Simulado ENEM

Cuestionario Simulado ENEM 2020 Online e Gratuito | Questões para Praticar | Página 10

Creado por: juanbacan

Treine com o Simulado ENEM 2020 online e gratuito. Resolva questões no estilo oficial do Exame Nacional do Ensino Médio, estude como na prova real e aumente suas chances de aprovação e ingresso pelo SISU.
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Pergunta 46

Policarpo Quaresma, cidadão brasileiro, funcionário público, certo de que a língua portuguesa é emprestada ao Brasil; certo também de que, por esse fato, o falar e o escrever em geral, sobretudo no campo das letras, se veem na humilhante contingência de sofrer continuamente censuras ásperas dos proprietários da língua; sabendo, além, que, dentro do nosso país, os autores e os escritores, com especialidade os gramáticos, não se entendem no tocante à correção gramatical, vendo-se, diariamente, surgir azedas polêmicas entre os mais profundos estudiosos do nosso idioma — usando do direito que lhe confere a Constituição, vem pedir que o Congresso Nacional decrete o tupi-guarani como língua oficial e nacional do povo brasileiro.

BARRETO. L. Triste fim de Policarpo Quaresma. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 26 jun. 2012

Nessa petição da pitoresca personagem do romance de Lima Barreto, o uso da norma-padrão justifica-se pela

A)

situação social de enunciação representada.

B)

divergência teórica entre gramáticos e literatos.

C)

pouca representatividade das línguas indígenas.

D)

atitude irônica diante da língua dos colonizadores.

E)

tentativa de solicitação do documento demandado.

Como resolver?

Pergunta 47

Atualmente os jovens estão imersos numa sociedade permeada pela tecnologia. Nesse contexto, os jogos digitais são artefatos muito empregados. Videogames ativos ou exergames foram introduzidos como forma de permitir que o corpo controlasse tais jogos. Como resultado, passaram a ser vistos como uma ferramenta auxiliar na adoção de um estilo de vida menos sedentário, com efeitos positivos sobre a saúde. Tem-se defendido que os exergames podem contribuir para a prática regular de atividade física moderada, bem como promover a interação entre jogadores, reduzindo o sentimento de isolamento social. Por outro lado, argumenta-se que os exergames não podem substituir a experiência real das práticas corporais, pois não motivam a longo prazo a prática permanente de atividades físicas.

FINCO, M. D.: REATEGUI. E. B.; ZARO, M.A. Laboratório de exorgames: um espaço complementar para as aulas de educação física. Movimento. n. 3, 2015 (adaptado).

Pela sua interatividade, os exergames apresentam-se como possibilidade para estimular o(a)

A)

exercitação física, promovendo a saúde.

B)

vivência de exercícios físicos sistemáticos.

C)

envolvimento com atividades físicas ao longo da vida.

D)

jogo por meio de comandos fornecidos pelo videogame.

E)

disputa entre jogadores, contribuindo para o individualismo.

Como resolver?

Pergunta 48

Quando quis agilizar o processo de seleção de novos alunos, a tradicional faculdade britânica de medicina St. George usou um software para definir quem deveria ser entrevistado. Ao reproduzir a forma como os funcionários faziam essa escolha, o programa eliminou, de cara, 60 de 2.000 candidatos. Só por causa do sexo ou da origem racial, numa dedução baseada em sobrenome e local de nascimento. Um estudo sobre o caso foi publicado em 1988, mas, 25 anos depois, outra pesquisa apontou que esse tipo de discriminação segue firme.

O exemplo recente envolve o buscador do Google: ao digitar nomes comuns entre negros dos EUA, a chance de os anúncios automáticos oferecerem checagem de antecedentes criminais pode aumentar 25%. E pode piorar com a pergunta “detido?” logo após a palavra procurada.

Disponível em: https://tab.uol.com.br. Acesso em: 11 ago. 2017 (adaptado).

O texto permite o desnudamento da sociedade ao relacionar as tecnologias de informação e comunicação com o(a)

A)

agilidade dos softwares.

B)

passar dos anos.

C)

linguagem.

D)

preconceito.

E)

educação.

Como resolver?

Pergunta 49

Banco de preguntas

Nessa campanha publicitária, a imagem da família e o texto verbal unem-se para reforçar a ideia de que

A)

a família que adota é mais feliz.

B)

a adoção tardia é muito positiva.

C)

as famílias preferem adotar bebês.

D)

a adoção de adolescentes é mais simples.

E)

os filhos adotivos são companheiros dos pais.

Como resolver?

Pergunta 50

Viajo Curitiba das conferências positivistas, elas são onze em Curitiba, há treze no mundo inteiro; do tocador de realejo que não roda a manivela desde que o
macaquinho morreu; dos bravos soldados do fogo que passam chispando no carro vermelho atrás do incêndio que ninguém não viu, esta Curitiba e a do cachorroquente com chope duplo no Buraco do Tatu eu viajo.

Curitiba, aquela do Burro Brabo, um cidadão misterioso morreu nos braços da Rosicler, quem foi? quem não foi? foi o reizinho do Sião; da Ponte Preta da
estação, a única ponte da cidade, sem rio por baixo, esta Curitiba viajo.

Curitiba sem pinheiro ou céu azul, pelo que vosmecê é — província, cárcere, lar—, esta Curitiba, e não a outra para inglês ver, com amor eu viajo, viajo, viajo.

TREVISAN. D. Em busca de Curitiba perdida. Rio de Janeiro: Record. 1992.

A tematização de Curitiba é frequente na obra de Dalton Trevisan. No fragmento, a relação do narrador com o espaço urbano é caracterizada por um olhar

A)

destituido de afetividade, que ironiza os costumes e as tradições da sociedade curitibana.

B)

marcado pela negatividade, que busca desconstruir perspectivas habituais de representação da cidade.

C)

carregado de melancolia, que constata a falta de identidade cultural diante dos impactos da urbanização.

D)

embevecido pela simplicidade do cenário, indiferente à descrição de elementos de reconhecido valor histórico.

E)

distanciado dos elementos narrados, que recorre ao ponto de vista do viajante como expressão de estranhamento.

Como resolver?

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