Preguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias | Simulado ENEM 2025 | Página 299

Nesta seção você encontrará milhares de perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, como resolver cada uma das perguntas e a resposta correta.

se não o fizer, terá a opção de ver a solução ou escolher outra resposta.

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Pergunta 1491

O acesso à educação profissional e tecnológica pode mudar a vida de milhões de jovens em todo o país: há uma nova lei do estágio. Com a nova lei, o governo federal define o estágio profissional como ato educativo e determina medidas para que esta atividade contribua para familiarizar o futuro profissional com o mundo do trabalho. Entre as medidas estabelecidas, estão: a obrigatoriedade da supervisão por parte do professor da instituição de origem do estudante com o auxílio de um profissional no local de trabalho, a definição de jornada máxima de trabalho de quatro a seis horas.

Carta na Escola. Nº 32, dez. 2008/jan. 2009 (adaptado)

Ao listar as mudanças ocorridas na legislação referente ao estágio, o autor do texto tem como objetivo

A)  

familiarizar milhões de jovens estudantes com o seu futuro profissional.

B)  

mostrar que as políticas públicas favorecem os trabalhadores da educação.

C)  

incentivar a obrigatoriedade da supervisão por parte do professor.

D)  

familiarizar o leitor com as instituições que definem o ensino profissionalizante.

E)  

apresentar as novas normas que definem o estágio profissional para estudantes.

Como resolver?

Pergunta 1492

Morte e vida Severina

Somos muitos Severinos
iguais em tudo na vida:
na mesma cabeça grande
que a custo é que se equilibra,
no mesmo ventre crescido
sobre as mesmas pernas finas,
e iguais também porque o sangue
que usamos tem pouca tinta.
E se somos Severinos
iguais em tudo na vida,
morremos de morte igual,
mesma morte Severina:
que é a morte de que se morre
de velhice antes dos trinta
de emboscada antes dos vinte,
de fome um pouco por dia.

MELO NETO, J. C. Obra completa. Rio Janeiro: Nova Aguilar, 1994 (fragmento).

Nesse fragmento, parte de um auto de Natal, o poeta retrata uma situação marcada pela

A)  

presença da morte, que universaliza os sofrimentos dos nordestinos.

B)  

figura do homem agreste, que encara ternamente sua condição de pobreza.

C)  

descrição sentimentalista de Severino, que divaga sobre questões existenciais.

D)  

miséria, à qual muitos nordestinos estão expostos, simbolizada na figura de Severino.

E)  

opressão socioeconômica a que todo ser humano se encontra submetido.

Como resolver?

Pergunta 1493

Gravuras e pinturas são duas modalidades da prática gráfica rupestre, feitas com recursos técnicos diferentes. Existem vastas áreas nas quais há dominância de uma ou outra técnica no Brasil, o que não impede que ambas coexistam no mesmo espaço. Mas em todas as regiões há mãos, pés, antropomorfos e zoomorfos. Os grafismos realizados em blocos ou paredes foram gravados por meio de diversos recursos: picoteamento, entalhes e raspados.

DANTAS, M. Antes: história da pré-história. Brasília: CCBB, 2006.

Nas figuras que representam a arte da pré-história brasileira e estão localizadas no sítio arqueológico da Serra da Capivara, estado do Piauí, e, com base no texto, identificam-se

A)  

imagens do cotidiano que sugerem caçadas, danças, manifestações rituais.

B)  

cenas nas quais prevalece o grafismo entalhado em superfícies previamente polidas.

C)  

aspectos recentes, cujo procedimento de datação indica o recuo das cronologias da prática pré-histórica.

D)  

situações ilusórias na reconstituição da pré-história, pois se localizam em ambientes degradados.

E)  

grafismos rupestres que comprovam que foram realizados por pessoas com sensibilidade estética.

Como resolver?

Pergunta 1494

Ele se aproximou e com a voz cantante de nordestino que a emocionou, perguntou-lhe:
― E se me desculpe, senhorinha, posso convidar a passear?
― Sim, respondeu atabalhoadamente com pressa, antes que ele mudasse de ideia.
― E se me permite, qual é mesmo a sua graça?
― Macabea.
― Maca ― o quê?
― Bea, foi ela obrigada a completar.
― Me desculpe mas até parece doença, doença de pele.
― Eu também acho esquisito mas minha mãe botou ele por promessa a Nossa Senhora da Boa Morte se eu vingasse, até um ano de idade eu não era chamada porque não tinha nome, eu preferia continuar a nunca ser chamada em vez de ter um nome que ninguém tem mas parece que deu certo — parou um instante retomando o fôlego perdido e acrescentou desanimada e com pudor
― pois como o senhor vê eu vinguei… pois é…
[…]
Numa das vezes em que se encontraram ela afinal perguntou-lhe o nome.
― Olímpico de Jesus Moreira Chaves ― mentiu ele porque tinha como sobrenome apenas o de Jesus, sobrenome dos que não têm pai. […]
― Eu não entendo o seu nome ― disse ela. ― Olímpico?
Macabea fingia enorme curiosidade escondendo dele que ela nunca entendia tudo muito bem e que isso era assim mesmo. Mas ele, galinho de briga que era, arrepiou-se todo com a pergunta tola e que ele não sabia responder. Disse aborrecido:
― Eu sei mas não quero dizer!
― Não faz mal, não faz mal, não faz mal… a gente não precisa entender o nome.

LISPECTOR, C. A hora da estrela. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1978 (fragmento).

Na passagem transcrita, a caracterização das personagens e o diálogo que elas estabelecem revelam alguns aspectos centrais da obra, entre os quais se destaca a

A)  

ênfase metalinguística nas falas dos personagens, conscientes de sua limitação linguística e discursiva.

B)  

relação afetiva dos personagens, por meio da qual tentam superar as dificuldades de comunicação.

C)  

expressividade poética dos personagens, que procuram compreender a origem de seus nomes.

D)  

privação da palavra, que denota um dos fatores da exclusão social vivida pelos personagens.

E)  

consciência dos personagens de que o fingimento é uma estratégia argumentativa de persuasão.

Como resolver?

Pergunta 1495

Vicente do Rego Monteiro foi um dos pintores, cujas telas foram expostas durante a Semana de Arte Moderna. Tal como Michelangelo, ele se inspirou em temas bíblicos, porém com um estilo peculiar. Considerando-se as obras apresentadas, o artista brasileiro

A)  

estava preocupado em retratar detalhes da cena.

B)  

demonstrou irreverência ao retratar a cena bíblica.

C)  

optou por fazer uma escultura minimalista, diferentemente de Michelangelo.

D)  

deu aos personagens traços cubistas, em vez dos traços europeus, típicos de Michelangelo.

E)  

reproduziu o estilo da famosa obra de Michelangelo, uma vez que retratou a mesma cena bíblica.

Como resolver?

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