Simulado ENEM

Cuestionario Simulador Gratuito ENEM 2012 - Primeira Aplicação | Pratique Online | Página 5

Creado por: juanbacan

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Você também pode:

Pergunta 21

Texto I

A Europa entrou em estado de exceção, personificado por obscuras forças econômicas sem rosto ou localização física conhecida que não prestam contas a ninguém e se espalham pelo globo por meio de milhões de transações diárias no ciberespaço.

ROSSI, C. Nem fim do mundo nem mundo novo. Folha de São Paulo, 11 dez. 2011 (adaptado).

Texto II

Estamos imersos numa crise financeira como nunca tínhamos visto desde a Grande Depressão iniciada em 1929 nos Estados Unidos.

Entrevista de George Soros. Disponível em: www.nybooks.com. Acesso em: 17 ago. 2011 (adaptado).

A comparação entre os significados da atual crise econômica e do crash de 1929 oculta a principal diferença entre essas duas crises, pois:

A comparação entre os significados da atual crise econômica e do crash de 1929 oculta a principal diferença entre essas duas crises, pois:

A)

o crash da Bolsa em 1929 adveio do envolvimento dos EUA na I Guerra Mundial e a atual crise é o resultado dos gastos militares desse país nas guerras do Afeganistão e Iraque.

B)

a crise de 1929 ocorreu devido a um quadro de superprodução industrial nos EUA e a atual crise resultou da especulação financeira e da expansão desmedida do crédito bancário.

C)

a crise de 1929 foi o resultado da concorrência dos países europeus reconstruídos após a I Guerra e a atual crise se associa à emergência dos BRICS como novos concorrentes econômicos.

D)

o crash da Bolsa em 1929 resultou do excesso de proteções ao setor produtivo estadunidense e a atual crise tem origem na internacionalização das empresas e no avanço da política de livre mercado.

E)

a crise de 1929 decorreu da política intervencionista norte-americana sobre o sistema de comércio mundial e a atual crise resultou do excesso de regulação do governo desse país sobre o sistema monetário.

Como resolver?

Pergunta 22

Banco de preguntas
Foto de Jovens em protesto contra a Guerra do Vietnã. Disponível em: http://goldenyears66to69.blogspot.com. Acesso em: 10 out. 2011.

Texto do Cartaz: “Amor e não guerra”

Nos anos que se seguiram à Segunda Guerra, movimentos como o Maio de 1968 ou a campanha contra a Guerra do Vietnã culminaram no estabelecimento de diferentes formas de participação política. Seus slogans, tais como “Quando penso em revolução quero fazer amor”, se tornaram símbolos da agitação cultural nos anos 1960, cuja inovação relacionava-se

A)

à contestação da crise econômica europeia, que fora provocada pela manutenção das guerras coloniais.

B)

à organização partidária da juventude comunista, visando o estabelecimento da ditadura do proletariado.

C)

à unificação das noções de libertação social e libertação individual, fornecendo um significado político ao uso do corpo.

D)

à defesa do amor cristão e monogâmico, com fins à reprodução, que era tomado como solução para os conflitos sociais.

E)

ao reconhecimento da cultura das gerações passadas, que conviveram com a emergência do rock e outras mudanças nos costumes.

Como resolver?

Pergunta 23

Nossa cultura lipofóbica muito contribui para a distorção da imagem corporal, gerando gordos que se veem magros e magros que se veem gordos, numa quase unanimidade de que todos se sentem ou se veem “distorcidos”. Engordamos quando somos gulosos. É pecado da gula que controla a relação do homem com a balança. Todo obeso declarou, um dia, guerra à balança. Para emagrecer é preciso fazer as pazes com a dita cuja, visando adequar-se às necessidades para as quais ela aponta.

FREIRE, D. S. Obesidade não pode ser pré-requisito. Disponível em: http//gnt.globo.com. Acesso em: 3 abr. 2012 (adaptado).

O texto apresenta um discurso de disciplinarização dos corpos, que tem como consequência

A)

a ampliação dos tratamentos médicos alternativos, reduzindo os gastos com remédios.

B)

a democratização do padrão de beleza, tornando-o acessível pelo esforço individual.

C)

o controle do consumo, impulsionando uma crise econômica na indústria de alimentos.

D)

a culpabilização individual, associando obesidade à fraqueza de caráter.

E)

o aumento da longevidade, resultando no crescimento populacional.

Como resolver?

Pergunta 24

Banco de preguntas

A interpretação e a correlação das figuras sobre a dinâmica demográfica brasileira demonstram um(a)

A)

menor proporção de fecundidade na área urbana.

B)

menor proporção de homens na área rural.

C)

aumento da proporção de fecundidade na área rural.

D)

queda da longevidade na área rural.

E)

queda do número de idosos na área urbana.

Como resolver?

Pergunta 25

Para Platão, o que havia de verdadeiro em Parmênides era que o objeto de conhecimento é um objeto de razão e não de sensação, e era preciso estabelecer uma relação entre objeto racional e objeto sensível ou material que privilegiasse o primeiro em detrimento do segundo. Lenta, mas irresistivelmente, a Doutrina das Ideias formava-se em sua mente.

ZINGANO, M. Platão e Aristóteles: o fascínio da filosofia. São Paulo: Odysseus, 2012 (adaptado).

O texto faz referência à relação entre razão e sensação, um aspecto essencial da Doutrina das Ideias de Platão (427 a.C.-346 a.C.). De acordo com o texto, como Platão se situa diante dessa relação?

A)

Estabelecendo um abismo intransponível entre as duas.

B)

Privilegiando os sentidos e subordinando o conhecimento a eles.

C)

Atendo-se à posição de Parmênides de que razão e sensação são inseparáveis.

D)

Afirmando que a razão é capaz de gerar conhecimento, mas a sensação não.

E)

Rejeitando a posição de Parmênides de que a sensação é superior à razão.

Como resolver?

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