Simulado ENEM

Cuestionario Simulado ENEM 2020 Digital Online e Gratuito | Treine para a Prova | Página 4

Creado por: juanbacan

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Pergunta 16

Banco de preguntas

No anúncio sobre a proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores, a linguagem formal interage com a linguagem informal quando o autor

A)

desrespeita a regência padrão para ampliar o alcance da publicidade.

B)

elabora um jogo de significados ao utilizar a palavra “legal”.

C)

apoia-se no emprego de gírias para se fazer entender.

D)

utiliza-se de metalinguagem ao jogar com as palavras “legal” e “lei”.

E)

esclarece que se trata de uma lei ao compará-la a uma proibição.

Como resolver?

Pergunta 17

Ponto morto
A minha primeira mulher
se divorciou do terceiro marido.
A minha segunda mulher
acabou casando com a melhor amiga dela.
A terceira (seria a quarta?)
detesta os filhos do meu primeiro casamento.
Estes, por sua vez, não suportam os filhos
do terceiro casamento da minha primeira mulher.
Confesso que guardo afeto pelas minhas ex-sogras.
Estava sozinho
quando um dos meus filhos acenou para mim no
meio do engarrafamento.
A memória demorou para engatar seu nome.
Por segundos, a vida parou em ponto morto.

MASSI, A. A vida errada. Rio de Janeiro: 7Letras, 2001.

No poema, a singularidade da situação representada é efeito da correlação entre

A)

a dissipação das identidades e a circulação de sujeitos anônimos.

B)

as relações familiares e a dinâmica da vida no espaço urbano.

C)

a constatação da incomunicabilidade e a solidão humana.

D)

o trânsito caótico e o impedimento à expressão afetiva.

E)

os lugares de parentesco e o estranhamento social

Como resolver?

Pergunta 18

Os cuidados com o corpo vão se tornando uma exigência na modernidade e implicam a convergência de uma série de elementos: as tecnologias, para tanto, vão se desenvolvendo de maneira acelerada; o mercado dos produtos e serviços voltados para o corpo vai se expandindo; a higiene que fundamentava esses cuidados vai sendo substituída pelos prazeres do “corpo”, implicação lógica do processo de secularização, no qual há a identificação da personalidade dos indivíduos com sua aparência. Por todas essas circunstâncias, o cuidado com o corpo transforma-se numa ditadura do corpo, um corpo que corresponda à expectativa desse tempo, um corpo que seja trabalhado arduamente e do qual os vestígios de naturalidade sejam eliminados.

SILVA, A. M. Corpo, ciência e mercado: reflexões acerca da gestação de um novo arquétipo da felicidade. Campinas:
Autores Associados; Florianópolis: UFSC, 2001.

O fenômeno social identificado, em relação à presença do corpo na sociedade, indica que

A)

as tecnologias, o mercado dos produtos e serviços e a higiene criaram uma ditadura do corpo.

B)

os cuidados com o corpo na modernidade reforçam a naturalidade da personalidade do indivíduo.

C)

a expansão das tecnologias de cuidado reduz o impacto desempenhado pelos padrões estéticos na construção da imagem corporal.

D)

o enfraquecimento atual dos padrões de beleza favorece o crescimento do mercado de produtos e serviços voltados aos cuidados estéticos.

E)

os padrões estéticos desempenham uma importante função social à medida que induzem à melhoria dos indicadores de saúde na população.

Como resolver?

Pergunta 19

Banco de preguntas

Essa é uma campanha de conscientização sobre os efeitos do álcool na direção. Pela leitura do texto, depreende-se que

A)

o álcool afeta os sentidos humanos, podendo provocar a morte de pessoas inocentes.

B)

a bicicleta é um veículo de difícil visibilidade para os motoristas alcoolizados.

C)

o recipiente da bebida pode ser usado como refletor da imagem da criança.

D)

a visão do motorista alcoolizado fica turva após a ingestão de bebida.

E)

a bebida alcóolica é proibida a menores de idade.

Como resolver?

Pergunta 20

Indústria cultural da felicidade

Tornou-se perigoso o emprego da palavra felicidade desde seu mau uso pela propaganda. Os que se negam a usá-la acreditam liberar os demais dos desvios das falsas necessidades, das bugigangas que se podem comprar em shoppings grã-finos ou em camelôs na beira da calçada, que, juntos, sustentam a indústria cultural da felicidade à qual foi reduzido o que, antes, era o ideal ético de uma vida justa. Infelicidade poderia ser o nome próprio desse novo estado da alma humana que se perdeu de si ao perder-se do sentido do que está a fazer. Desespero é um termo ainda mais agudo quando se trata da perda do sentido das ações pela perda da capacidade de reflexão sobre o que se faz. A felicidade publicitária está ao alcance dos dedos e não promete um depois. Resulta disso a massa de “desesperados” trafegando como zumbis nos shoppings e nas farmácias do país em busca de alento.

TIBURI, M. Disponível em: http://revistacult.uol.com.br. Acesso em: 12 nov. 2014 (adaptado).

Ao reprovar a ação da indústria da felicidade e um comportamento humano, o texto associa a

A)

ansiedade recorrente ao lançamento de novidades no mercado.

B)

visita frequente ao shopping à resolução de problemas cotidianos.

C)

atitude impensada ao atendimento de necessidades emergenciais.

D)

postura consumista à crença na promessa ilusória de anúncios publicitários.

E)

vantagem econômica à venda de produtos falsificados no mercado ambulante

Como resolver?

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