Simulado ENEM

Cuestionario Simulador Gratuito ENEM 2011 - Primeira Aplicação | Pratique Online | Página 9

Creado por: juanbacan

Prepare-se para o ENEM com nosso simulador gratuito da primeira aplicação de 2011. Treine com questões reais, avalie seu desempenho e aumente suas chances na prova que se aproxima. Acesse e pratique online agora!
Compartir

Você também pode:

Pergunta 41

A consolidação do regime democrático no Brasil contra os extremismos da esquerda e da direita exige ação enérgica e permanente no sentido do aprimoramento das instituições políticas e da realização de reformas corajosas no terreno econômico, financeiro e social.

 Mensagem programática da União Democrática Nacional (UDN) — 1957.

Os trabalhadores deverão exigir a constituição de um governo nacionalista e democrático, com participação dos trabalhadores para a realização das seguintes medidas: a) Reforma bancária progressista; b)Reforma agrária que extinga o latifúndio; c) Regulamentação da Lei de Remessas de Lucros.

Manifesto do Comando Geral dos Trabalhadores (CGT) — 1962. BONAVIDES, P; AMARAL, R. Textos políticos da história do Brasil. Brasília: Senado Federal, 2002.

Nos anos 1960 eram comuns as disputas pelo significado de termos usados no debate político, como democracia e reforma. Se, para os setores aglutinados em torno da UDN, as reformas deveriam assegurar o livre mercado, para aqueles organizados no CGT, elas deveriam resultar em

A)

fim da intervenção estatal na economia.

B)

crescimento do setor de bens de consumo.

C)

controle do desenvolvimento industrial.

D)

atração de investimentos estrangeiros.

E)

limitação da propriedade privada.

Como resolver?

Pergunta 42

Em meio às turbulências vividas na primeira metade dos anos 1960, tinha-se a impressão de que as tendências de esquerda estavam se fortalecendo na área cultural. O Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE) encenava peças de teatro que faziam agitação e propaganda em favor da luta pelas reformas de base e satirizavam o “imperialismo” e seus “aliados internos”.

KONDER, L. História das Ideias Socialistas no Brasil. São Paulo: Expressão Popular, 2003

No início da década de 1960, enquanto vários setores da esquerda brasileira consideravam que o CPC da UNE era uma importante forma de conscientização das classes trabalhadoras, os setores conservadores e de direita (políticos vinculados à União Democrática Nacional – UDN -, Igreja Católica, grandes empresários etc.) entendiam que esta organização

A)

constituía mais uma ameaça para a democracia brasileira, ao difundir a ideologia comunista.

B)

contribuía com a valorização da genuína cultura nacional, ao encenar peças de cunho popular

C)

realizava uma tarefa que deveria ser exclusiva do Estado, ao pretender educar o povo por meio da cultura.

D)

prestava um serviço importante à sociedade brasileira, ao incentivar a participação política dos mais pobres.

E)

diminuía a força dos operários urbanos, ao substituir os sindicatos como instituição de pressão política sobre o governo.

Como resolver?

Pergunta 43

Banco de preguntas
Charge capa da revista “O Malho”, de 1904. Disponível em: http://1.bp.blogspot.com. (Foto: Reprodução/Enem)

A imagem representa as manifestações nas ruas da cidade do Rio de Janeiro, na primeira década do século XX, que integraram a Revolta da Vacina. Considerando o contexto político-social da época, essa revolta revela

A)

a insatisfação da população com os benefícios de uma modernização urbana autoritária.

B)

a consciência da população pobre sobre a necessidade de vacinação para a erradicação das epidemias.

C)

a garantia do processo democrático instaurado com a República, através da defesa da liberdade de expressão da população.

D)

o planejamento do governo republicano na área de saúde, que abrangia a população em geral.

E)

o apoio ao governo republicano pela atitude de vacinar toda a população em vez de privilegiar a elite.

Como resolver?

Pergunta 44

Banco de preguntas

SILVA, E. S. O. Circuito espacial de produção e comercialização da produção familiar de tomate no município de São José de Ubá (RJ). In: RIBEIRO, M. A.; MARAFON, G. J. (orgs.).
A metrópole e o interior fluminense: simetrias e assimetrias geométricas.
Foto: Rio de Janeiro: Gramma, 2009 (adaptado).

O organograma apresenta os diversos atores que integram uma cadeia agroindustrial e a intensa relação entre os setores primário, secundário e terciário. Nesse sentido, a disposição dos atores na cadeia agroindustrial demonstra

A)

a autonomia do setor primário.

B)

a importância do setor financeiro.

C)

o distanciamento entre campo e cidade.

D)

a subordinação da indústria à agricultura.

E)

a horizontalidade das relações produtivas.

Como resolver?

Pergunta 45

As migrações transnacionais, intensificadas e generalizadas nas últimas décadas do século XX, expressam aspectos particularmente importantes da problemática racial, visto como dilema também mundial. Deslocam-se indivíduos, famílias e coletividades para lugares próximos e distantes, envolvendo mudanças mais ou menos drásticas nas condições de vida e trabalho, em padrões e valores socioculturais. Deslocam-se para sociedades semelhantes ou radicalmente distintas, algumas vezes compreendendo culturas ou mesmo civilizações totalmente diversas.

IANNI, O. A era do globalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.

A mobilidade populacional da segunda metade do século XX teve um papel importante na formação social e econômica de diversos estados nacionais. Uma razão para os movimentos migratórios nas últimas décadas e uma política migratória atual dos países desenvolvidos são

A)

a busca de oportunidades de trabalho e o aumento de barreiras contra a imigração.

B)

a necessidade de qualificação profissional e a abertura das fronteiras para os imigrantes.

C)

o desenvolvimento de projetos de pesquisa e o acautelamento dos bens dos imigrantes.

D)

a expansão da fronteira agrícola e a expulsão dos imigrantes qualificados.

E)

a fuga decorrente de conflitos políticos e o fortalecimento de políticas sociais.

Como resolver?

Pratique com Simuladores

Teste seu conhecimento, resolva estes simuladores similares ao exame ICFES

Precisa de ajuda com um exercício?

Faça uma pergunta e entre todos desta comunidade a responderemos.