Preguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias | Simulado ENEM 2025 | Página 244

Nesta seção você encontrará milhares de perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, como resolver cada uma das perguntas e a resposta correta.

se não o fizer, terá a opção de ver a solução ou escolher outra resposta.

Se desejar saber como solucionar cada pergunta, pode clicar na opção 'Como resolver?'

Pergunta 1216

Liberada, judoca árabe faz história nos Jogos Olímpicos de Londres

 

Aos 16 anos de idade, a judoca Wojdan Ali Seraj Shaherkani, da categoria pesado (acima de 78 kg), fez história nos Jogos Olímpicos de Londres. Ela se tornou a primeira mulher da Arábia Saudita a disputar uma Olimpíada. Isso depois de superar não só o preconceito em seu país como também o quase veto da Federação Internacional de Judô (FIJ), que não queria permitir que a atleta competisse vestindo o hijab, o tradicional véu islâmico.

Disponível em: www.lancenet.com.br. Acesso em: 8 ago. 2012 (adaptado).

No âmbito do esporte de alto rendimento, o uso do véu pela lutadora saudita durante os Jogos Olímpicos de Londres 2012 representa o(a)

A)  

descumprimento da regra oficial do judô.

B)  

risco para a integridade física das atletas adversárias.

C)  

vantagem para a atleta saudita na competição de judô.

D)  

influência de aspectos culturais e religiosos no esporte.

E)  

dificuldade da mulher islâmica para vencer preconceitos.

Como resolver?

Pergunta 1217

Jornal Zero Hora, 2 mar. 2006.

Na criação do texto, o chargista Iotti usa criativamente um intertexto: os traços reconstroem uma cena de Guernica, painel de Pablo Picasso que retrata os horrores e a destruição provocados pelo bombardeio a uma pequena cidade da Espanha. Na charge, publicada no período de carnaval, recebe destaque a figura do carro, elemento introduzido por lotti no intertexto. Além dessa figura, a linguagem verbal contribui para estabelecer um diálogo entre a obra de Picasso e a charge, ao explorar

A)  

uma referência ao contexto, “trânsito no feriadão”, esclarecendo-se o referente tanto do texto de Iotti quanto da obra de Picasso.

B)  

uma referência ao tempo presente, com o emprego da forma verbal “é”, evidenciando-se a atualidade do tema abordado tanto pelo pintor espanhol quanto pelo chargista brasileiro.

C)  

um termo pejorativo, “trânsito”, reforçando-se a imagem negativa de mundo caótico presente tanto em Guernica quanto na charge.

D)  

uma referência temporal, “sempre”, referindo-se à permanência de tragédias retratadas tanto em Guernica quanto na charge.

E)  

uma expressão polissêmica, “quadro dramático”, remetendo-se tanto à obra pictórica quanto ao contexto do trânsito brasileiro.

Como resolver?

Pergunta 1218

Interfaces

Um dos mais importantes componentes do hipertexto é a sua interface. As interfaces permitem a visualização do conteúdo, determinam o tipo de interação que se estabelece entre as pessoas e a informação, direcionando sua escolha e o acesso ao conteúdo.

O hipertexto retoma e transforma antigas interfaces da escrita (a noção de interface não deve ser limitada às técnicas de comunicação contemporânea). Constitui-se, na verdade, em uma poderosa rede de interfaces que se conectam a partir de princípios básicos e que permitem uma “interação amigável”.

As  particularidades do hipertexto virtual, como sua dinamicidade e seus aspectos multimidiáticos, devem-se ao seu suporte ótico, magnético, digital e à sua interface amigável. A influência do hipertexto é tanta,que as representações de tipo cartográfico ganham cada vez mais importância nas tecnologias intelectuais
de suporte informático.

Esta influência também é devida ao fato de a memória humana, segundo estudos da psicologia cognitiva, compreender e reter melhor as informações organizadas, especialmente em diagramas e em mapas conceituais manipuláveis. Por isso, imagina-se que o hipertexto deva favorecer o domínio mais rápido e fácil das informações, em contraponto a um audiovisual tradicional, por exemplo.

 

Disponível em: vsites.unb.br. Acesso em: 1 ago. 2012.

O texto informa como as interfaces são reaproveitadas pelo hipertexto virtual, influenciando as tecnologias de informação e comunicação. De acordo com o texto, qual é a finalidade do uso do hipertexto quanto à absorção e manipulação das informações?

A)  

Mesclar antigas interfaces com mecanismos virtuais.

B)  

Auxiliar os estudos de psicologia cognitiva com base nos hipertextos.

C)  

Amparar a pesquisa de mapas e diagramas relacionados à cartografia.

D)  

Salientar a importância das tecnologias de informação e comunicação.

E)  

Ajudar na apreensão das informações de modo mais eficaz e facilitado.

Como resolver?

Pergunta 1219

FABIANA, arrepelando-se de raiva — Hum! Ora, eis aí está para que se casou meu filho, e trouxe a mulher para minha casa. É isto constantemente. Não sabe o senhor meu filho que quem casa quer casa…. Já não posso, não posso, não posso! (Batendo com o pé). Um dia arrebento, e então veremos!

PENA, M. Quem casa quer casa. www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 7 dez. 2012.

As rubricas em itálico, como as trazidas no trecho de Martins Pena, em uma atuação teatral, constituem

A)  

necessidade, porque as encenações precisam ser fiéis às diretrizes do autor.

B)  

possibilidade, porque o texto pode ser mudado, assim como outros elementos.

C)  

preciosismo, porque são irrelevantes para o texto ou para a encenação.

D)  

exigência, porque elas determinam as características do texto teatral.

E)  

imposição, porque elas anulam a autonomia do diretor.

Como resolver?

Pergunta 1220

Retomando la inquietud propia y de tanta gente contraria a la denominación racista y xenófoba “Día de la Raza” usada para el feriado 12 de octubre, donde se recuerda el arribo de los primeros europeos a tierras posteriormente nombradas América, reforzamos la idea sumando agrupaciones e independientes de la militancia ciudadana motivados por lo mismo. Puede parecer menor, pero un nombre dice mucho. Es um símbolo, una representación, un código que resume infinidad de cosas desde lo objetivo y desde ló subjetivo. Y lamentablemente no hubo “descubrimiento” sino despojo y apropiación. No hubo “encuentro” sino saqueo y masacre. La propuesta es que la sociedad uruguaya logre una frase sustantiva que guarde memoria de los hechos, apostando a un presente y futuro fraternal e igualitario, y a una convivencia sin hegemonías ni predominios culturales aunque así haya sido el origen de nuestra historia.

ANDRADE, S. No más Día de la Raza. América Latina en movimiento. Disponível em:
http://alainet.org. Acesso em: 22 fev. 2012 (adaptado).

Com a expressão Día de la Raza, faz-se referência à chegada dos primeiros europeus em
território americano e denomina-se a comemoração desse dia. A autora do texto sugero o fim
dessa denominação no Uruguai, acreditando que

A)  

a nomenclatura adotada será esquecida, porque é de conhecimento geral que não houve descoberta.

B)  

a reivindicação convencerá outros grupos e adeptos, porque muitos desconhecem esse nome.

C)  

a sociedade deve encontrar uma frase significativa para a preservação da lembrança dos fatos.

D)  

o convívio permitirá o esquecimento dos massacres, porque não houve encontro no passado.

E)  

o presente e o futuro são e serão fraternais e igualitários para o estímulo do predomínio cultural.

Como resolver?

Pratique com Simuladores

Teste seu conhecimento, resolva estes simuladores similares ao exame

Precisa de ajuda com um exercício?

Faça uma pergunta e entre todos desta comunidade a responderemos.