Preguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias | Simulado ENEM 2025 | Página 127

Nesta seção você encontrará milhares de perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, como resolver cada uma das perguntas e a resposta correta.

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Pergunta 631

Morte lenta ao luso infame que inventou a calçada portuguesa. Maldito D. Manuel l e sua corja de tenentes Eusébios. Quadrados de pedregulho irregular socados à mão. À mäo! É claro que ia soltar, ninguém reparou que ia soltar? Branco, preto, branco, preto, as ondas do mar de Copacabana. De que me servem as ondas do mar de Copacabana? Me deem chão liso, sem protuberâncias calcárias. Mosaico estúpido. Mania de mosaico. Joga concreto em cima e aplaina. Buraco, cratera, pedra solta, bueiro-bomba. Depois dos setenta, a vida se transforma numa interminável corrida de obstáculos. A queda é a maior ameaça para o idoso. “Idoso”, palavra odienta. Pior, só “terceira idade”. A queda separa a velhice da senilidade extrema. O tombo destrói a cadeia que liga a cabeça aos pés. Adeus, corpo. Em casa, vou de corrimão em corrimão, tateio móveis e paredes, e tomo banho sentado. Da poltrona para a janela, da janela para a cama, da cama para a poltrona, da poltrona para a janela. Olha aí, outra vez, a pedrinha traiçoeira atrás de me pegar. Um dia eu caio, hoje não.

TORRES. F. Fim. São Paulo: Cia das Letras, 2013.

O recurso que caracteriza a organização estrutural desse texto é o(a)

A)  

justaposição de sequências verbais e nominais.

B)  

mudança de eventos resultante do jogo temporal.

C)  

uso de adjetivos qualificativos na descrição do cenário.

D)  

encadeamento semântico pelo uso de substantivos sinônimos.

E)  

inter-relação entre orações por elementos linguisticos lógicos.

Como resolver?

Pergunta 632

PALAVRA
As gramáticas classificam as palavras em substantivo, adjetivo, verbo, advérbio, conjunção, pronome, numeral, artigo e preposição. Os poetas classificam as palavras pela alma porque gostam de brincar com elas, e para brincar com elas é preciso ter intimidade primeiro. É a alma da palavra que define, explica, ofende ou elogia, se coloca entre o significante e o significado para dizer o que quer, dar sentimento às coisas, fazer sentido. A palavra nuvem chove. A palavra triste chora. A palavra sono dorme. A palavra tempo passa. A palavra fogo queima. A palavra faca corta. A palavra carro corre. A palavra “palavra” diz. O que quer.

E nunca desdiz depois. As palavras tem corpo e alma, mas são diferentes das pessoas em vários pontos. As palavras dizem o que querem, está dito, e pronto.

FALCÃO, A. Pequeno dicionário de palavras ao vento. São Paulo: Salamandra, 2013 (adaptado).

 

 

Esse texto, que simula um verbete para a palavra “palavra”, constitui-se como um poema porque

A)  

tematiza o fazer poético, como em "Os poetas classificam as palavras pela alma".

B)  

utiliza o recurso expressivo da metáfora, como em "As palavras têm corpo e alma".

C)  

valoriza a gramática da língua, como em "substantivo, adjetivo, verbo, advérbio, conjunção".

D)  

estabelece comparações, como em "As palavras têm corpo e alma, mas são diferentes das pessoas".

E)  

apresenta informações pertinentes acerca do conceito de "palavra", como em "As gramáticas classificam as palavras".

Como resolver?

Pergunta 633

Ela era linda. Gostava de dançar, fazia teatro em São Paulo e sonhava ser atriz em Hollywood. Tinha 13 anos quando ganhou uma câmera de vídeo – e uma irmã. As duas se tornaram suas companheiras de experimentações. Adolescente, Elena vivia a criar filminhos e se empenhava em dirigir a pequena Petra nas cenas que inventava. Era exigente com a irmã. E acreditava no potencial da menina para satisfazer seus arroubos de diretora precoce. Por cinco anos, integrou algumas das melhores companhias paulistanas de teatro e participou de preleções para filmes e trabalhos na TV. Nunca foi chamada. No início de 1990, Elena tinha 20 anos quando se mudou para Nova York para cursar artes cênicas e batalhar uma chance no mercado americano. Deslocada, ansiosa, frustrada após alguns testes de elenco malsucedidos, decepcionada com a ausência de reconheci mento e vitimada por uma depressão que se agravava com a falta de perspectivas, Elena pôs fim à vida no segundo semestre. Petra tinha 7 anos. Vinte anos depois, é ela, a irmã caçula, que volta a Nova York para percorrer os últimos passos da irmã, vasculhar seus arquivos e transformar suas memórias em imagem e poesia.

Elena é um filme sobre a irmã que parte e sobre a irmã que fica. É um filme sobre a busca, a perda, a saudade, mas também sobre o encontro, o legado, a memória. Um filme sobre a Elena de Petra e sobre a Petra de Elena, sobre o que ficou de uma na outra e, essencialmente, um filme sobre a delicadeza.

VANUCHI, C. Época, 19 out. 2012 (adaptado)

O texto é exemplar de um gênero discursivo que cumpre a função social de

A)  

narrar, por meio de imagem e poesia, cenas da vida das irmãs Petra e Elena.

B)  

descrever, por meio das memórias de Petra, a separação de duas irmãs.

C)  

sintetizar, por meio das principais cenas do filme, a história de Elena.

D)  

lançar, por meio da história de vida do autor, um filme autobiográfico.

E)  

avaliar, por meio de análise crítica, o filme em referência.

Como resolver?

Pergunta 634

Disponível em: www.facebook.com/senadofederal. Acesso em: 9 dez. 2017.

Considerando-se a função social dos posts, essa imagem evidencia a apropriação de outro gênero com o objetivo de

A)  

promover o uso adequado de campanhas publicitárias do governo.

B)  

divulgar o projeto sobre transparência da administração pública.

C)  

responsabilizar o cidadão pelo controle dos gastos públicos.

D)  

delegar a gestão de projetos de lei ao contribuinte.

E)  

assegurar a fiscalização dos gastos públicos.

Como resolver?

Pergunta 635

TEXTO I
A língua não é uma nomenclatura, que se apõe a uma realidade pré-categorizada, ela é que classifica a realidade. No léxico, percebe-se, de maneira mais imediata, o fato de que a língua condensa as experiências de um dado povo.

FIORIN, J. L Língua, modernidade e tradição. Diversitas, n. 2. mar-set 2014

TEXTO II
As expressões coloquiais ainda estão impregnadas de discriminação contra os negros. Basta recordar algumas delas, como passar um “dia negro”, ter um “lado negro”, ser a “ovelha negra” da família ou praticar “magia negra”.

Disponível em: https://brasil.elpais.com Acesso em: 22 maio 2018.

O Texto II exemplifica o que se afirma no Texto I, na medida em que defende a ideia de que as escolhas lexicais são resultantes de um

A)  

expediente próprio do sistema linguístico que nos apresenta diferentes possibilidades para traduzir estados de coisas.

B)  

ato inventivo de nomear novas realidades que surgem diante de uma comunidade de falantes de uma língua.

C)  

mecanismo de apropriação de formas linguísticas que estão no acervo da formação do idioma nacional.

D)  

processo de incorporação de preconceitos que são recorrentes na história de uma sociedade.

E)  

recurso de expressão marcado pela objetividade que se requer na comunicação diária.

Como resolver?

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