Simulado ENEM

Cuestionario Simulador ENEM Online Gratuito 2025 – Ciências Humanas e suas Tecnologias: História | Página 7

Creado por: juanbacan

Estude com o simulador gratuito do ENEM 2025 na área de Ciências Humanas e suas Tecnologias – História. Resolva questões online, pratique conteúdos importantes e prepare-se melhor para o exame e para o SISU.
Compartir

Você também pode:

Pergunta 31

Durante as revoltas do Período Regencial, a Guarda Nacional, comandada pelos 'coronéis' (grandes fazendeiros), geralmente atuava:

A)

ao lado das revoltas populares, buscando derrubar o governo central e estabelecer uma república federalista.

B)

de forma neutra, apenas observando os conflitos entre os rebeldes e as tropas do Exército.

C)

como uma força de mediação, tentando negociar acordos de paz entre os revoltosos e as autoridades regenciais.

D)

na repressão aos movimentos populares, defendendo a ordem social e os interesses da elite agrária local e do governo central.

Como resolver?

Pergunta 32

A Guarda Nacional, criada em 1831 durante o Período Regencial, foi uma instituição de grande poder local. Sua principal função no arranjo político e social da época era:

A)

promover a educação cívica e militar da população pobre, preparando-a para o serviço militar obrigatório.

B)

atuar como uma força militar profissional para defender as fronteiras do país contra invasões estrangeiras.

C)

garantir a ordem interna e reprimir revoltas populares, servindo como um instrumento de poder para as elites agrárias locais (os coronéis).

D)

substituir o Exército e a Marinha, que foram dissolvidos após a abdicação de D. Pedro I por serem considerados pouco confiáveis.

Como resolver?

Pergunta 33

O Ato Adicional de 1834 é considerado uma das mais importantes reformas do Período Regencial. Ele representou uma concessão ao 'avanço liberal' por meio da:

A)

implementação do voto universal masculino, permitindo que todos os homens livres participassem das eleições.

B)

extinção definitiva do Poder Moderador e instauração de um sistema republicano parlamentarista.

C)

criação das Assembleias Legislativas Provinciais, concedendo maior autonomia política e administrativa às províncias.

D)

proibição da importação de escravos africanos, atendendo às pressões da Inglaterra e dos abolicionistas.

Como resolver?

Pergunta 34

A produção artística da Missão Artística Francesa, que chegou ao Brasil em 1816, liderada por Joachim Lebreton, introduziu no país um novo padrão estético, o:

A)

Surrealismo, que buscava expressar o inconsciente e os sonhos através de imagens fantásticas e desconexas.

B)

Neoclassicismo, inspirado na arte da antiguidade clássica greco-romana, com ênfase no equilíbrio, na harmonia e em temas grandiosos e cívicos.

C)

Cubismo, com a representação geométrica das formas e a valorização de múltiplas perspectivas simultâneas.

D)

Barroco, com suas formas complexas e temas religiosos, que se tornou o estilo oficial do Império.

Como resolver?

Pergunta 35

O sistema escravista no Brasil Império não era isento de formas de resistência. Além das grandes revoltas e da formação de quilombos, uma forma cotidiana e bastante comum de resistência escrava era:

A)

a negociação por melhores condições de trabalho, a sabotagem de ferramentas e a diminuição deliberada do ritmo da produção.

B)

a organização de partidos políticos clandestinos para lutar por seus direitos no parlamento.

C)

a escrita de petições formais ao Imperador, solicitando a intervenção do Poder Moderador para a concessão de alforrias.

D)

a compra de ações em bancos e ferrovias para competir economicamente com seus senhores.

Como resolver?

Pratique com Simuladores

Teste seu conhecimento, resolva estes simuladores similares ao exame ICFES

Precisa de ajuda com um exercício?

Faça uma pergunta e entre todos desta comunidade a responderemos.