guess Who? (nome do Cara a Cara em inglês), em que as personalidades do tabuleiro são, na verdade, mulheres notáveis da história e
da atualidade, como a artista Frida Kahlo, a ativista Malala Yousafzai, a astronauta Valentina Tereshkova e a aviadora Amelia Earhart. O Who’s She? (“Quem é ela?”, em português) traz, no total, 28 mulheres que representam diversas profissões, nacionalidades e idades.

A ideia é que, em vez de perguntar sobre a aparência das personagens, as questões sejam direcionadas aos feitos delas: ganhou algum Nobel, fez alguma descoberta? Para cada personagem há um cartão com fatos divertidos e interessantes sobre sua vida. Uma campanha entrou no ar com o objetivo de arrecadar dinheiro para desenvolver o Who’s She?. A meta inicial era reunir 17 mil dólares. Oito dias antes de a campanha acabar, o projeto já angariou quase 350 mil dólares.

A chegada do jogo à casa do comprador varia de acordo com a quantia doada — quanto mais você doou, mais rápido vai poder jogar.

Disponível em: www.super.abril.com.br. Acesso em: 4 dez. 2018 (adaptado).

Ao divulgar a adaptação do jogo para questões relativas a ações e habilidades de mulheres notáveis, o texto busca

A)  

contribuir para a formação cidadã dos jogadores.

B)  

refutar modelos estereotipados de beleza e elegância.

C)  

estimular a competitividade entre potenciais compradores.

D)  

exemplificar estratégias de arrecadação financeira pela internet.

E)  

desenvolver conhecimentos lúdicos específicos dos tempos atuais.

Como resolver?

Pergunta 642

Urgência emocional

Se tudo é para ontem, se a vida engata uma primeira e sai em disparada, se não há mais tempo para paradas estratégicas, caímos fatalmente no vício de querer que os amores sejam igualmente resolvidos num átimo de segundo. Temos pressa para ouvir “eu te amo”. Não vemos a hora de que fiquem estabelecidas as regras de convívio: somos namorados, ficantes, casados, amantes? Urgência emocional. Uma cilada. Associamos diversas palavras ao AMOR: paixão, romance, sexo, adrenalina, palpitação. Esquecemos, no entanto, da palavra que viabiliza esse sentimento: “paciência”. Amor sem paciência não vinga. Amor não pode ser mastigado e engolido com emergência, com fome desesperada. É uma refeição que pode durar uma vida.

MEDEIROS, M. Disponível em: http:/porumavidasimples.blogspot.com.br. Acesso em: 20 ago. 2017 (adaptado).

Nesse texto de opinião, as marcas linguísticas revelam uma situação distensa e de pouca formalidade, o que se evidencia pelo(a)

A)  

impessoalização ao longo do texto, como em: “se não há mais tempo”.

B)  

construção de uma atmosfera de urgência, em palavras como: “pressa”.

C)  

repetição de uma determinada estrutura sintática, como em: “Se tudo é para ontem”.

D)  

ênfase no emprego da hipérbole, como em: “uma refeição que pode durar uma vida”.

E)  

emprego de metáforas, como em: “a vida engata uma primeira e sai em disparada”.

Como resolver?

Pergunta 643

I tend the mobile now
like an injured bird

We text, text, text
our significant words.

I re-read your first,
your second, your third,

Look for your small xx,
feeling absurd.

The codes we send
arrive with a broken chord.

I try to picture your hands,
their image is blurred.

Nothing my thumbs press
will ever be heard.

DUFFY, C. Disponível em: www.independent.co.uk. Acesso em: 27 out. 2021.

Nesse poema, o eu lírico evidencia um sentimento de

A)  

contentamento com a interação virtual.

B)  

zelo com o envio de mensagens.

C)  

preocupação com a composição de textos.

D)  

mágoa com o comportamento de alguém.

E)  

insatisfação com uma forma de comunicação.

Como resolver?

Pergunta 644

MURIG. Disponível em: https://murigcolectivafeminista.wordpress.com.

Acesso em: 26 out. 2021(adaptado)

No texto, as palavras “crianzas” e “tribu” são usadas para

A)  

evidenciar a importância de uma rede de apoio para as mães na criação dos seus filhos

B)  

denunciar a disparidade entre o trabalho das mães de diferentes classes

C)  

ressaltar o fechamento de escolas e creches durante o período pandêmico

D)  

ratificar a romantização da dedicação das mães na educação da crianças

E)  

enfatizar a proteção aos filhos em razão do isolamento social das famílias

Como resolver?

Pergunta 645

Los niños de nuestro olvido
Escribo sobre un destinoQue apenas puedo tocarEn tanto un niño se inventaCon pegamento un hogar
Mientras busco las palabrasPara hacer esta canciónUn niño esquiva las balasQue buscan su corazón
Acurrucado en mí calleDuerme un niño y la piedadArma lejos un pesebreY juega a la navidad
Arma lejos un pesebreY juega a la navidadY juega a la navidadY juega, y juega, y juega…
La niñez de nuestro olvidoPide limosna en un barY lava tu parabrisasPor un peso, por un pan
Si las flores del futuroCrecen con tanto dolorSeguramente mañanaSerá un mañana sin sol

No texto, a expressão “un mañana sin sol” é usada para concluir uma critica ao(à)

A)  

descanso diante da problemática de crianças em situação de rua.

B)  

violência característica do cotidiano das grandes metrópoles.

C)  

estímulo à mendicância nos centros urbanos

D)  

tendência de informalização do trabalho

E)  

falta de serviços de saúde adequados

Como resolver?

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