Simulado ENEM

Cuestionario Simulador Gratuito ENEM 2014 - Segunda Aplicação | Pratique Online | Página 2

Creado por: juanbacan

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Pergunta 6

Ao falar do caráter de um homem não dizemos que ele é sábio ou que possui entendimento, mas que é calmo ou temperante. No entanto, louvamos também o sábio, referindo-se ao hábito; e aos hábitos dignos de louvor chamamos virtude.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Nova Cultural, 1973.

Em Aristóteles, o conceito de virtude ética expressa a

A)

excelência de atividades praticadas em consonância com o bem comum.

B)

concretização utilitária de ações que revelam a manifestação de propósitos privados.

C)

concordância das ações humanas aos preceitos emanados da divindade.

D)

realização de ações que permitem a configuração da paz interior.

E)

manifestação de ações estéticas, coroadas de adorno e beleza.

Como resolver?

Pergunta 7

No sistema democrático de Schumpeter, os únicos participantes plenos são os membros de elites políticas em partidos e em instituições públicas. O papel dos cidadãos ordinários é não apenas altamente limitado, mas frequentemente retratado como uma intrusão indesejada no funcionamento tranquilo do processo “público” de tomada de decisões.

HELD, D. Modelos de democracia. Belo Horizonte: Paideia, 1987.

O modelo de sistema democrático apresentado pelo texto pressupõe a

A)

consolidação da racionalidade comunicativa.

B)

adoção dos institutos do plebiscito e do referendo.

C)

condução de debates entre cidadãos iguais e o Estado.

D)

substituição da dinâmica representativa pela cívico participativa.

E)

deliberação dos líderes políticos com restrição da participação das massas.

Como resolver?

Pergunta 8

As relações do Estado brasileiro com o movimento operário e sindical, bem como as políticas públicas voltadas para as questões sociais durante o primeiro governo da Era Vargas (1930-1945), são temas amplamente estudados pela academia brasileira em seus vários aspectos. São também os temas mais lembrados pela sociedade quando se pensa no legado varguista.

D’ ARAÚJO, M. C. Estado, classe trabalhadora e políticas sociais. In: FERREIRA, J.; DELGADO, L. A. (Org.). O tempo do nacional estatismo: do início ao apogeu do Estado Novo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

Durante o governo de Getúlio Vargas, foram desenvolvidas ações de cunho social, dentre as quais se destaca a

A)

disseminação de organizações paramilitares inspiradas nos regimes fascistas europeus.

B)

aprovação de normas que buscavam garantir a posse das terras aos pequenos agricultores.

C)

criação de um conjunto de leis trabalhistas associadas ao controle das representações sindicais.

D)

implementação de um sistema de previdência e seguridade para atender aos trabalhadores rurais.

E)

implantação de associações civis como uma estratégia para aproximar as classes médias e o governo.

Como resolver?

Pergunta 9

TEXTO I
Deputado (definição do século XVIII):
Substant. Aquele a quem se deu alguma comissão de jurisdição, ou conhecimento. Mandado da parte de alguma República, ou soberano. O que tem comissão do ministro próprio.

SILVA, A. M. Diccionario da lingua portugueza. Lisboa:
Officina de Simão Thaddeo Ferreira,1789 (adaptado).

TEXTO II
Deputado (definição do século XXI):
[…]
4. Aquele que representa os interesses de outrem em reuniões e decisões oficiais.
5. Aquele que é eleito para legislar e representar os interesses dos  cidadãos.
6. Aquele que é comissionado para tratar dos negócios alheios.

AULETE, C. Minidicionário contemporâneo da língua portuguesa.
São Paulo: Lexikon, 2010 (adaptado).

A mudança mais significativa no sentido da palavra “deputado”, entre o século XVIII e os dias de hoje, dá-se pelo(a)

A)

aumento na importância como representação política dos cidadãos.

B)

crescente participação dos funcionários no poder do Estado.

C)

incentivo à intermediação dos interesses de particulares.

D)

criação de diversas pequenas cidades-repúblicas.

E)

diminuição do poder das assembleias.

Como resolver?

Pergunta 10

Desde 2002, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tem registrado certos bens imateriais como patrimônio cultural do país. Entre as manifestações que já ganharam esse status está o ofício das baianas do acarajé. Enfatize-se: o ofício das baianas, não a receita do acarajé. Quando uma baiana prepara o acarajé, há uma série de códigos imperceptíveis para quem olha de fora. A cor da roupa, a amarra dos panos e os adereços mudam de acordo com o santo e com a hierarquia dela no candomblé. O Iphan conta que, registrando o ofício, “esse e outros mundos ligados ao preparo do acarajé podem ser descortinados”.

KAZ, R. A diferença entre o acarajé e o sanduíche de Bauru. Revista de História da Biblioteca Nacional, n. 13, out. 2006 (adaptado).

De acordo com o autor, o Iphan evidencia a necessidade de se protegerem certas manifestações históricas para que continuem existindo, destacando-se nesse caso a

A)

mistura de tradições africanas, indígenas e portuguesas no preparo do alimento por parte das cozinheiras baianas.

B)

relação com o sagrado no ato de preparar o alimento, sobressaindo-se o uso de símbolos e insígnias pelas cozinheiras.

C)

utilização de certos ingredientes que se mostram cada vez mais raros de encontrar, com as mudanças nos hábitos alimentares.

D)

necessidade de preservação dos locais tradicionais de preparo do acarajé, ameaçados com as transformações urbanas no país.

E)

importância de se treinarem as cozinheiras baianas a fim de resgatar o modo tradicional de preparo do acarajé, que remonta à escravidão.

Como resolver?

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