Preguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias | Simulado ENEM 2025 | Página 296

Nesta seção você encontrará milhares de perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, como resolver cada uma das perguntas e a resposta correta.

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Pergunta 1476

Foi sempre um gaúcho quebralhão, e despilchado sempre, por ser muito de mãos abertas. Se numa mesa de primeira ganhava uma ponchada de balastracas, reunia a gurizada da casa, fazia pi! pi! pi! como pra galinhas e semeava as moedas, rindo-se do formigueiro que a miuçada formava, catando as pratas no terreiro. Gostava de sentar um laçaço num cachorro, mas desses laçaços de apanhar da palheta à virilha, e puxado a valer, tanto que o bicho que o tomava, de tanto sentir dor, e lombeando-se, depois de disparar um pouco é que gritava, num caim! caim! caim! de desespero.

LOPES NETO, J. S. Contrabandista. In: SALES, H. (org). Antologia de contos brasileiros. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001 (adaptado).

A língua falada no Brasil apresenta vasta diversidade, que se manifesta de acordo com o lugar, a faixa etária, a classe social, entre outros elementos. No fragmento do texto literário, a variação linguística destaca-se

A)  

por inovar na organização das estruturas sintáticas.

B)  

pelo uso de vocabulário marcadamente regionalista.

C)  

por distinguir, no diálogo, a origem social dos falantes.

D)  

por adotar uma grafia típica do padrão culto, na escrita.

E)  

pelo entrelaçamento de falas de crianças e adultos.

Como resolver?

Pergunta 1477

História do contato entre línguas no Brasil

No Brasil, o contato dos colonizadores portugueses com milhões de falantes de mais de mil línguas autóctones e de cerca de duzentas línguas que vieram na boca de cerca de quatro milhões de africanos trazidos para o país como escravos é, sem sombra de dúvida, o principal parâmetro histórico para a contextualização das mudanças linguísticas que afetaram o português brasileiro. E processos como esses não devem ser levados em conta apenas para a compreensão das diferenças entre as variedades linguísticas nacionais. O próprio mapeamento das variedades linguísticas contemporâneas do português europeu e, sobretudo, do português brasileiro, tanto no plano diatópico quanto no plano diastrático, depende crucialmente de uma apurada compreensão do processo histórico de sua formação.

LUCCCHESI, D.; BAXTER, A.; RIBEIRO, I. (orgs.). O português afro-brasileiro. Salvador: EdUFBA, 2009 (adaptado).

Glossário:
Autóctone: nativo de uma região.
Diatópico: referente à variação de uma mesma língua no plano regional (país, estado, cidade etc.).
Diastrático: referente à variação de uma mesma língua em função das diversas classes sociais.

Do ponto de vista histórico, as mudanças linguísticas que afetaram o português do Brasil têm sua origem no contato dos colonizadores com inúmeras línguas indígenas e africanas. Considerando as reflexões apresentadas no texto, verifica-se que esse processo, iniciado no começo da colonização, teve como resultado

A)  

a aceitação da escravidão, em que seres humanos foram reduzidos à condição de objeto por seus senhores.

B)  

a constituição do patrimônio linguístico, uma vez que representa a identidade nacional do povo brasileiro.

C)  

o isolamento de um número enorme de índios durante todo o período da colonização.

D)  

a separação entre pessoas que desfrutavam bens e outras que não tinham acesso aos bens de consumo.

E)  

a supremacia dos colonizadores portugueses, que muito se empenharam para conquistar os indígenas.

Como resolver?

Pergunta 1478

Na sociedade moderna, a maioria das relações humanas é medida e mediada pelo dinheiro. O dinheiro que você tem define onde você mora, o que come, como se veste e se desloca, sua educação e sua saúde. Por isso, ricos e pobres, materialistas e desprendidos, avarentos e perdulários, portadores ou não de cartões de crédito, todos têm de saber lidar com o dinheiro, pois ele permeia todos os aspectos da vida.

Vida simples. Ed. 74, dez. 2008 (adaptado).

O texto trata de um tema relevante para o cotidiano de todas as pessoas: a relação pessoal com o dinheiro. A enumeração apresentada no último período demonstra a

A)  

preocupação com as classes menos favorecidas.

B)  

importância do desprendimento em relação ao dinheiro.

C)  

igualdade diante da relação pessoal com o dinheiro.

D)  

relevância dos cartões de crédito para as pessoas atualmente.

E)  

inquietação em relação ao materialismo.

Como resolver?

Pergunta 1479

A língua é um patrimônio cultural indispensável para a preservação da memória e da identidade de um povo. Nesse contexto, percebe-se, na tirinha, uma crítica

A)  

à falta de assistência familiar no que se refere à educação escolar dos filhos.

B)  

à língua em si, cheia de regras e normas gramaticais desnecessárias.

C)  

à escrita dos livros em linguagem muito rebuscada, o que dificulta o entendimento dos leitores.

D)  

à influência dos estrangeirismos na língua, em especial, daqueles provenientes do inglês.

E)  

ao ensino da língua que, devido à metodologia utilizada, desestimula os alunos.

Como resolver?

Pergunta 1480

Um asteroide de cerca de um mil metros de diâmetro, viajando a 288 mil quilômetros por hora, passou a uma distância insignificante ― em termos cósmicos ― da Terra, pouco mais do dobro da distância que nos separa da Lua. Segundo os cálculos matemáticos, o asteroide cruzou a órbita da Terra e somente não colidiu porque ela não estava naquele ponto de interseção. Se ele tivesse sido capturado pelo campo gravitacional do nosso planeta e colidido, o impacto equivaleria a 40 bilhões de toneladas de TNT ou o equivalente à explosão de 40 mil bombas de hidrogênio, conforme calcularam os computadores operados pelos astrônomos do programa de Exploração do Sistema Solar da Nasa; se caísse no continente, abriria uma cratera de cinco quilômetros, no mínimo, e destruiria tudo o que houvesse num raio de milhares de outros; se desabasse no oceano, provocaria maremotos que devastariam imensas regiões costeiras. Enfim, uma visão do Apocalipse.

Disponível em: http://bdjur.stj.jus.br. Acesso em: 23 abr. 2010 (fragmento).

Com base na leitura do fragmento, percebe-se que o texto foi construído com o objetivo de

A)  

destacar o seu processo de construção, dando enfoque, principalmente, a recursos expressivos.

B)  

manter um canal de comunicação entre leitor e autor por meio de mensagens subjetivas.

C)  

transmitir informações, fazendo referência a acontecimentos observados no mundo exterior.

D)  

persuadir o leitor, levando-o a tomar medidas para evitar os problemas ambientais.

E)  

transmitir os receios e reflexões do autor no que se refere ao fim do mundo.

Como resolver?

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