Preguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias | Simulado ENEM 2025 | Página 202

Nesta seção você encontrará milhares de perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, como resolver cada uma das perguntas e a resposta correta.

se não o fizer, terá a opção de ver a solução ou escolher outra resposta.

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Pergunta 1006

TEXTO I
Entrevistadora – eu vou conversar aqui com a professora A. D. … o português então não é uma língua difícil?
Professora – olha se você parte do princípio… que a língua portuguesa não é só regras gramaticais… não se você se apaixona pela língua que você… já domina que você já fala ao chegar na escola se o teu professor cativa você a ler obras da literatura… obras da/ dos meios de comunicação… se você tem acesso a revistas… é… a livros didáticos… a… livros de literatura o mais formal o e/ o difícil é porque a escola transforma como eu já disse as aulas de língua portuguesa em análises gramaticais.

TEXTO II
Entrevistadora – Vou conversar com a professora A. D. O português é uma língua difícil?
Professora – Não, se você parte do princípio que a língua portuguesa não é só regras gramaticais. Ao chegar à escola, o aluno já domina e fala a língua. Se o professor motivá-lo a ler obras literárias, e se tem acesso a revistas, a livros didáticos, você se apaixona pela língua. O que torna difícil é que a escola transforma as aulas de língua portuguesa em análises gramaticais.

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização.
São Paulo: Cortez, 2001 (adaptado).

O Texto I é a transcrição de uma entrevista concedida por uma professora de português a um programa de rádio. O Texto II é a adaptação dessa entrevista para a modalidade escrita. Em comum, esses textos

A)  

apresentam ocorrências de hesitações e reformulações.

B)  

são modelos de emprego de regras gramaticais.

C)  

são exemplos de uso não planejado da língua.

D)  

apresentam marcas da linguagem literária.

E)  

são amostras do português culto urbano.

Como resolver?

Pergunta 1007

TEXTO I

Fundamentam-se as regras da Gramática Normativa nas obras dos grandes escritores, em cuja linguagem as classes ilustradas põem o seu ideal de perfeição, porque nela é que se espelha o que o uso idiomático estabilizou e consagrou.

LIMA, C. H. R. Gramática normativa da língua portuguesa, Rio de Janeiro José Olympio, 1989

TEXTO II

Gosto de dizer. Direi melhor: gosto de palavrar. As palavras são para mim corpos tocáveis, sereias visíveis, sensualidades incorporadas. Talvez porque a sensualidade real não tem para mim interesse de nenhuma espécie – nem sequer mental ou de sonho -, transmudou-se-me o desejo para aquilo que em mim Cria ritmos Verbais, ou os escuta de Outros. Estremeço se dizem bem. Tal página de Fialho, tal página de Chateaubriand, fazem formigar toda a minha vida em todas as veias, fazem-me raivar tremulamente quieto de um prazer inatingível que estou tendo. Tal página, até, de Vieira, na sua fria perfeição de engenharia sintáctica, me faz tremer como um ramo ao vento, num delírio passivo de coisa movida.

PESSOA, F. O livro do desassossego São Paulo Brasiliense, 1986

A linguagem cumpre diferentes funções no processo de comunicação. A função que predomina nos textos I e II

A)  

destaca o “como” se elabora a mensagem, Considerando-se a seleção, Combinação e sonoridade do texto.

B)  

Coloca o foco no “Com o quê” se constrói a mensagem, sendo o código utilizado o seu próprio objeto.

C)  

focaliza o “quem” produz a mensagem, mostrando seu posicionamento e suas impressões pessoais.

D)  

O orienta-se no “para quem” se dirige a mensagem, estimulando a mudança de seu comportamento.

E)  

enfatiza sobre “o quê” versa a mensagem, apresentada com palavras precisas e objetivas.

Como resolver?

Pergunta 1008

Qual é a segurança do sangue?

Para que o sangue esteja disponível para aqueles que necessitam, os indivíduos saudáveis devem criar o hábito de doar sangue e encorajar amigos e familiares saudáveis a praticarem o mesmo ato.
A prática de selecionar criteriosamente os doadores, bem como as rígidas normas aplicadas para testar, transportar, estocar e transfundir o sangue doado fizeram dele um produto muito mais seguro do que já foi anteriormente.
Apenas pessoas saudáveis e que não sejam de risco para adquirir doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue, como hepatites B e C, HIV, sífilis e Chagas, podem doar sangue.
Se você acha que sua saúde ou comportamento pode colocar em risco a vida de quem for receber seu sangue, ou tem a real intenção de apenas realizar o teste para o vírus HIV, NÃO DOE SANGUE.
Cumpre destacar que apesar de o sangue doado ser testado para as doenças transmissíveis conhecidas no momento, existe um período chamado de janela imunológica em que um doador contaminado por um determinado vírus pode transmitir a doença através do seu sangue.
DA SUA HONESTIDADE DEPENDE A VIDA DE QUEM VAI RECEBER SEU SANGUE.

Disponível em: www.prosangue.sp.gov.br. Acesso em: 24 abr. 2015 (adaptado).

Nessa campanha, as informações apresentadas têm como objetivo principal

A)  

conscientizar o doador de sua corresponsabilidade pela qualidade do sangue.

B)  

garantir a segurança de pessoas de grupos de risco durante a doação de sangue.

C)  

esclarecer o público sobre a segurança do processo de captação do sangue.

D)  

alertar os doadores sobre as dificuldades enfrentadas na coleta de sangue.

E)  

ampliar o número de doadores para manter o banco de sangue.

Como resolver?

Pergunta 1009

Campanhas publicitárias podem evidenciar problemas sociais. O Cartaz tem como finalidade

A)  

alertar os homens agressores sobre as consequências de seus atos,

B)  

Conscientizar a população sobre a necessidade de denunciar a violência doméstica.

C)  

instruir as mulheres sobre o que fazer em casos de agressão.

D)  

despertar nas crianças a capacidade de reconhecer atos de violência doméstica.

E)  

exigir das autoridades ações preventivas contra a Violência doméstica.

Como resolver?

Pergunta 1010

Antiode
Poesia, não será esse
o sentido em que
ainda te escrevo:
flor! (Te escrevo:
flor! Não uma
flor, nem aquela
flor-Virtude – em disfarçados urinóis).
Flor é a palavra
flor; verso inscrito
no verso, como as
manhãs no tempo.
Flor é o salto
da ave para o voo:
o saltofora do sono
quando seu tecido
se rompe; é uma explosão
posta a funcionar,
como uma máquina,
uma jarra de flores.

MELO NETO, J. C. Psicologia da composição Rio de Janeiro Nova Fronteira, 1997 (fragmento)

A poesia é marcada pela recriação do objeto por meio da linguagem, sem necessariamente explicá-lo. Nesse fragmento de João Cabral de Melo Neto, poeta da geração de 1945, o sujeito lírico propõe a recriação poética de

A)  

uma palavra, a partir de imagens com as quais ela pode ser comparada, a fim de assumir novos significados.

B)  

um urinol, em referência às artes visuais ligadas às vanguardas do início do século XX.

C)  

uma ave, que compõe, com seus movimentos, uma imagem historicamente ligada à palavra poética.

D)  

uma máquina, levando em consideração a relevância do discurso técnico-científico pós-Revolução Industrial.

E)  

um tecido, visto que sua composição depende de elementos intrínsecos ao eu lírico.

Como resolver?

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