Simulado ENEM

Cuestionario Simulado ENEM 2021 Online e Gratuito | Estude com Questões Reais | Página 4

Creado por: juanbacan

Treine com o Simulado ENEM 2021 online e gratuito. Resolva questões no formato oficial do Exame Nacional do Ensino Médio, estude de forma prática e aumente suas chances de aprovação no ENEM e ingresso pelo SISU.
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Pergunta 16

Sinhá

Se a dona se banhou
Eu não estava lá
Por Deus Nosso Senhor
Eu não olhei Sinhá
Estava lá na roça
Sou de olhar ninguém
Não tenho mais cobiça
Nem enxergo bem

Para que me pôr no tronco
Para que me aleijar
Eu juro a vosmecê
Que nunca vi Sinhá
[…]
Por que talhar meu corpo
Eu não olhei Sinhá
Para que que vosmincê
Meus olhos vai furar
Eu choro em iorubá
Mas oro por Jesus
Para que que vassuncê
Me tira a luz.

CHICO BUARQUE; JOÃO BOSCO. Chico. Rio de Janeiro: Biscoito Fino, 2011 (fragmento).

No fragmento da letra da canção, o vocabulário empregado e a situação retratada são relevantes para o patrimônio linguístico e identitário do país, na medida em que

A)

remetem à violência física e simbólica contra os povos escravizados.

B)

valorizam as influências da cultura africana sobre a música nacional.

C)

relativizam o sincretismo constitutivo das práticas religiosas brasileiras.

D)

narram os infortúnios da relação amorosa entre membros de classes sociais diferentes.

E)

problematizam as diferentes visões de mundo na sociedade durante o período colonial.

Como resolver?

Pergunta 17

Banco de preguntas

Disponível em: www.deskgram.org. Acesso em: 12 dez. 2018 (adaptado).

A associação entre o texto verbal e as imagens da garrafa e do cão configura recurso expressivo que busca

A)

a estimular denúncias de maus-tratos contra animais.

B)

desvincular o conceito de descarte da ideia de negligência.

C)

incentivar campanhas de adoção de animais em situação de rua.

D)

sensibilizar o público em relação ao abandono de animais domésticos.

E)

alertar a população sobre as sanções legais acerca de uma prática criminosa.

Como resolver?

Pergunta 18

Banco de preguntas

HENFIL. Disponível em: https://medium.com. Acesso em: 29 out. 2018 (adaptado).

Nessa tirinha, produzida na década de 1970, os recursos verbais e não verbais sinalizam a finalidade de

A)

reforçar a luta por direitos civis.

B)

explicitar a autonomia feminina.

C)

ironizar as condições de igualdade.

D)

estimular a abdicação da vida social.

E)

criticar as obrigações de maternidade.

Como resolver?

Pergunta 19

A crise dos refugiados imortalizada para sempre no fundo do mar

Banco de preguntas

TAYLOR, J. C. A balsa de Lampedusa. Instalação. Museu Atlântico, Lanzarote, Canárias, 2016 (detalhe)

A balsa de Lampedusa, nome da obra do artista britânicos Jason de Caires Taylor, é uma das instalações criadas por ele para compor o acervo do primeiro museu submarino da Europa, o Museu Atlântico, localizado em Lanzarote, uma das ilhas do arquipélago das Canárias.

Lampedusa é o nome da ilha italiana onde a grande maioria dos refugiados que saem da África ou de países como Síria, Líbano e Iraque tenta chegar para conseguir asilo no continente europeu.

As esculturas do Museu Atlântico icam a 14 metros de profundidade nas águas cristalinas de Lanzarote.

Na balsa, estão dez pessoas. Todas têm no rosto a expressão do abandono. Entre elas, há algumas crianças. Uma delas, uma menina debruçada sobre a beira do bote, olha sem esperança o horizonte. A imagem é tão forte que dispensa qualquer palavra. Exatamente o papel da arte.

Disponível em: http://conexaoplaneta.com.br. Acesso em: 22 jun. 2019 (adaptado).

Além de apresentar ao público a obra A balsa de Lampedusa, essa reportagem cumpre, paralelamente, a função de chamar a atenção para

A)

a ilha de Lanzarote, localizada no arquipélago das Canárias, com vocação para o turismo.

B)

as muitas vidas perdidas nas travessias marítimas em embarcações precárias ao longo dos séculos.

C)

a inovação relativa à construção de um museu no fundo do mar, que só pode ser visitado por mergulhadores.

D)

a construção do museu submarino como um memorial para as centenas de imigrantes mortos nas travessias pelo mar.

E)

a arte como perpetuadora de episódios marcantes da humanidade de que têm de ser relembrados para que não tomem a acontecer.

Como resolver?

Pergunta 20

TEXTO I

Correu à sala dos retratos, abriu o piano, sentou-se e espalmou as mãos no teclado. Começou a tocar alguma coisa própria, uma inspiração real e pronta, uma polca, uma polca buliçosa, como dizem os anúncios. Nenhuma repulsa da parte do compositor; os dedos iam arrancando as notas, ligando-as, meneando-as; dir-se-ia que a musa compunha e bailava a um tempo. […….] Compunha só, teclando ou escrevendo, sem os vãos esforços da véspera, sem exasperação, sem nada pedir ao céu, sem interrogar os olhos de Mozart. Nenhum tédio. Vida, graça, novidade, escorriam-lhe da alma como de uma fonte perene.

ASSIS, M. Um homem célebre. Disponivel em: www.biblio.com.br.
Acesso em: 2 jun. 2019.

TEXTO II

Um homem célebre expõe o suplicio do músico popular que busca atingir a sublimidade da obra-prima clássica, e com ela a galeria dos imortais, mas que é traído por uma disposição interior incontrolável que o empurra implacavelmente na direção oposta. Pestana, célebre nos saraus, salões, bailes e ruas do Rio de Janeiro por suas composições irresistivelmente dançantes, esconde-se dos rumores à sua volta num quarto povoado de ícones da grande música europeia, mergulha nas sonatas do classicismo vienense, prepara-se para o supremo salto criativo e, quando dá por si, é o autor de mais uma inelutável e saltitante polca.

WISNIK, J. M. Machado maxixe: o caso Pestana. Teresa: revista de literatura brasileira,
2004 (adaptado).

O conto de Machado de Assis faz uma referência velada a maxixe, gênero musical inicialmente associado à escravidão e à mestiçagem. No Texto II, o conflito do personagem em compor obras do gênero é representativo da

A)

pouca complexidade musical das composições ajustadas ao gosto do grande público.

B)

prevalência de referências musicais africanas no imaginário da população brasileira.

C)

incipiente atribuição de prestígio social a músicas instrumentais feitas para a dança.

D)

tensa relação entre o erudito e o popular na constituição da música brasileira.

E)

importância atribuída à música clássica a sociedade brasileira do século XIX.

Como resolver?

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