Preguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias | Simulado ENEM 2025 | Página 123

Nesta seção você encontrará milhares de perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, como resolver cada uma das perguntas e a resposta correta.

se não o fizer, terá a opção de ver a solução ou escolher outra resposta.

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Pergunta 611

Spanglish

pues estoy creando Spanglish
bi-cultural systems
scientific lexicographical
inter-textual integrations
two expressions
existentially wired
two dominant languages
continentally abrazándose
in colloquial combate
imperio spanglish emerges
sobre territorio bi-lingual
las novelas mexicanas
mixing with radiorocknroll
immigrant/migrant
nasal mispronouncements
hip-hop, street salsa, spanish pop
standard english classroom
with computer technicalities
spanglish is literally perfect

 

LAVIERA T. Benedición. The Complete Poetry of Talo Laviera. Houston: Arte Público Press, 2014 (fragmento).

Nesse poema de Tato Laviera, o eu lírico destaca uma

A)  

convergência linguístico-cultural.

B)  

características históricio-cultural.

C)  

tendência estilístico-literária

D)  

discriminação cultural.

E)  

censura musical.

Como resolver?

Pergunta 612

Disponível em: https://tab.uol.com.br/. Acesso em: 25 ago. 2017 (adaptado).

O texto sobre os chamados nativos digitais traz informações com a função de

A)  

propor ações específicas para cada etapa da infância.

B)  

estabelecer regras que devem ser seguidas à risca.

C)  

explicar os efeitos do acesso precoce à internet.

D)  

determinar a incorporação de rituais à educação dos filhos.

E)  

educar com base em um conjunto de estratégias formativas.

Como resolver?

Pergunta 613

“Caramelos” en sus suelos
Las tierras de España, tu vista enamoran;
sus gentes; te amistan; ¿“cocinas”?, ¡“te molan”!
¿El plato común?, ¡pues «tortilla/patatas»!;
en bares, figones, o tascas, ¡las «tapas»!;
“sabor nacional”, ¡el «gazpacho», sus «vinos»,
«sangría», y «jamón» de sabrosos cochinos!
(Cual “sellos”, te grabas sus «Típicos Platos»;
¡sabrás por dó pasas, por sólo tu olfato!,
¡si en cada lugar, un sabor peculiar,
“al paso” cautiva tu buen paladar!).
¡Son más que “recetas”!, será “alegoría”!,
¡será “identidad”! (¡hay “reserva” en su «Guía»!);
son platos allende un “timón conductor”,
¡son mar, ríos, sierras!, ¡son valles, son flor!,
¡y aportan “Conventos” a gastronomia,
sus «dulces»! (sabor “celestial”, ¡de ambrosia!).

QUIROZ Y LÓPEZ M. Disponível em: https://pt.calameo.com. Acesso em: 25 out. 2021.

Nesse poema, o eu poético enaltece a

A)  

característica amistosa do povo espanhol.

B)  

beleza das paisagens naturais da Espanha.

C)  

variedade de pratos na gastronomia espanhola.

D)  

relação entre os sentidos do paladar e do olfato na gastronomia.

E)  

gastronomia como representação da identidade cultural de um povo.

Como resolver?

Pergunta 614

Era o êxodo da seca de 1898. Uma ressurreição de cemitérios antigos — esqueletos redivivos, com o aspecto terroso e o fedor das covas podres.

Os fantasmas estropiados como que iam dançando, de tão trôpegos e trêmulos, num passo arrastado de quem leva as pernas, em vez de ser levado por elas.

Andavam devagar, olhando para trás, como quem quer voltar. Não tinham pressa em chegar, porque não sabiam aonde iam. Expulsos de seu paraíso por espadas de fogo, iam, ao acaso, em descaminhos, no arrastão dos maus fados.

Fugiam do sol e o sol guiava-os nesse forçado nomadismo.

Adelgaçados na magreira cômica, cresciam, como se o vento os levantasse. E os braços afinados desciam-lhes aos joelhos, de mãos abanando.

Vinham escoteiros. Menos os hidrópicos — de ascite consecutiva à alimentação tóxica — com os fardos das barrigas alarmantes.

Não tinham sexo, nem idade, nem condição nenhuma. Eram os retirantes. Nada mais.

 

ALMEIDA, J. A. A bagaceira. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1978.

Os recursos composicionais que inserem a obra no chamado “Romance de 30” da literatura brasileira manifestam-se aqui no(a)

A)  

desenho cru da realidade dramática dos retirantes.

B)  

indefinição dos espaços para efeito de generalização.

C)  

análise psicológica da reação dos personagens à seca.

D)  

engajamento político do narrador ante as desigualdades.

E)  

contemplação lírica da paisagem transformada em alegoria.

Como resolver?

Pergunta 615

Things We Carry on the Sea

We carry tears in our eyes: good-bye father, good-bye mother
We carry soi in smal bags: may home never fade in our hearts
We carry carnage of mining. droughts, floods, genocides
We carry dust of our families and neighbors incinerated in mushroom clouds
We carry our islands sinking under the sea
We carry our hands, feet, bones, hearts and best minds for a new life
We carry diplomas: medicine, engineer, nurse, education, math, poetry, even if they mean nothing to the other shore
We carry railroads, plantations, laundromats. bodegas, taco trucks, farms, factories, nursing homes, hospitals, schools, temples… built on our ancestors’ backs
We carry old homes along the spine, new dreams in our chests
We carry yesterday, today and tomorrow
We’re orphans of the wars forced upon us
We’re refugees of the sea rising from industrial wastes
And we carry our mother tongues
[…]
As we drift… in our rubber boats… from shore… to shore…. to shore…

 

PING. W. Disponivel em: https://poets.org. Acesso en 1 jun. 2023 (fragmento)

Ao retratar a trajetória de refugiados, o poema recorre à imagem de viagem marítima para destacar o(a)

A)  

risco de choques culturais.

B)  

impacto do ensino de história.

C)  

importância da luta ambiental.

D)  

existência de experiências plurais.

E)  

necessidade de capacitação profissional.

Como resolver?

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