Simulado ENEM

Cuestionario Simulado ENEM 2022 Online e Gratuito | Treine com Questões | Página 17

Creado por: juanbacan

Pratique com o Simulado ENEM 2022 online e gratuito. Resolva questões no estilo oficial do Exame Nacional do Ensino Médio, estude como na prova real e aumente seu desempenho para conquistar vaga no SISU.
Compartir

Você também pode:

Pergunta 81

Lá embaixo está o açude Itans, com seu formigueiro a cavar a terra. É mesmo impressionante o esforço daquele formigar de homens ao sol, lavados em suor, que não param em longas filas pacientes acompanhando centenas de burricos que sobem e descem, numa ciranda comovente e silenciosa, cada burrico com duas caixas de terra no lombo. É o labor organizado para a salvação da terra e do homem. Depois do semideserto que tanto nos acabrunhou o espírito por falta de chuvas, o esforço destes milhares de sertanejos, todos vestidos de brim mescla e calçando alpercatas, no combate consciente à esterilidade da natureza, com famílias alojadas em pequeninas casas de taipas e telha – embrião de futura cidade – impressionava-nos profundamente.

VALLE, F. M. História do Açude Itans, município de Caicó (RN). Brasília, 1994 (adaptado)

Na construção do empreendimento descrito, destaca-se a presença de

A)

engenheiros na execução de canais fluviais.

B)

coronéis na ampliação de antigas fazendas.

C)

operários na distribuição dos recursos hídricos.

D)

trabalhadores na formação de novos espaços.

E)

negociantes na organização de redes comerciais.

Como resolver?

Pergunta 82

Para os Impérios Coloniais, o problema das doenças que atingiam os escravos era algo com que cotidianamente deparavam os senhores. Em vista disso, uma série de obras dedicadas à administração de escravos foi publicada com vista a implementar uma moderna gestão da mão de obra escravista em convergência com O Iluminismo. Nesse contexto, o saber médico adquiria um papel extremamente relevante. Este era encarado como um instrumento fundamental ao desenvolvimento colonial, dada a percepção do impacto que as doenças tropicais causavam na população branca e nos povos escravizados.

ABREU, J. L. N. A Colônia enferma e a saúde dos povos: a medicina das “luzes” e as informações sobre as enfermidades da América portuguesa. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, n. 3, jul.-set. 2007 (adaptado).

De acordo com o texto, a importância da medicina se justifica no âmbito dos objetivos

A)

econômicos das elites.

B)

naturalistas dos viajantes.

C)

abolicionistas dos letrados.

D)

tradicionalistas dos nativos.

E)

emancipadores das metrópoles.

Como resolver?

Pergunta 83

Banco de preguntas

Disponível em: http://imguol.com. Acesso em: 30 mar. 2014 (adaptado).

Considerando-se que a distância entre o local onde os destroços do avião foram avistados e a cidade de Perth é de 2 cm, a escala aproximada dessa representação cartográfica é:

A)

1 : 12 500.

B)

1 : 125 000.

C)

1 : 1 250 000.

D)

1 : 12 500 000.

E)

1 : 125 000 000.

Como resolver?

Pergunta 84

Hoje sou um ser inanimado, mas já tive vida pulsante em seivas vegetais, ful um ser vivo; é bem verdade que do reino vegetal, mas isso não me tirou a percepção de vida vivida como tamborete. Guardo apreço pelos meus criadores, as mãos que me fizeram, me venderam, 6 pelas mulheres que me usaram para suas vendas e de tantas outras maneiras. Essas pessoas, sim, tiveram suas subjetividades, singularidades e pluralidades, que estão incorporadas a mim. É preciso considerar que a nossa história, de móveis de museus, está para além da mera vinculação aos estilos e à patrimonialização que recebemos como bem material vinculado ao patrimônio imaterial. A nossa história está ligada aos dons individuais das pessoas e suas práticas sociais. Alguns indivíduos consagravam-se por terem determinados requisitos, tais como o conhecimento de modelos clássicos ou destreza nos desenhos.

FREITAS, J. M.; OLIVEIRA, L. R. Memórias de um tamborete de baiana: as muitas vozes em um objeto de museu. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Blográfica, n. 14, maio-ago. 2020 (Adaptado).

Ao descrever-se como patrimônio museológico, o objeto abordado no texto associa a sua história às

A)

habilidades artísticas e culturais dos sujeitos.

B)

vocações religiosas e pedagógicas dos mestres.

C)

naturezas antropológica e etnográfica dos expositores.

D)

preservações arquitetônica e visual dos conservatórios.

E)

competências econômica e financeira dos comerciantes.

Como resolver?

Pergunta 85

Advento da Polis, nascimento da filosofia: entre as duas ordens de fenômenos, os vínculos são demasiado estreitos para que o pensamento racional não apareça, em suas origens, solidário das estruturas sociais e mentais próprias da cidade grega. Assim recolocada na história, a filosofia despoja-se desse caráter de revelação absoluta que às vezes lhe foi atribuído, saudando, na jovem ciência dos jônios, a razão intemporal que veio encarnar-se no Tempo. A escola de Mileto não viu nascer a Razão; ela construiu uma Razão, uma primeira forma de racionalidade. Essa razão grega não é a razão experimental da ciência contemporânea.

VERNANT, J. P. Origens do pensamento grego. Rio de Janeiro: Difel, 2002.

Os vínculos entre os fenômenos indicados no trecho foram fortalecidos pelo surgimento de uma categoria de pensadores, a saber:

A)

Os epicuristas, envolvidos com o ideal de vida feliz.

B)

Os estoicos, dedicados à superação dos infortúnios.

C)

Os sofistas, comprometidos com o ensino da retórica.

D)

Os peripatéticos, empenhados na dinâmica do ensino.

E)

Os poetas rapsodos, responsáveis pela narrativa do mito.

Como resolver?

Pratique com Simuladores

Teste seu conhecimento, resolva estes simuladores similares ao exame ICFES

Precisa de ajuda com um exercício?

Faça uma pergunta e entre todos desta comunidade a responderemos.