Preguntas de Ciências Humanas e suas Tecnologias | Simulado ENEM 2025 | Página 23

Nesta seção você encontrará milhares de perguntas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, como resolver cada uma das perguntas e a resposta correta.

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Pergunta 111

Na filosofia política, o conceito de 'soberania' refere-se ao poder supremo e último dentro de um Estado. Jean Bodin, no século XVI, foi um dos primeiros a teorizar sobre a soberania como sendo 'absoluta e perpétua'. Para Thomas Hobbes, no século XVII, a soberania, para ser eficaz, deve ser indivisível e ilimitada. A principal função do soberano hobbesiano é:

A)  

Manter a paz e a segurança, pondo fim à 'guerra de todos contra todos' do estado de natureza, mesmo que isso exija um poder absoluto e incontestável.

B)  

Implementar a Vontade Geral do povo, expressando a soberania popular em leis que visam o bem comum, como propõe Rousseau.

C)  

Garantir os direitos naturais dos indivíduos, como vida, liberdade e propriedade, e seu poder pode ser revogado se ele os violar, como defende Locke.

D)  

Promover a virtude e a felicidade dos cidadãos, educando-os para a vida na comunidade política, como pensavam os filósofos gregos.

Como resolver?

Pergunta 112

Na filosofia de Platão, o conhecimento verdadeiro (episteme) se diferencia da mera opinião (doxa). A opinião se baseia na percepção do mundo sensível, que é mutável e imperfeito. O conhecimento, por outro lado, tem como objeto as Formas ou Ideias, que são eternas e imutáveis. O processo pelo qual a alma se recorda das Formas, que ela contemplou antes de se encarnar em um corpo, é chamado de:

A)  

Abstração, o processo de derivar conceitos gerais a partir de experiências particulares, como na teoria de Aristóteles.

B)  

Anamnese ou reminiscência, a teoria de que aprender é, na verdade, recordar.

C)  

Maiêutica, o método socrático de 'dar à luz' o conhecimento através do diálogo.

D)  

Dialética, o método de ascensão do sensível ao inteligível, que culmina na visão da Forma do Bem.

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Pergunta 113

Um dos debates centrais da filosofia medieval foi a 'questão dos universais'. O problema era saber se os termos gerais, como 'humanidade' ou 'animal', correspondem a algo real fora da mente. A posição que afirma que os universais existem realmente, como essências ou formas, seja no mundo (como em Aristóteles) ou em um reino separado (como em Platão), é conhecida como:

A)  

Ceticismo, que argumenta que não podemos saber se os universais existem ou não e, portanto, devemos suspender o juízo.

B)  

Realismo, que defende a existência real dos universais, independentemente das mentes que os pensam.

C)  

Conceitualismo, uma posição intermediária que diz que os universais existem como conceitos na mente, formados por abstração a partir de indivíduos semelhantes.

D)  

Nominalismo, que sustenta que os universais são apenas nomes ou palavras ('flatus vocis'), e que apenas os indivíduos particulares existem.

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Pergunta 114

O Estoicismo, uma das principais escolas filosóficas do período helenístico e romano, propunha um ideal de vida baseado na 'apatheia' (imperturbabilidade) e na vida em acordo com a natureza. Para os estoicos, o universo é governado por uma razão divina, o 'Logos' ou 'Fatum' (destino). Diante disso, a atitude do sábio deve ser a de:

A)  

Reconhecer o que está em seu poder e o que não está, e aceitar com serenidade aquilo que não pode mudar, pois faz parte da ordem racional do cosmos.

B)  

Buscar o máximo de prazer e evitar a dor, calculando as consequências de cada ação.

C)  

Duvidar de tudo e suspender o juízo, pois é impossível conhecer a verdadeira natureza da realidade.

D)  

Tentar mudar o curso dos acontecimentos através da ação política e da força, para adequar o mundo aos seus desejos.

Como resolver?

Pergunta 115

O filósofo contemporâneo Jürgen Habermas, herdeiro da Teoria Crítica, busca fundamentar a possibilidade de uma crítica racional da sociedade. Em sua 'Teoria do Agir Comunicativo', ele argumenta que, implícita em todo ato de fala que visa o entendimento, existe uma 'situação ideal de fala'. Esta situação é caracterizada pela ausência de coerção, onde o melhor argumento prevalece, e serve como um padrão normativo para:

A)  

Justificar o domínio da razão instrumental e da burocracia na sociedade moderna.

B)  

Desenvolver técnicas de retórica e persuasão para vencer debates, independentemente da verdade ou da justiça da causa.

C)  

Criticar as formas de comunicação sistematicamente distorcidas pelo poder e pelo dinheiro, e para orientar a busca por uma sociedade mais democrática e emancipada.

D)  

Provar que a linguagem é apenas um jogo de poder e que qualquer busca por consenso é uma ilusão.

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