Preguntas de Ciências Humanas e suas Tecnologias | Simulado ENEM 2025 | Página 239

Nesta seção você encontrará milhares de perguntas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, como resolver cada uma das perguntas e a resposta correta.

se não o fizer, terá a opção de ver a solução ou escolher outra resposta.

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Pergunta 1191

Diesel é uma mistura de hidrocarbonetos que também apresenta enxofre em sua composição. Esse enxofre é um componente indesejável, pois o trióxido de enxofre gerado é um dos grandes causadores da chuva ácida. Nos anos 1980, não havia regulamentação e era utilizado óleo diesel com 13 000 ppm de enxofre. Em 2009, o diesel passou a ter 1 800 ppm de enxofre (S1800) e, em seguida, foi inserido no mercado o diesel S500 (500 ppm). Em 2012, foi difundido o diesel S50, com 50 ppm de enxofre em sua composição. Atualmente, é produzido um diesel com teores de enxofre ainda menores.

Os impactos da má qualidade do óleo diesel brasileiro. Disponível em: www.cnt.org.br. Acesso em: 20 dez. 2012 (adaptado).

A substituição do diesel usado nos anos 1980 por aquele difundido em 2012 permitiu uma redução percentual de emissão de SO3 de

A)  

86,2%.

B)  

96,2%.

C)  

97,2%.

D)  

99,6%.

E)  

99,9%.

Como resolver?

Pergunta 1192

De volta do Paraguai

Cheio de glória, coberto de louros, depois de ter derramado seu sangue em defesa da pátria e libertado um povo da escravidão, o voluntário volta ao seu país natal para ver sua mãe amarrada a um tronco horrível de realidade!…

AGOSTINI. A vida fluminense, ano 3, n. 128, 11 jun. 1870. In: LEMOS, R. (Org.). Uma história do Brasil através da caricatura (1840-2001). Rio de Janeiro: Letras & Expressões, 2001 (adaptado).

Na charge, identifica-se uma contradição no retorno de parte dos “Voluntários da Pátria” que lutaram na Guerra do Paraguai (1864-1870), evidenciada na

A)  

negação da cidadania aos familiares cativos.

B)  

concessão de alforrias aos militares escravos.

C)  

perseguição dos escravistas aos soldados negros.

D)  

punição dos feitores aos recrutados compulsoriamente.

E)  

suspensão das indenizações aos proprietários prejudicados.

Como resolver?

Pergunta 1193

Respeitar a diversidade de circunstâncias entre as pequenas sociedades locais que constituem uma mesma nacionalidade, tal deve ser a regra suprema das leis internas de cada Estado. As leis municipais seriam as cartas de cada povoação doadas pela assembleia provincial, alargadas conforme o seu desenvolvimento, alteradas segundo os conselhos da experiência. Então, administrar-se-ia de perto, governar-se-ia de longe, alvo a que jamais se atingirá de outra sorte.

BASTOS, T. A província (1870). São Paulo: Cia, Editora Nacional, 1937 (adaptado).

O discurso do autor, no período do Segundo Reinado no Brasil, tinha como meta a implantação do

A)  

regime monárquico representativo.

B)  

sistema educacional democrático.

C)  

modelo territorial federalista.

D)  

padrão político autoritário.

E)  

poder oligárquico regional.

Como resolver?

Pergunta 1194

A transferência da corte trouxe para a América portuguesa a família real e o governo da Metrópole. Trouxe também, e sobretudo, boa parte do aparato administrativo português. Personalidades diversas e funcionários régios continuaram embarcando para o Brasil atrás da corte, dos seus empregos e dos seus parentes após o ano de 1808.

NOVAIS, F. A.; ALENCASTRO, L F. (Orq.). História da vida privada no Brasil. São Paulo: Cia, das Letras, 1997.

Os fatos apresentados se relacionam ao processo de independência da América portuguesa por terem a

A)  

incentivado o clamor popular por liberdade.

B)  

enfraquecido o pacto de dominação metropolitana.

C)  

motivado as revoltas escravas contra a elite colonial.

D)  

obtido o apoio do grupo constitucionalista português.

E)  

provocado os movimentos separatistas das províncias.

Como resolver?

Pergunta 1195

TEXTO I

O presidente do jornal de maior circulação do país destacava também os avanços econômicos obtidos naqueles vinte anos, mas, ao justificar sua adesão aos militares em 1964, deixava clara sua crença de que a intervenção fora imprescindível para a manutenção da democracia.

Disponivel em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 1 set. 2013 (adaplado).

TEXTO II

Nada pode ser colocado em compensação à perda das liberdades individuais. Não existe nada de bom quando se aceita uma solução autoritária.

FICO, C. A educação e o golpe de 1964. Disponivel em: www.brasilrecente.com.Acesso em: 4 abro 2014 (adaptado).

Embora enfatizem a defesa da democracia, as visões do movimento político-militar de 1964 divergem ao focarem, respectivamente:

A)  

Razões de Estado – Soberania popular.

B)  

Ordenação da Nação – Prerrogativas religiosas.

C)  

Imposição das Forças Armadas – Deveres sociais.

D)  

Normatização do Poder Judiciário – Regras morais.

E)  

Contestação do sistema de governo – Tradições culturais.

Como resolver?

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