Simulado ENEM

Cuestionario Simulado ENEM 2020 Digital Online e Gratuito | Treine para a Prova | Página 12

Creado por: juanbacan

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Pergunta 56

Os sofistas inventam a educação em ambiente artificial, o que se tornará uma das características de nossa civilização. Eles são os profissionais do ensino, antes de tudo pedagogos, ainda que seja necessário reconhecer a notável originalidade de um Protágoras, de um Górgias ou de um Antifonte, por exemplo. Por um salário, eles ensinavam a seus alunos receitas que lhes permitiam persuadir os ouvintes, defender, com a mesma habilidade, o pró e o contra, conforme o entendimento de cada um.

HADOT, P. O que é a filosofia antiga? São Paulo: Loyola, 2010 (adaptado).

O texto apresenta uma característica dos sofistas, mestres da oratória que defendiam a(o)

A)

ideia do bem, demonstrado na mente com base na teoria da reminiscência.

B)

relativismo, evidenciado na convencionalidade das instituições políticas.

C)

ética, aprimorada pela educação de cada indivíduo com base na virtude.

D)

ciência, comprovada empiricamente por meio de conceitos universais.

E)

religião, revelada pelos mandamentos das leis divinas.

Como resolver?

Pergunta 57

Brasília é a primeira cidade moderna inscrita na lista do Patrimônio Mundial. O plano da cidade, idealizado por Lúcio Costa, segue os princípios básicos da Carta de Atenas, de 1933. Uma cidade estruturada em áreas, cada qual com uma função específica (área monumental, onde se concentram os prédios da administração, área residencial, área agrária e área de lazer), separadas por vastos espaços naturais que se comunicam pelo traçado das grandes vias.

SILVA, F. F. As cidades brasileiras e o Patrimônio Cultural da Humanidade. São Paulo: Peirópolis, 2003.

A cidade apresentada foi reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade porque

A)

mescla populações e sotaques ilustrativos da diversidade étnica brasileira.

B)

preserva princípios arquitetônicos e urbanísticos originados no Modernismo.

C)

sintetiza valores cívicos e políticos definidores do patriotismo político nacional.

D)

promove serviços turísticos e produtos artesanais representativos das tradições locais.

E)

protege acervos documentais e imagéticos reveladores da trajetória institucional do país.

Como resolver?

Pergunta 58

No protestantismo ascético, temos não apenas a clara noção da primazia da ética sobre o mundo, mas também a mitigação dos efeitos da dupla moral judaica (uma moral interna para os irmãos de crença e outra externa para os infiéis). O desafio aqui é o da ética, que quer deixar de ser um ideal eventual e ocasional (que exige dos virtuosos religiosos quase sempre uma “fuga do mundo”, como na prática monástica cristã medieval) para tornar-se efetivamente uma lei prática e cotidiana “dentro do mundo”.

SOUZA, J. A ética protestante e a ideologia do atraso brasileiro.
Revista Brasileira de Ciências Sociais, n. 38, out. 1998.

Retomando o pensamento de Max Weber, o texto apresenta a tensão entre positividade ético-religiosa e esferas mundanas de ação. Nessa perspectiva, a ética protestante é compreendida como

A)

vinculada ao abandono da felicidade terrena.

B)

contrária aos princípios econômicos liberais.

C)

promovedora da dimensão política da vida cotidiana.

D)

estimuladora da igualdade social como direito divino.

E)

adequada ao desenvolvimento do capitalismo moderno.

Como resolver?

Pergunta 59

Constantinopla, aquela cidade vasta e esplêndida, com toda a sua riqueza, sua ativa população de mercadores e artesãos, seus cortesãos em seus mantos civis e as grandes damas ricamente vestidas e adornadas, com seus séquitos de eunucos e escravos, despertaram nos cruzados um grande desdém, mesclado a um desconfortável sentimento de inferioridade.

RUNCIMAN, S. A Primeira Cruzada e a fundação do Reino de Jerusalém. Rio de Janeiro: Imago, 2003 (adaptado).

A reação dos europeus quando defrontados com essa cidade ocorreu em função das diferenças entre Oriente e Ocidente quanto aos(às)

A)

modos de organização e participação política.

B)

níveis de disciplina e poderio bélico do exército.

C)

representações e práticas de devoção politeístas.

D)

dinâmicas econômicas e culturais da vida urbana.

E)

formas de individualização e desenvolvimento pessoal

Como resolver?

Pergunta 60

As pessoas do Rio de Janeiro se fazem transportar em cadeirinhas bem douradas sustentadas por negros. Esta cadeira é seguida por um ou dois negros domésticos, trajados de librés mas com os pés nus. Se é uma mulher que se transporta, ela tem frequentemente quatro ou cinco negras indumentadas com asseio; elas vão enfeitadas com muitos colares e brincos de ouro. Outras são levadas em uma rede. Os que querem andar a pé são acompanhados por um negro, que leva uma sombrinha ou guarda-chuva, como se queira chamar.

LARA, S. H. Fragmentos setecentistas. São Paulo: Cia. das Letras, 2007 (adaptado).

Essas práticas, relatadas pelo capelão de um navio que ancorou na cidade do Rio de Janeiro em dezembro de 1748, simbolizavam o seguinte aspecto da sociedade colonial:

A)

A devoção de criados aos proprietários, como expressão da harmonia do elo patriarcal.

B)

A utilização de escravos bem-vestidos em atividades degradantes, como marca da hierarquia social.

C)

A mobilização de séquitos nos passeios, como evidência do medo da violência nos centros urbanos.

D)

A inserção de cativos na prestação de serviços pessoais, como fase de transição para o trabalho livre.

E)

A concessão de vestes opulentas aos agregados, como forma de amparo concedido pela elite senhorial.

Como resolver?

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