Simulado ENEM

Cuestionario Simulador Gratuito ENEM 2014 - Segunda Aplicação | Pratique Online | Página 4

Creado por: juanbacan

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Pergunta 16

Banco de preguntas

As trajetórias de participação das regiões Sudeste e Nordeste, apresentadas no mapa, estão, respectivamente, associadas ao(à)

A)

redução da renda média e à flexibilização das leis ambientais.

B)

encarecimento da mão de obra e à política de incentivos fiscais.

C)

expansão da malha rodoviária e à instalação de grandes projetos hidrelétricos.

D)

diminuição da participação do setor de serviços e à ampliação do agronegócio.

E)

aumento do fluxo migratório inter-regional e à descoberta de novas jazidas de carvão mineral.

Como resolver?

Pergunta 17

Banco de preguntas

Texto II
Em janeiro de 1928, Tarsila queria dar um presente de aniversário especial ao seu marido, Oswald de Andrade. Pintou o Abaporu. Eles acharam que parecia uma figura indígena, antropófaga, e Tarsila lembrou-se do dicionário tupi-guarani de seu pai. Batizou-se o quadro de Abaporu, que significa homem que come carne humana, o antropófago. E Oswald escreveu o Manifesto Antropófago fundaram o Movimento Antropofágico.

Disponível em: www.tarsiladoamaral.com.br. Acesso em: 4 ago. 2012 (adaptado).

O movimento originado da obra Abaporu pretendia se apropriar

A)

da cultura europeia, para originar algo brasileiro.

B)

da arte clássica, para copiar o seu ideal de beleza.

C)

do ideário republicano, para celebrar a modernidade.

D)

das técnicas artísticas nativas, para consagrar sua tradição.

E)

da herança colonial brasileira, para preservar sua identidade.

Como resolver?

Pergunta 18

A mitologia comparada surge no século XVIII. Essa tendência influenciou o escritor cearense José de Alencar, que, inspirado pelo estilo da epopeia homérica na Ilíada, propõe em Iracema uma espécie de mito fundador do povo brasileiro. Assim como a Ilíada vincula a constituição do povo helênico à Guerra de Troia, deflagrada pelo romance proibido de Helena e Páris, Iracema vincula a formação do povo brasileiro aos conflitos entre índios e colonizadores, atravessados pelo amor proibido entre uma índia —Iracema — e o colonizador português Martim Soares Moreno.

DETIENNE, M. A invenção da mitologia. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998 (adaptado).

A comparação estabelecida entre a Ilíada e Iracema demonstra que essas obras

A)

combinam folclore e cultura erudita em seus estilos estéticos.

B)

articulam resistência e opressão em seus gêneros literários.

C)

associam história e mito em suas construções identitárias.

D)

refletem pacifismo e belicismo em suas escolhas ideológicas.

E)

traduzem revolta e conformismo em seus padrões alegóricos.

Como resolver?

Pergunta 19

Áreas em estabelecimento de atividades econômicas sempre se colocaram como grande chamariz. Foi assim no litoral nordestino, no início da colonização, com o pau-brasil, a cana-de-açúcar, o fumo, as produções de alimentos e o comércio. O enriquecimento rápido exacerbou o espírito de aventura do homem moderno.

FARIA, S. C. A Colônia em movimento. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998 (adaptado).

O processo descrito no texto trouxe como efeito o(a)

A)

acumulação de capitais na Colônia, propiciando a criação de um ambiente intelectual efervescente.

B)

surgimento de grandes cidades coloniais, voltadas para o comércio e com grande concentração monetária.

C)

concentração da população na região litorânea, pela facilidade de escoamento da produção.

D)

favorecimento dos naturais da Colônia na concessão de títulos de nobreza e fidalguia pela Monarquia.

E)

construção de relações de trabalho menos desiguais que as da Metrópole, inspiradas pelo empreendedorismo.

Como resolver?

Pergunta 20

Em dezembro de 1945, começou uma greve de dois meses no principal porto da África Ocidental Francesa, Dacar. As autoridades só conseguiram levar os grevistas de volta ao trabalho com grandes aumentos de salário e, o que é ainda mais importante, pondo em prática todo o aparato de relações industriais usado na França — em resumo, agindo como se os grevistas fossem modernos operários industriais.

COOPER, F.; HOLT, T.; SCOTT, R. Além da escravidão.
Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005 (adaptado).

Durante o neocolonialismo, o trabalho forçado — que não se confunde com a escravidão — foi uma constante em diversas regiões do continente africano até o século XX. De acordo com o texto, sua superação deriva da

A)

crítica moral da intelectualidade metropolitana.

B)

pressão articulada dos organismos multilaterais.

C)

resistência organizada dos trabalhadores nativos.

D)

concessão pessoal dos empresários imperialistas.

E)

baixa lucratividade dos empreendimentos capitalistas.

Como resolver?

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