Simulado ENEM

Cuestionario Simulador Gratuito ENEM 2011 - Primeira Aplicação | Pratique Online | Página 6

Creado por: juanbacan

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Pergunta 26

É difícil encontrar um texto sobre a Proclamação da República no Brasil que não cite a afirmação de Aristides Lobo, no Diário Popular de São Paulo, de que “o povo assistiu àquilo bestializado”. Essa versão foi relida pelos enaltecedores da Revolução de 1930, que não descuidaram da forma republicana, mas realçaram a exclusão social, o militarismo e o estrangeirismo da fórmula implantada em 1889. Isto porque o Brasil brasileiro teria nascido em 1930

MELLO, M. T. C. A república consentida: cultura democrática e científica no final do Império.
Rio de Janeiro: FGV, 2007 (adaptado).

O texto defende que a consolidação de uma determinada memória sobre a Proclamação da República no Brasil teve, na Revolução de 1930, um de seus momentos mais importantes. Os defensores da Revolução de 1930 procuraram construir uma visão negativa para os eventos de 1889, porque esta era uma maneira de

A)

valorizar as propostas políticas democráticas e liberais vitoriosas.

B)

resgatar simbolicamente as figuras políticas ligadas à Monarquia.

C)

criticar a política educacional adotada durante a República Velha.

D)

legitimar a ordem política inaugurada com a chegada desse grupo ao poder.

E)

destacar a ampla participação popular obtida no processo da Proclamação.

Como resolver?

Pergunta 27

Um volume imenso de pesquisas tem sido produzido para tentar avaliar os efeitos dos programas de televisão. A maioria desses estudos diz respeito às crianças — o que é bastante compreensível pela quantidade de tempo que elas passam em frente ao aparelho e pelas possíveis implicações desse comportamento para a socialização. Dois dos tópicos mais pesquisados são o impacto da televisão no âmbito do crime e da violência e a natureza das notícias exibidas na televisão.

GIDDENS, A. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005.

O texto indica que existe uma significativa produção científica sobre os impactos socioculturais da televisão na vida do ser humano. E as crianças, em particular, são as mais vulneráveis a essas influências, porque

A)

codificam informações transmitidas nos programas infantis por meio da observação.

B)

adquirem conhecimentos variados que incentivam o processo de interação social.

C)

interiorizam padrões de comportamento e papéis sociais com menor visão crítica.

D)

observam formas de convivência social baseadas na tolerância e no respeito.

E)

apreendem modelos de sociedade pautados na observância das leis.

Como resolver?

Pergunta 28

Subindo morros, margeando córregos ou penduradas em palafitas, as favelas fazem parte da paisagem de um terço dos municípios do país, abrigando mais de 10 milhões de pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

MARTINS, A. R. A favela como um espaço da cidade. Disponível em: http://www.revistaescola.abril.com.br. Acesso em: 31 jul. 2010.

A situação das favelas no país reporta a graves problemas de desordenamento territorial. Nesse sentido, uma característica comum a esses espaços tem sido

A)

o planejamento para a implantação de infraestruturas urbanas necessárias para atender as necessidades básicas dos moradores.

B)

a organização de associações de moradores interessadas na melhoria do espaço urbano e financiadas pelo poder público.

C)

a presença de ações referentes à educação ambiental com consequente preservação dos espaços naturais circundantes.

D)

a ocupação de áreas de risco suscetíveis a enchentes ou desmoronamentos com consequentes perdas materiais e humanas.

E)

o isolamento socioeconômico dos moradores ocupantes desses espaços com a resultante multiplicação de políticas que tentam reverter esse quadro.

Como resolver?

Pergunta 29

Banco de preguntas
Foto de Militão, São Paulo, 1879. ALENCASTRO, L. F. (org). História da vida privada no Brasil. Império: a corte e a modernidade nacional. São Paulo: Cia. das Letras, 1997. (Foto: Reprodução/Enem)

Que aspecto histórico da escravidão no Brasil do séc. XIX pode ser identificado a partir da análise do vestuário do casal retratado acima?

A)

O uso de trajes simples indica a rápida incorporação dos ex-escravos ao mundo do trabalho urbano.

B)

A presença de acessórios como chapéu e sombrinha aponta para a manutenção de elementos culturais de origem africana.

C)

O uso de sapatos é um importante elemento de diferenciação social entre negros libertos ou em melhores condições na ordem escravocrata.

D)

A utilização do paletó e do vestido demonstra a tentativa de assimilação de um estilo europeu como forma de distinção em relação aos brasileiros.

E)

A adoção de roupas próprias para o trabalho doméstico tinha como finalidade demarcar as fronteiras da exclusão social naquele contexto.

Como resolver?

Pergunta 30

Os três tipos de poder representam três diversos tipos de motivações: no poder tradicional, o motivo da obediência é a crença na sacralidade da pessoa do soberano; no poder racional, o motivo da obediência deriva da crença na racionalidade do comportamento conforme a lei; no poder carismático, deriva da crença nos dotes extraordinários do chefe.

BOBBIO, N. Estado, Governo, Sociedade: para uma teoria geral da política.
São Paulo: Paz e Terra, 1999 (adaptado).

Os três tipos de poder representam três diversos tipos de motivações: no poder tradicional, o motivo da obediência

A)

República Federalista Norte-Americana.

B)

República Fascista Italiana no século XX.

C)

Monarquia Teocrática do Egito Antigo.

D)

Monarquia Absoluta Francesa no século XVII.

E)

Monarquia Constitucional Brasileira no século XIX.

Como resolver?

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