Simulado ENEM

Cuestionario Simulador Gratuito ENEM 2012 - Segunda Aplicação | Pratique Online | Página 5

Creado por: juanbacan

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Pergunta 21

Ao longo dos anos 1990, a luta pelas condições de circulação por parte das pessoas com necessidades especiais foi uma constante na sociedade. Tal mobilização ocasionou ações como o rebaixamento das calçadas, construção de rampas para acesso a pisos superiores, para possibilitar o acesso ao transporte coletivo, entre outras.

SOUZA, M. A. Movimentos sociais no Brasil contemporâneo: participação e possibilidades das práticas democráticas. Disponível em: http://ces.uc.pt. Acesso em: 30 abr. 2010.

As lutas pelo direito à acessibilidade, movidas, principalmente, a partir dos anos de 1990, visavam garantir a

A)

igualdade jurídica.

B)

inclusão social.

C)

participação política.

D)

distribuição de renda.

E)

liberdade de expressão.

Como resolver?

Pergunta 22

O homem natural é tudo para si mesmo; é a unidade numérica, o inteiro absoluto, que só se relaciona consigo mesmo ou com seu semelhante. O homem civil é apenas uma unidade fracionária que se liga ao denominador, e cujo valor está em sua relação com o todo, que é o corpo social. As boas instituições sociais são as que melhor sabem desnaturar o homem, retirar-lhe sua existência absoluta para dar-lhe uma relativa, e transferir o eu para a unidade comum, de sorte que cada particular não se julgue mais como tal, e sim como uma parte da unidade, e só seja percebido no todo.

ROUSSEAU, J. J. Emílio ou da Educação. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

A visão de Rousseau em relação à natureza humana, conforme expressa o texto, diz que

A)

o homem civil é formado a partir do desvio de sua própria natureza.

B)

as instituições sociais formam o homem de acordo com a sua essência natural.

C)

o homem civil é um todo no corpo social, pois as instituições sociais dependem dele

D)

o homem é forçado a sair da natureza para se tornar absoluto.

E)

as instituições sociais expressam a natureza humana, pois o homem é um ser político.

Como resolver?

Pergunta 23

Dos senhores dependem os lavradores que têm partidos arrendados em terras do mesmo engenho; e quanto os senhores são mais possantes e bem aparelhados de todo o necessário, afáveis e verdadeiros, tanto mais são procurados, ainda dos que não têm a cana cativa, ou por antiga obrigação, ou por preço que para isso receberam.

ANTONIL, J. A. Cultura e opulência do Brasil [1711]. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1967 (adaptado).

Segundo o texto, a produção açucareira no Brasil colonial era

A)

baseada no arrendamento de terras para a obtenção da cana a ser moída nos engenhos centrais.

B)

caracterizada pelo funcionamento da economia de livre mercado em relação à compra e venda de cana.

C)

dependente de insumos importados da Europa nas frotas que chegavam aos portos em busca do açúcar.

D)

marcada pela interdependência econômica entre os senhores de engenho e os lavradores de cana.

E)

sustentada no trabalho escravo desempenhado pelos lavradores de cana em terras arrendadas.

Como resolver?

Pergunta 24

Em teoria, as pessoas livres da Colônia foram enquadradas em uma hierarquia característica do Antigo Regime. A transferência desse modelo, de sociedade de privilégios, vigente em Portugal, teve pouco efeito prático no Brasil. Os títulos de nobreza eram ambicionados. Os fidalgos eram raros e muita gente comum tinha pretensões à nobreza.

FAUSTO, B. História do Brasil. São Paulo: Edusp; Fundação do Desenvolvimento da Educação, 1995 (adaptado).

Ao reelaborarem a lógica social vigente na metrópole, os sujeitos do mundo colonial construíram uma distinção que  ordenava a vida cotidiana a partir da

A)

concessão de títulos nobiliárquicos por parte da Igreja Católica.

B)

afirmação de diferenças fundadas na posse de terras e de escravos.

C)

imagem do Rei e de sua Corte como modelo a ser seguido.

D)

miscigenação associada a profissões de elevada qualificação.

E)

definição do trabalho como princípio ético da vida em sociedade.

Como resolver?

Pergunta 25

TEXTO I

Já existe, em nosso país, uma consciência nacional que vai introduzindo o elemento da dignidade humana em nossa legislação, e para qual a escravidão é uma verdadeira mancha. Essa consciência resulta da mistura de duas correntes diversas: o arrependimento dos descendentes de senhores e a afinidade de sofrimento dos herdeiros de escravos.

NABUCO, J. O abolicionismo. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 12 out. 2011 (adaptado).

TEXTO II

Joaquim Nabuco era bom de marketing. Como verdadeiro estrategista, soube trabalhar nos bastidores para impulsionar a campanha abolicionista, utilizando com maestria a imprensa de sua época. Criou repercussão internacional para a causa abolicionista, publicando em jornais estrangeiros lidos e respeitados pelas elites brasileiras. Com isso, a campanha ganhou vulto e a escravidão se tornou um constrangimento, uma vergonha nacional, caminhando assim para o seu fim.

COSTA e SILVA, P. Um abolicionista bom de marketing. Disponível em: www.revistadehistoria.com.br. Acesso em: 27 jan. 2012 (adaptado).

Segundo Joaquim Nabuco, a solução do problema escravista no Brasil ocorreria como resultado da:

A)

Evolução moral da sociedade.

B)

Vontade política do Imperador.

C)

Atuação isenta da Igreja Católica.

D)

Ineficácia econômica do trabalho escravo.

E)

Implantação nacional do movimento republicano.

Como resolver?

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