Preguntas de Ciências Humanas e suas Tecnologias | Simulado ENEM 2025 | Página 236

Nesta seção você encontrará milhares de perguntas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, como resolver cada uma das perguntas e a resposta correta.

se não o fizer, terá a opção de ver a solução ou escolher outra resposta.

Se desejar saber como solucionar cada pergunta, pode clicar na opção 'Como resolver?'

Pergunta 1176

A introdução da organização científica taylorista do trabalho e sua fusão com o fordismo acabaram por representar a forma mais avançada da racionalização capitalista do processo de trabalho ao longo de várias décadas do século XX.

ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2009 (adaptado).

O objetivo desse modelo de organização do trabalho é o alcance da eficiência máxima no processo produtivo industrial que, para tanto,

A)  

adota estruturas de produção horizontalizadas, privilegiando as terceirizações.

B)  

requer trabalhadores qualificados, polivalentes e aptos para as oscilações da demanda.

C)  

procede à produção em pequena escala, mantendo os estoques baixos e a demanda crescente.

D)  

decompõe a produção em tarefas fragmentadas e repetitivas, complementares na construção do produto.

E)  

outorga aos trabalhadores a extensão da jornada de trabalho para que eles definam o ritmo de execução de suas tarefas.

Como resolver?

Pergunta 1177

Sendo os homens, por natureza, todos livres, iguais e independentes, ninguém pode ser expulso de sua propriedade e submetido ao poder político de outrem sem dar consentimento. A maneira única em virtude da  qual uma pessoa qualquer renuncia à liberdade natural e se reveste dos laços da sociedade civil consiste em concordar com outras pessoas em juntar-se e unir-se em comunidade para viverem com segurança, conforto e paz umas com as outras, gozando garantidamente das propriedades que tiverem e desfrutando de maior proteção contra quem quer que não faça parte dela.

LOCKE, J. Segundo tratado sobre o governo civil. Os pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1978.

Segundo a Teoria da Formação do Estado, de John Locke, para viver em sociedade, cada cidadão deve

A)  

manter a liberdade do estado de natureza, direito inalienável.

B)  

abrir mão de seus direitos individuais em prol do bem comum.

C)  

abdicar de sua propriedade e submeter-se ao poder do mais forte.

D)  

concordar com as normas estabelecidas para a vida em sociedade.

E)  

renunciar à posse jurídica de seus bens, mas não à sua independência.

Como resolver?

Pergunta 1178

A justiça é a primeira virtude das instituições sociais, como a verdade o é dos sistemas de pensamento. Cada pessoa possui uma inviolabilidade fundada na justiça que nem mesmo o bem-estar da sociedade como um todo pode ignorar. Por essa razão, a justiça nega que a perda de liberdade de alguns se justifique por um bem maior partilhado por todos.

HAWLS, J. Uma teoria da justiça. São Paulo: Martins Fontes, 2000 (adaptado).

O filósofo afirma que a ideia de justiça atua como um importante fundamento da organização social e aponta como seu elemento de ação e funcionamento o

A)  

povo.

B)  

Estado.

C)  

governo.

D)  

indivíduo.

E)  

magistrado.

Como resolver?

Pergunta 1179

Parte do gás carbônico da atmosfera é absorvida pela água do mar. O esquema representa reações que ocorrem naturalmente, em equilíbrio, no sistema ambiental marinho. O excesso de dióxido de carbono na atmosfera pode afetar os recifes de corais.

O resultado desse processo nos corais é o(a)

A)  

seu branqueamento, levando à sua morte e extinção.

B)  

excesso de fixação de cálcio, provocando calcificação indesejável.

C)  

menor incorporação de carbono, afetando seu metabolismo energético.

D)  

estímulo da atividade enzimática, evitando a descalcificação dos esqueletos.

E)  

dano à estrutura dos esqueletos calcários, diminuindo o tamanho das populações.

Como resolver?

Pergunta 1180

Desde 2002, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tem registrado certos bens imateriais como patrimônio cultural do país. Entre as manifestações que já ganharam esse status está o ofício das baianas do acarajé. Enfatize-se: o ofício das baianas, não a receita do acarajé. Quando uma baiana prepara o acarajé, há uma série de códigos imperceptíveis para quem olha de fora. A cor da roupa, a amarra dos panos e os adereços mudam de acordo com o santo e com a hierarquia dela no candomblé. O Iphan conta que, registrando o ofício, “esse e outros mundos ligados ao preparo do acarajé podem ser descortinados”.

KAZ, R. A diferença entre o acarajé e o sanduíche de Bauru. Revista de História da Biblioteca Nacional, n. 13, out. 2006 (adaptado).

De acordo com o autor, o Iphan evidencia a necessidade de se protegerem certas manifestações históricas para que continuem existindo, destacando-se nesse caso a

A)  

mistura de tradições africanas, indígenas e portuguesas no preparo do alimento por parte das cozinheiras baianas.

B)  

relação com o sagrado no ato de preparar o alimento, sobressaindo-se o uso de símbolos e insígnias pelas cozinheiras.

C)  

utilização de certos ingredientes que se mostram cada vez mais raros de encontrar, com as mudanças nos hábitos alimentares.

D)  

necessidade de preservação dos locais tradicionais de preparo do acarajé, ameaçados com as transformações urbanas no país.

E)  

importância de se treinarem as cozinheiras baianas a fim de resgatar o modo tradicional de preparo do acarajé, que remonta à escravidão.

Como resolver?

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