Preguntas de Ciências Humanas e suas Tecnologias | Simulado ENEM 2025 | Página 233

Nesta seção você encontrará milhares de perguntas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, como resolver cada uma das perguntas e a resposta correta.

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Pergunta 1161

Em busca de matérias-primas e de mercados por causa da acelerada industrialização, os europeus retalharam entre si a África. Mais do que alegações econômicas, havia justificativas políticas, científicas, ideológicas e até filantrópicas. O rei belga Leopoldo II defendia o trabalho missionário e a civilização dos nativos do Congo, argumento desmascarado pelas atrocidades praticadas contra a população.

NASCIMENTO, C. Partilha da África: o assombro do continente mutilado. Revista de História da Biblioteca Nacional, ano 7, n. 75, dez. 2011 (adaptado).

A atuação dos países europeus contribuiu para que a África — entre 1880 e 1914 — se transformasse em uma espécie de grande “colcha de retalhos”. Esse processo foi motivado pelo(a)

A)  

busca de acesso à infraestrutura energética dos países africanos.

B)  

tentativa de regulação da atividade comercial com os países africanos.

C)  

resgate humanitário das populações africanas em situação de extrema pobreza.

D)  

domínio sobre os recursos considerados estratégicos para o fortalecimento das nações europeias.

E)  

necessidade de expandir as fronteiras culturais da Europa pelo contato com outras civilizações.

Como resolver?

Pergunta 1162

Quando Deus confundiu as línguas na torre de Babel, ponderou Filo Hebreu que todos ficaram mudos e surdos, porque, ainda que todos falassem e todos ouvissem, nenhum entendia o outro. Na antiga Babel, houve setenta e duas línguas; na Babel do rio das Amazonas, já se conhecem mais de cento e cinquenta. E assim, quando lá chegamos, todos nós somos mudos e todos eles, surdos. Vede agora quanto estudo e quanto trabalho serão necessários para que esses mudos falem e esses surdos ouçam.

VIEIRA, A. Sermões pregados no Brasil. In: RODRIGUES, J. H. História viva. São Paulo: Global, 1985 (adaptado).

No decorrer da colonização portuguesa na América, as tentativas de resolução do problema apontado pelo padre Antônio Vieira resultaram na

A)  

ampliação da violência nas guerras intertribais.

B)  

desistência da evangelização dos povos nativos.

C)  

indiferença dos jesuítas em relação à diversidade de línguas americanas.

D)  

pressão da Metrópole pelo abandono da catequese nas regiões de difícil acesso.

E)  

sistematização das línguas nativas numa estrutura gramatical facilitadora da catequese.

Como resolver?

Pergunta 1163

Embora sejam produzidos e utilizados em situações distintas, os imunobiológicos I e II atuam de forma semelhante nos humanos e equinos, pois

A)  

conferem imunidade passiva.

B)  

transferem células de defesa.

C)  

suprimem a resposta imunológica.

D)  

estimulam a produção de anticorpos.

E)  

desencadeiam a produção de antígenos.

Como resolver?

Pergunta 1164

TEXTO I
O príncipe D. João VI podia ter decidido ficar em Portugal. Nesse caso, o Brasil com certeza não existiria. A Colônia se fragmentaria, como se fragmentou a parte espanhola da América. Teríamos, em vez do Brasil de hoje, cinco ou seis países distintos. (José Murilo de Carvalho)

TEXTO II
Há no Brasil uma insistência em reforçar o lugar comum segundo o qual foi D. João VI o responsável pela unidade do país. Isso não é verdade. A unidade do Brasil foi construída ao longo do tempo e é, antes de tudo, uma fabricação da Coroa. A ideia de que era preciso fortalecer um Império com os territórios de Portugal e Brasil começou já no século XVIII. (Evaldo Cabral de Mello)

1808 – O primeiro ano do resto de nossas vidas. Folha de S. Paulo, 25 nov. 2007(adaptado).

Em 2008, foi comemorado o bicentenário da chegada da família real portuguesa ao Brasil. Nos textos, dois importantes historiadores brasileiros se posicionam diante de um dos possíveis legados desse episódio para a história do país. O legado discutido e um argumento que sustenta a diferença do primeiro ponto de vista para o segundo estão associados, respectivamente, em:

A)  

Integridade territorial — Centralização da administração régia na Corte.

B)  

Desigualdade social — Concentração da propriedade fundiária no campo.

C)  

Homogeneidade intelectual — Difusão das ideias liberais nas universidades.

D)  

Uniformidade cultural — Manutenção da mentalidade escravista nas fazendas.

E)  

Continuidade espacial — Cooptação dos movimentos separatistas nas províncias.

Como resolver?

Pergunta 1165

Veneza, emergindo obscuramente ao longo do início da Idade Média das águas às quais devia sua imunidade a ataques, era nominalmente submetida ao Império Bizantino, mas, na prática, era uma cidadeestado independente na altura do século X. Veneza era única na cristandade por ser uma comunidade comercial: “Essa gente não lavra, semeia ou colhe uvas”,  como um surpreso observador do século XI constatou. Comerciantes venezianos puderam negociar termos favoráveis para comerciar com Constantinopla, mas também se relacionaram com mercadores do islã.

FLETCHER, R. A cruz e o crescente: cristianismo e islã, de Maomé à Reforma.
Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004.

A expansão das atividades de trocas na Baixa Idade Média, dinamizadas por centros como Veneza, reflete o(a)

A)  

importância das cidades comerciais.

B)  

integração entre a cidade e o campo.

C)  

dinamismo econômico da Igreja cristã.

D)  

controle da atividade comercial pela nobreza feudal.

E)  

ação reguladora dos imperadores durante as trocas comerciais.

Como resolver?

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