Preguntas de Ciências Humanas e suas Tecnologias -> Filosofia | Simulado ENEM 2025 | Página 22

Nesta seção você encontrará milhares de perguntas de Ciências Humanas e suas Tecnologias -> Filosofia, como resolver cada uma das perguntas e a resposta correta.

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Se desejar saber como solucionar cada pergunta, pode clicar na opção 'Como resolver?'

Pergunta 106

O Iluminismo, ou Século das Luzes, foi um movimento intelectual do século XVIII que enfatizava a razão, o individualismo e o ceticismo em relação às instituições tradicionais, como a Igreja e a Monarquia Absoluta. Immanuel Kant, em seu famoso ensaio 'Resposta à Pergunta: O que é Esclarecimento?', definiu o lema deste movimento como 'Sapere aude!'. Essa expressão latina significa:

A)  

'O homem é o lobo do homem', a descrição hobbesiana do estado de natureza.

B)  

'Conhece-te a ti mesmo', a inscrição no Oráculo de Delfos, central para a filosofia socrática.

C)  

'Penso, logo existo!', a primeira certeza do método cartesiano.

D)  

'Ousa saber!' ou 'Atreve-te a usar tua própria razão!', um chamado à autonomia intelectual e à saída da 'menoridade'.

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Pergunta 107

O Círculo de Viena, um grupo de filósofos e cientistas do início do século XX, foi o berço do positivismo lógico (ou empirismo lógico). Eles propuseram o 'critério de verificabilidade' para determinar se uma proposição tem significado cognitivo. Segundo este critério, uma proposição só tem sentido se for:

A)  

Capaz de inspirar bons sentimentos e promover a coesão social.

B)  

Consistente com as escrituras sagradas e com a tradição da Igreja.

C)  

Falseável por uma observação empírica, como proposto posteriormente por Karl Popper.

D)  

Uma tautologia (verdadeira por definição, como na lógica e na matemática) ou empiricamente verificável, pelo menos em princípio.

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Pergunta 108

A filosofia de Martin Heidegger, em 'Ser e Tempo', busca resgatar a 'questão do Ser', que segundo ele foi esquecida pela tradição filosófica desde os gregos. Para abordar essa questão, ele realiza uma 'analítica existencial' do ente que tem uma compreensão pré-ontológica do Ser, ou seja, de nós mesmos. Heidegger chama esse ente de:

A)  

Alma, a substância imaterial e imortal que, segundo Platão, habita o corpo.

B)  

Dasein (Ser-aí ou Ser-no-mundo), o modo de ser específico do ser humano, cuja essência reside em sua existência e em sua relação com o mundo.

C)  

Übermensch (Além-do-Homem), o ideal nietzschiano do ser que supera a moralidade tradicional e cria seus próprios valores.

D)  

Sujeito, o termo da filosofia moderna que pressupõe uma consciência separada do mundo.

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Pergunta 109

O 'Contrato Social' é uma teoria que busca justificar a origem e a legitimidade do Estado. Para Jean-Jacques Rousseau, o contrato social que funda a república legítima não é um pacto de submissão a um governante, como em Hobbes. Trata-se de um pacto de associação no qual cada indivíduo se une a todos os outros. A cláusula fundamental desse pacto é:

A)  

A proteção da propriedade privada como o principal objetivo do Estado, garantindo os direitos adquiridos no estado de natureza.

B)  

A alienação total de cada associado, com todos os seus direitos, à comunidade inteira.

C)  

A delegação de poder a um grupo de representantes eleitos, que governarão em nome do povo.

D)  

A renúncia de cada associado a todos os seus direitos em favor de um soberano absoluto, em troca de segurança.

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Pergunta 110

A Alegoria da Caverna de Platão é uma das passagens mais famosas da história da filosofia. Ela descreve prisioneiros acorrentados em uma caverna, vendo apenas sombras na parede, que eles tomam pela realidade. A jornada de um prisioneiro que se liberta e sai da caverna para ver o mundo exterior e, finalmente, o Sol, representa:

A)  

O processo de socialização, pelo qual o indivíduo aprende as normas e valores de sua comunidade.

B)  

Uma crítica à tirania, mostrando como um governante cruel pode manter seus súditos na ignorância para melhor controlá-los.

C)  

O desenvolvimento da ciência empírica, que progride da observação de fenômenos particulares para a formulação de leis universais.

D)  

A ascensão da alma do mundo sensível (o interior da caverna) para o mundo inteligível (o exterior), um processo de educação filosófica que culmina na visão da Forma do Bem (representada pelo Sol).

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