Perguntas e Exercícios de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias | Simulado ENEM 2025 | Página 2

Nesta seção você encontrará milhares de perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, como resolver cada uma das perguntas e a resposta correta.

se não o fizer, terá a opção de ver a solução ou escolher outra resposta.

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Pergunta 6

Mandioca, macaxeira, aipim e castelinha são nomes diferentes da mesma planta. Semáforo, sinal e farol também significam a mesma coisa. O que muda é só o hábito cultural de cada região. A mesma coisa acontece com a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Embora ela seja a comunicação oficial da comunidade surda no Brasil, existem sinais que variam em relação à região, à idade e até ao gênero de quem se comunica. A cor verde, por exemplo, possui sinais diferentes no Rio de Janeiro, Paraná e São Paulo. São os regionalismos na língua de sinais.

Essas variações são um dos temas da disciplina Linguística (língua de sinais), oferecida pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) ao longo do segundo semestre. “Muitas pessoas pensam que a língua de sinais é universal, o que não é verdade”, explica a professora e chefe do Departamento de Linguística, Literatura e Letras Clássicas da Unesp. “Mesmo dentro de um mesmo país, ela sofre variação em relação à localização geográfica, a faixa etária e até ao gênero dos usuários”, completa a especialista.

Os surdos podem criar sinais diferentes para identificar lugares, objetos e conceitos. Em São Paulo, o sinal de “cerveja” é feito com um giro do punho como uma meia-volta. Em Minas, a bebida é citada quando os dedos indicador e médio batem no lado do rosto. Também ocorrem mudanças históricas. Um sinal pode sofrer alterações decorrentes dos costumes da geração que o utiliza.

Disponível em: www.educacao.sp.gov.br. Acesso em: 1 nov. 2021 (adaptado).

[LÍNGUA PORTUGUESA - ENEM 2023 - QUESTÃO 21]

Nesse texto, a Língua Brasileira de Sinais (Libras)

A)  

passa por fenômenos de variação linguística como

qualquer outra língua.

B)  

apresenta variações regionais, assumindo novo

sentido para algumas palavras.

C)  

sofre mudança estrutural motivada pelo uso de sinais

diferentes para algumas palavras.

D)  

diferencia-se em todo o Brasil, desenvolvendo cada

região a sua própria língua de sinais.

E)  

é ininteligível para parte dos usuários em razão das

mudanças de sinais motivadas geograficamente.

Como resolver?

Pergunta 7

Retrato de homem

A paisagem estrita
ao apuro do muro
feito vértebra a vértebra
e escuro.

A geração dos pelos
sobre a casca e os rostos
em seus diques de sombra
repostos.

Os poços com seu lodo
de ira e de tensão:
entre cimento e fronte
— um vão.

As setas se atiram
às margens de ninguém,
ilesas a si mesmas
retêm.

Compassos de evasão
entre falange e rua
sondando a solitude
nua.

E na armadura de coisa
salobra, um só segredo:
a polpa toda é fruição
de medo.


Fonte:
ARAÚJO, L. C. Cantochão. Belo Horizonte: Imprensa Oficial – Governo do Estado.

[LÍNGUA PORTUGUESA- ENEM 2020 - QUESTÃO 40]

No poema, a descrição lírica do objeto representado é

orientada por um olhar que

A)  

desvela sentimentos de vazio e angústia sob a

aparente austeridade.

B)  

expressa desilusão ante a possibilidade de superação

do sofrimento.

C)  

contrapõe a fragilidade emocional ao uso desmedido

da força física.

D)  

associa a incomunicabilidade emocional às

determinações culturais.

E)  

privilegia imagens relacionadas à exposição do

dinamismo urbano.

Como resolver?

Pergunta 8

Morte lenta ao luso infame que inventou a calçada portuguesa. Maldito D. Manuel I e sua corja de tenentes Eusébios. Quadrados de pedregulho irregular sacodás à mão. À mão! É claro que ia soltar, ninguém reparou que ia soltar? Branco, preto, branco, preto, as ondas do mar de Copacabana? De que me servem as ondas do mar de Copacabana? Me deem chão liso, sem protuberâncias calcárias. Mosaico estúpido. Mania de mosaico. Joga concreto em cima e aplaina. Buraco, cratera, pedra solta, bueiro‑bomba. Depois dos setenta, a vida se transforma numa interminável corrida de obstáculos. A queda é a maior ameaça para o idoso. “Idoso”, palavra odienta. Pior, só “terceira idade”. A queda separa a velhice da senilidade extrema. O tombo destrói a cadeia que liga a cabeça aos pés. Adeus, corpo. Em casa, vou de corredor em corredor, tateio móveis e paredes, e tomo banho sentado. Da poltrona para a janela, da janela para a cama, da cama para a poltrona, da poltrona para a janela. Olha aí, outra vez, a pedrinha traicoeira atrás de me pegar. Um dia eu caio, hoje não.

TORRES, F. Fim. São Paulo: Cia. das Letras, 2013.


[LÍNGUA PORTUGUESA- ENEM 2022- QUESTÃO 14]

O recurso que caracteriza a organização estrutural desse

texto é o(a)

A)  

justaposição de sequências verbais e nominais.

B)  

mudança de eventos resultante do jogo temporal.

C)  

uso de adjetivos qualificativos na descrição do cenário.

D)  

encadeamento semântico pelo uso de substantivos

sinônimos.

E)  

inter-relação entre orações por elementos linguísticos

lógicos.

Como resolver?

Pergunta 9

Blues da piedade

Vamos pedir piedade
Senhor, piedade
Pra essa gente careta e covarde
Vamos pedir piedade
Senhor, piedade
Lhes dê grandeza e um pouco de coragem

CAZUZA. Cazuza: o poeta não morreu. Rio de Janeiro: Universal Music, 2000 (fragmento).


[LÍNGUA PORTUGUESA - ENEM 2019- QUESTÃO 44]

Todo gênero apresenta elementos constitutivos que

condicionam seu uso em sociedade. A letra de canção

identifica-se com o gênero ladainha, essencialmente,

pela utilização da sequência textual

A)  

expositiva, por discorrer sobre um dado tema.

B)  

narrativa, por apresentar uma cadeia de ações.

C)  

injuntiva, por chamar o interlocutor à participação.

D)  

descritiva, por enumerar características de

um personagem.

E)  

argumentativa, por incitar o leitor a uma tomada

de atitude.

Como resolver?

Pergunta 10

[ARTE- ENEM 2019- QUESTÃO 13]

Na obra Cabeça de touro, o material descartado torna-se

objeto de arte por meio da

A)  

reciclagem da matéria-prima original.

B)  

complexidade da combinação de formas abstratas.

C)  

perenidade dos elementos que constituem

a escultura.

D)  

mudança da funcionalidade pela integração

dos objetos.

E)  

fragmentação da imagem no uso de elementos

diversificados.

Como resolver?

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