Simulado ENEM

Cuestionario Simulador ENEM Online Grátis 2025 – Ciências Humanas e suas Tecnologias: Filosofia | Página 4

Creado por: juanbacan

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Pergunta 16

No pensamento de Santo Agostinho, a questão do tempo é um profundo mistério filosófico. Em suas 'Confissões', ele se pergunta: 'Que é, pois, o tempo? Se ninguém mo pergunta, eu sei; se o quero explicar a quem mo pergunta, não o sei'. Sua análise o leva a concluir que o tempo não existe objetivamente no mundo exterior, mas é uma distensão da alma. O passado, o presente e o futuro correspondem a três faculdades da alma. São elas:

A)

Plano, Execução e Avaliação.

B)

Tese, Antítese e Síntese.

C)

Memória (para o passado), Atenção ou Intuição (para o presente) e Expectativa (para o futuro).

D)

Razão, Vontade e Sentimento.

Como resolver?

Pergunta 17

Aristóteles, em sua obra 'Política', classifica as formas de governo com base em dois critérios: quantos governam (um, poucos ou muitos) e se o governo visa o bem comum ou o interesse particular dos governantes. Um governo de 'muitos' que visa o bem comum é chamado por ele de:

A)

Tirania, a forma corrompida do governo de 'um', onde o tirano governa apenas para seu próprio benefício.

B)

Democracia, que ele considerava uma forma corrompida, onde os pobres governam em seu próprio interesse.

C)

Politeia ou República, a forma pura de governo de 'muitos', que mistura elementos da democracia e da oligarquia.

D)

Oligarquia, a forma corrompida do governo de 'poucos', onde os ricos governam para si.

Como resolver?

Pergunta 18

Aristóteles distingue entre 'justiça distributiva' e 'justiça corretiva'. A justiça corretiva (ou comutativa) lida com as relações entre indivíduos, sejam elas voluntárias (contratos) ou involuntárias (crimes). Seu objetivo é:

A)

Promover a amizade e a cooperação entre os cidadãos, que é a base para uma comunidade política saudável.

B)

Distribuir bens, honras e riquezas na comunidade de acordo com o mérito de cada um, seguindo uma proporção geométrica.

C)

Restaurar o equilíbrio ou a igualdade que foi quebrada por uma ação injusta, tratando as partes como iguais perante a lei e seguindo uma proporção aritmética.

D)

Adaptar a lei geral ao caso particular, buscando uma solução mais equitativa do que a aplicação estrita da lei.

Como resolver?

Pergunta 19

Uma das críticas centrais que Karl Marx faz à economia política clássica (como a de Adam Smith e David Ricardo) é que ela trata as categorias do capitalismo (mercadoria, dinheiro, capital) como se fossem fatos naturais e eternos. Marx, ao contrário, busca mostrar que essas categorias são históricas e sociais. O processo pelo qual os produtos do trabalho humano e as relações sociais assumem a aparência de coisas autônomas e com vida própria, que governam seus criadores, é chamado por Marx de:

A)

Alienação, o processo pelo qual o trabalhador se torna estranho ao produto de seu trabalho e a si mesmo.

B)

Luta de classes, o conflito entre exploradores e explorados.

C)

Mais-valia, a fonte do lucro capitalista, que é o valor do trabalho não pago ao trabalhador.

D)

Fetichismo da mercadoria, a atribuição de um poder místico às mercadorias, obscurecendo as relações sociais de produção que lhes dão valor.

Como resolver?

Pergunta 20

Na filosofia medieval, Avicena (Ibn Sina), um filósofo persa, desenvolveu um influente argumento para provar a existência da alma e sua distinção do corpo, conhecido como o argumento do 'Homem Voador'. Ele nos pede para imaginar um homem criado de repente no ar, com seus membros afastados para não se tocarem e com seus olhos vendados. Mesmo sem nenhuma percepção sensorial de seu corpo ou do mundo exterior, esse homem:

A)

não teria consciência de nada, provando que a alma depende dos sentidos para existir.

B)

entraria em pânico e desespero, mostrando que a alma precisa do corpo para se sentir segura.

C)

imediatamente começaria a raciocinar sobre a existência de Deus para encontrar um sentido para sua situação.

D)

teria certeza de sua própria existência como um 'eu' ou uma consciência, provando que a alma (ou o eu) é uma substância imaterial e independente do corpo.

Como resolver?

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