Creado por: juanbacan
Você também pode:
A prática de 'consumir séries' em 'maratona' (binge-watching), possibilitada por serviços de streaming, altera a experiência do espectador em relação ao modelo tradicional da TV, que exibia um episódio por semana. A maratona tende a favorecer:
O esquecimento rápido da história, por excesso de informação.
A memorização de detalhes secundários e de todos os diálogos da série.
Uma maior imersão no universo da série e o engajamento com a trama principal.
A discussão aprofundada de cada episódio com amigos e na internet.
Em uma roda de Bumba Meu Boi no Maranhão, diferentes 'personagens' (ou 'miolos') como o Pai Francisco, a Catirina e o próprio Boi contracenam, dançam e cantam, contando uma história. Essa estrutura narrativa e performática aproxima essa manifestação folclórica do:
Espetáculo de balé clássico.
Auto, uma forma de teatro popular.
Exposição de artes plásticas.
Concerto de música erudita.
A pixação (com 'x'), manifestação urbana característica de São Paulo, utiliza uma caligrafia própria, de letras retas e alongadas, geralmente em locais de difícil acesso. Do ponto de vista da comunicação, a pixação se diferencia do grafite por priorizar:
A mensagem verbal e a marcação de território por um grupo.
A harmonia de cores e a criação de figuras de apelo universal.
A autorização prévia dos proprietários dos imóveis.
A facilidade de leitura e a compreensão por todos os cidadãos.
A câmera subjetiva no cinema é aquela que mostra a cena do ponto de vista de um personagem, como se os olhos do espectador fossem os olhos do personagem. Esse recurso é utilizado para:
Facilitar o trabalho do ator, que não precisa expressar emoções.
Aumentar a identificação do público com aquele personagem específico.
Mostrar a cena de um ângulo geral, revelando todo o ambiente.
Manter o espectador distante e como um observador neutro da ação.
A técnica da 'antropomorfização', muito comum em fábulas, desenhos animados e charges, consiste em atribuir características e comportamentos humanos a animais ou objetos inanimados. Esse recurso é eficaz como forma de:
Representar a realidade de forma objetiva, sem qualquer tipo de fantasia.
Desenvolver personagens complexos e psicologicamente profundos.
Criar uma narrativa alegórica para criticar a sociedade ou discutir a moral.
Realizar um estudo científico preciso sobre o comportamento animal.