Preguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias | Simulado ENEM 2025 | Página 243

Nesta seção você encontrará milhares de perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, como resolver cada uma das perguntas e a resposta correta.

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Pergunta 1211

Giocondas gêmeas

A existência de uma segunda pintura da Mona Lisa — a Gioconda, de Leonardo da Vinci — foi confirmada pelo Museu do Prado, em Madri, em fevereiro. O quadro era conhecido desde o século XVIII, mas tido como uma reprodução tardia do original. Um trabalho de restauração revelou que seu fundo de cor negra na verdade recobria a reprodução de uma típica paisagem da Toscana, como a pintada por Da Vinci. Radiografias mostraram
que a tela é irmã gêmea do original, provavelmente pintada por discípulos do mestre, sob supervisão de Da Vinci, no seu ateliê de Florença, entre 1503 e 1506. Os dois quadros serão, agora, expostos no Louvre. Há, entretanto, diferenças: a florentina Lisa Gherardini (Mona Lisa), aparentemente na meia-idade, parece mais moça na nova tela. O manto sobre o ombro esquerdo do quadro original surge como um véu transparente, e o decote aparece com mais nitidez. A descoberta reforça a tese de estudiosos, como o inglês Martin Kemp, de que assistentes de Da Vinci ajudaram na composição de telas importantes do mestre.

Revista Planeta, ano 40, ed. 474, mar. 2012

Para cumprir sua função social, o gênero notícia precisa divulgar informações novas. No texto Giocondas gêmeas, além de ser confirmada a existência de uma tela gêmea de Mona Lisa e de serem destacadas as diferenças entre elas, o valor informativo do texto está centrado na

A)  

afirmação de que a Gioconda genuína estava na fase da meia-idade

B)  

revelação da identidade da mulher pintada por Da Vinci, a florentina Lisa Gherardini.

C)  

consideração de que as produções artísticas de Da Vinci datam do período renascentista.

D)  

descrição do fato de que a tela original mostra um manto sobre o ombro esquerdo da personagem.

E)  

confirmação da hipótese de que Da Vinci teve assistentes que o auxiliaram em algumas de suas obras.

Como resolver?

Pergunta 1212

Óia eu aqui de novo xaxando
Óia eu aqui de novo para xaxar

Vou mostrar pr’esses cabras
Que eu ainda dou no couro
Isso é um desaforo
Que eu não posso levar
Que eu aqui de novo cantando
Que eu aqui de novo xaxando
Óia eu aqui de novo mostrando
Como se deve xaxar

Vem cá morena linda
Vestida de chita
Você é a mais bonita
Desse meu lugar
Vai, chama Maria, chama Luzia
Vai, chama Zabé, chama Raque
Diz que eu tou aqui com alegria

BARROS, A. Óia eu aqui de novo. Disponível em: www.luizluagonzaga.mus.br. Acesso em: 5 maio 2013 (fragmento).

A letra da canção de Antônio de Barros manifesta aspectos do repertório linguístico e cultural do Brasil. O verso que singulariza uma forma característica do falar popular regional é:

A)  

“Isso é um desaforo”.

B)  

“Diz que eu tou aqui com alegria”.

C)  

“Vou mostrar pr’esses cabras”.

D)  

“Vai, chama Maria, chama Luzia”.

E)  

“Vem cá morena linda, vestida de chita”.

Como resolver?

Pergunta 1213

Ave a raiva desta noite
A baita lasca fúria abrupta
Louca besta vaca solta
Ruiva luz que contra o dia
Tanto e tarde madrugada

LEMINSKI, P. Distraídos venceremos. São Paulo: Brasiliense, 2002 (fragmento).

No texto de Leminski, a linguagem produz efeitos sonoros e jogos de imagens. Esses jogos caracterizam a função poética da linguagem, pois

A)  

objetivam convencer o leitor a praticar uma determinada ação.

B)  

transmitem informações, visando levar o leitor a adotar um determinado comportamento.

C)  

visam provocar ruídos para chamar a atenção do leitor.

D)  

apresentam uma discussão sobre a própria linguagem, explicando o sentido das palavras.

E)  

representam um uso artístico da linguagem, com o objetivo de provocar prazer estético no leitor.

Como resolver?

Pergunta 1214

Tarefa

Morder o fruto amargo e não cuspir
Mas avisar aos outros quanto é amargo
Cumprir o trato injusto e não falhar
Mas avisar aos outros quanto é injusto
Sofrer o esquema falso e não ceder
Mas avisar aos outros quanto é falso
Dizer também que são coisas mutáveis…
E quando em muitos a não pulsar
— do amargo e injusto e falso por mudar —
então confiar à gente exausta o plano
de um mundo novo e muito mais humano.

CAMPOS, G. Tarefa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1981.

Na organização do poema, os empregos da conjunção “mas” articulam, para além de sua função sintática,

A)  

a ligação entre verbos semanticamente semelhantes.

B)  

a oposição entre ações aparentemente inconciliáveis.

C)  

a introdução do argumento mais forte de uma sequência.

D)  

o reforço da causa apresentada no enunciado introdutório.

E)  

a intensidade dos problemas sociais presentes no mundo.

Como resolver?

Pergunta 1215

Soneto

 

Oh! Páginas da vida que eu amava,
Rompei-vos! nunca mais! tão desgraçado!…
Ardei, lembranças doces do passado!
Quero rir-me de tudo que eu amava!

E que doido que eu fui!como eu pensava
Em mãe, amor de irmã! em sossegado
Adormecer na vida acalentado
Pelos lábios que eu tímido beijava!

Embora — é meu destino. Em treva densa
Dentro do peito a existência finda
Pressinto a morte na fatal doença!

A mim a solidão da noite infinda
Possa dormir o trovador sem crença.
Perdoa minha mãe — eu te amo ainda!

AZEVEDO, A. Lira dos vinte anos. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

A produção de Álvares de Azevedo situa-se na década de 1850, período conhecido na literatura brasileira como Ultrarromantismo. Nesse poema, a força expressiva da exacerbação romântica identifica-se com a(o)

A)  

amor materno, que surge como possibilidade de salvação para o eu lírico.

B)  

saudosismo da infância, indicado pela menção às figuras da mãe e da irmã.

C)  

construção de versos irônicos e sarcásticos, apenas com aparência melancólica.

D)  

presença do tédio sentido pelo eu lírico, indicado pelo seu desejo de dormir.

E)  

fixação do eu lírico pela ideia da morte, o que o leva a sentir um tormento constante.

Como resolver?

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