Simulado ENEM

Cuestionario Simulador Gratuito ENEM 2015 - Primeira Aplicação | Pratique Online | Página 4

Creado por: juanbacan

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Pergunta 16

Todo o poder criativo da mente se reduz a nada mais do que a faculdade de compor, transpor, aumentar ou diminuir os materiais que nos fornecem os sentidos e a experiência. Quando pensamos em uma montanha de ouro, não fazemos mais do que juntar duas ideias consistentes, ouro e montanha, que já conhecíamos. Podemos conceber um cavalo virtuoso, porque somos capazes de conceber a virtude a partir de nossos próprios sentimento, e podemos unir a isso a figura e a forma de um cavalo, animal que nos é familiar.

HUME, D. Investigação sobre o entendimento humano. São Paulo: Abril Cultural, 1995.

Hume estabelece um vínculo entre pensamento e impressão ao considerar que

A)

os conteúdos das ideias no intelecto têm origem na sensação.

B)

o espírito é capaz de classificar os dados da percepção sensível.

C)

as ideias fracas resultam de experiências sensoriais determinadas pelo acaso.

D)

os sentimentos ordenam como os pensamentos devem ser processados na memória.

E)

as ideias têm como fonte específica o sentimento cujos dados são colhidos na empiria.

Como resolver?

Pergunta 17

Ora, em todas as coisas ordenadas a algum fim, é preciso haver algum dirigente, pelo qual se atinja diretamente o devido fim. Com efeito, um navio, que se move para diversos lados pelo impulso dos ventos contrários, não chegaria ao fim de destino, se por indústria do piloto não fosse dirigido ao porto; ora, tem o homem um fim, para o qual se ordenam toda a sua vida e ação. Acontece, porém, agirem os homens de modos diversos em vista do fim, o que a própria diversidade dos esforços e ações humanas comprova. Portanto, precisa o homem de um dirigente para o fim.

AQUINO, T. Do reino ou do governo dos homens: ao rei do Chipre. Escritos políticos de São Tomás de Aquino. Petrópolis: Vozes, 1995 (adaptado).

No trecho citado, Tomás de Aquino justifica a monarquia como o regime de governo capaz de

A)

refrear os movimentos religiosos contestatórios.

B)

promover a atuação da sociedade civil na vida política.

C)

unir a sociedade tendo em vista a realização do bem comum.

D)

reformar a religião por meio do retorno à tradição helenística.

E)

dissociar a relação política entre os poderes temporal e espiritual.

Como resolver?

Pergunta 18

A Justiça Eleitoral foi criada em 1932, como parte de uma ampla reforma no processo eleitoral incentivada pela Revolução de 1930. Sua criação foi um grande avanço institucional, garantindo que as eleições tivessem o aval de um órgão teoricamente imune à influência dos mandatários.

TAYLOR, M. Justiça Eleitoral. In: AVRITZER, L.; ANASTASIA, F. Reforma política no Brasil. Belo Horizonte: UFMG, 2006 (adaptado).

Em relação ao regime democrático no país, a instituição analisada teve o seguinte papel:

A)

Implementou o voto direto para presidente.

B)

Combateu as fraudes sistemáticas nas apurações.

C)

Alterou as regras para as candidaturas na ditadura.

D)

Impulsionou as denúncias de corrupção administrativa.

E)

Expandiu a participação com o fim do critério censitário.

Como resolver?

Pergunta 19

Banco de preguntas

ZIRALDO. 20 anos de prontidão. In: LEMOS, R. (Org.). Uma história do Brasil através da caricatura (1840-2001). Rio de Janeiro: Letras & Expressões, 2001.

No período de 1964 a 1985, a estratégia do Regime Militar abordada na charge foi caracterizada pela

A)

priorização da segurança nacional.

B)

captação de financiamentos estrangeiros.

C)

execução de cortes nos gastos públicos.

D)

nacionalização de empresas multinacionais.

E)

promoção de políticas de distribuição de renda.

Como resolver?

Pergunta 20

Bandeira do Brasil, és hoje a única. Hasteada a esta hora em todo o território nacional, única e só, não há lugar no coração do Brasil para outras flâmulas, outras bandeiras, outros símbolos. Os brasileiros se reuniram em torno do Brasil e decretaram desta vez com determinação de não consentir que a discórdia volte novamente a dividi-lo!

Discurso do Ministro da Justiça Francisco Campos na cerimônia da festa da bandeira, em novembro de 1937. Apud OLIVEN, G. R. A parte e o todo: a diversidade cultural do Brasil Nação. Petrópolis: Vozes, 1992.

O discurso proferido em uma celebração em que as bandeiras estaduais eram queimadas diante da bandeira nacional revela o pacto nacional proposto pelo Estado Novo, que se associa à

A)

supressão das diferenças socioeconomicas entre as regiões do Brasil, priorizando as regiões estaduais carentes.

B)

orientação do regime quanto ao reforço do federalismo, espelhando-se na experiência política norte-americana.

C)

adoção de práticas políticas autoritárias, considerando a contenção dos interesses regionais dispersivos.

D)

propagação de uma cultura política avessa aos ritos cívicos, cultivados pela cultura regional brasileira.

E)

defesa da unidade do território nacional, ameaçado por movimentos separatistas contrários à política varguista.

Como resolver?

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