Simulado ENEM

Cuestionario Simulador Gratuito ENEM 2015 - Primeira Aplicação | Pratique Online | Página 2

Creado por: juanbacan

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Pergunta 6

A língua de que usam, por toda a costa, carece de três letras; convém a saber, não se acha nela F, nem L, nem R, coisa digna de espanto, porque assim não têm Fé, nem Lei, nem Rei, e dessa maneira vivem desordenadamente, sem terem além disto conta, nem peso, nem medida.

GÂNGAVO, P M. A primeira história do Brasil: história da província de Santa Cruz a que vulgarmente chamamos Brasil. Rio de Janeiro: Zahar, 2004 (adaptado)

A observação do cronista português Pero de Magalhães de Gândavo, em 1576, sobre a ausência das letras F, L e R na língua mencionada, demonstra a

A)

simplicidade da organização social das tribos brasileiras.

B)

dominação portuguesa imposta aos índios no início da colonização.

C)

superioridade da sociedade europeia em relação à sociedade indígena.

D)

incompreensão dos valores socioculturais indígenas pelos portugueses.

E)

dificuldade experimentada pelos portugueses no aprendizado da língua nativa.

Como resolver?

Pergunta 7

O principal articulador do atual modelo econômico chinês argumenta que o mercado é só um instrumento econômico, que se emprega de forma indistinta tanto no capitalismo como no socialismo. Porém os próprios chineses já estão sentindo, na sua sociedade, o seu real significado: o mercado não é algo neutro, ou um instrumental técnico que possibilita à sociedade utilizá-lo para a construção e edificação do socialismo. Ele é, ao contrário do que diz o articulador, um instrumento do capitalismo e é inerente à sua estrutura como modo de produção. A sua utilização está levando a uma polarização da sociedade chinesa.

OLIVEIRA, A. A Revolução Chinesa. Caros Amigos, 31 jan. 2011 (adaptado).

No texto, as reformas econômicas ocorridas na China são colocadas como antagônicas à construção de um país socialista. Nesse contexto, a característica fundamental do socialismo, à qual o modelo econômico chinês atual se contrapõe é a

A)

desestatização da economia.

B)

instauração de um partido único.

C)

manutenção da livre concorrência.

D)

formação de sindicatos trabalhistas.

E)

extinção gradual das classes sociais.

Como resolver?

Pergunta 8

Até o fim de 2007, quase 2 milhões de pessoas perderam suas casas e outros 4 milhões corriam o risco de ser despejadas. Os valores das casas despencaram em quase todos os EUA e muitas famílias acabaram devendo mais por suas casas do que o próprio valor do imóvel. Isso desencadeou uma espiral de execuções hipotecárias que diminuiu ainda mais os valores das casas. Em Cleveland, foi como se um “Katrina financeiro” atingisse a cidade. Casas abandonadas, com tábuas em janelas e portas, dominaram a paisagem nos bairros pobres, principalmente negros. Na Califórnia, também se enfileiraram casas abandonadas.

HARVEY, D. O enigma do capital. São Paulo: Boitempo, 2011.

Inicialmente restrita, a crise descrita no texto atingiu proporções globais, devido ao(à)

A)

superprodução de bens de consumo.

B)

colapso industrial de países asiáticos.

C)

interdependência do sistema econômico.

D)

isolamento político dos países desenvolvidos.

E)

austeridade fiscal dos países em desenvolvimento.

Como resolver?

Pergunta 9

Voz do sangue

Palpitam-me
os sons do batuque
e os ritmos melancólicos do blue.

Ó negro esfarrapado
do Harlem
ó dançarino de Chicago
ó negro servidor do South

Ó negro da África
negros de todo o mundo

Eu junto
ao vosso magnifico canto
a minha pobre voz
os meus humildes ritmos.

Eu vos acompanho
pelas emaranhadas Áfricas
do nosso Rumo.

Eu vos sinto
negros de todo o mundo
eu vivo a nossa história
meus irmãos.

Disponível em: www.agostinhoneto.org. Acesso em: 30 jun. 2015.

Nesse poema, o líder angolano Agostinho Neto, na década de 1940, evoca o pan-africanismo com o objetivo de

A)

incitar a luta por políticas de ações afirmativas na América e na África.

B)

reconhecer as desigualdades sociais entre os negros de Angola e dos Estados Unidos.

C)

descrever o quadro de pobreza após os processos de independência no continente africano.

D)

solicitar o engajamento dos negros estadunidenses na luta armada pela independência em Angola.

E)

conclamar as populações negras de diferentes países a apoiar as lutas por igualdade e independência.

Como resolver?

Pergunta 10

Iniciou-se em 1903 a introdução de obras de arte com representações de bandeirantes no acervo do Museu Paulista, mediante a aquisição de uma tela que homenageava o sertanista que comandara a destruição do Quilombo de Palmares. Essa aquisição, viabilizada por verba estadual, foi simultânea à emergência de uma interpretação histórica que apontava o fenômeno do sertanismo paulista como o elo decisivo entre a trajetória territorial do Brasil e de São Paulo, concepção essa que se consolidaria entre os historiadores ligados ao Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo ao longo das três primeiras décadas do século XX.

MARINS, P. c. G. Nas matas com pose de reis: a representação de bandeirantes e a tradição da retratística monárquica européia. Revista do LEB, n. 44, tev. 2007.

A prática governamental descrita no texto, com a escolha dos temas das obras, tinha como propósito a construção de uma memória que

A)

afirmava a centralidade de um estado na política do país.

B)

resgatava a importância da resistência escrava na história brasileira.

C)

evidenciava a importância da produção artística no contexto regional.

D)

valorizava a saga histórica do povo na afirmação de uma memória social.

E)

destacava a presença do indígena no desbravamento do território colonial.

Como resolver?

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