Preguntas de Ciências Humanas e suas Tecnologias -> Filosofia | Simulado ENEM 2025 | Página 3

Nesta seção você encontrará milhares de perguntas de Ciências Humanas e suas Tecnologias -> Filosofia, como resolver cada uma das perguntas e a resposta correta.

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Se desejar saber como solucionar cada pergunta, pode clicar na opção 'Como resolver?'

Pergunta 11

O conceito de 'diferença ontológica', fundamental no pensamento de Martin Heidegger, refere-se à distinção entre:

A)  

A essência e a existência, onde a essência é o que uma coisa é, e a existência é o fato de ela ser.

B)  

O mundo sensível e o mundo inteligível, como na filosofia de Platão.

C)  

O Ser e o ente. O ente é tudo o que 'é' (uma cadeira, uma pessoa, um número), enquanto o Ser é aquilo que permite que os entes sejam, mas não é ele mesmo um ente.

D)  

O sujeito e o objeto, a consciência e o mundo exterior, como na filosofia moderna.

Como resolver?

Pergunta 12

Um filósofo iluminista defende que a mente humana, ao nascer, é como uma folha em branco, ou 'tábula rasa'. Todas as nossas ideias, segundo ele, provêm da experiência, seja através da sensação (o contato direto dos sentidos com o mundo exterior) ou da reflexão (a percepção das operações da nossa própria mente). Essa posição se opõe diretamente ao racionalismo, que postula a existência de ideias inatas. Tal teoria do conhecimento é a base do pensamento de:

A)  

Immanuel Kant, que propôs uma síntese entre racionalismo e empirismo, afirmando que o conhecimento começa com a experiência, mas não se limita a ela.

B)  

René Descartes, que defendia a existência de ideias inatas, como a ideia de Deus, perfeição e infinito.

C)  

John Locke, um dos fundadores do empirismo britânico, que formulou a teoria da mente como uma 'tábula rasa'.

D)  

Baruch Spinoza, um racionalista que desenvolveu um sistema metafísico monista, identificando Deus com a Natureza.

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Pergunta 13

A teoria do conhecimento de David Hume, um empirista radical, leva a conclusões céticas sobre conceitos que consideramos fundamentais. Ele argumenta que nossa crença na causalidade (que um evento A causa um evento B) não se baseia na razão nem na observação de uma 'conexão necessária' entre os eventos, mas sim em:

A)  

Um raciocínio lógico dedutivo que prova que o futuro deve se assemelhar ao passado.

B)  

A estrutura transcendental do nosso entendimento, que impõe a categoria de causalidade às nossas experiências.

C)  

O hábito ou costume, formado pela observação repetida de uma conjunção constante entre dois eventos no passado.

D)  

Uma ideia inata de causa e efeito, implantada por Deus em nossas mentes.

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Pergunta 14

No diálogo 'A República', Platão descreve sua concepção de uma cidade ideal (Kallipolis). A justiça na cidade, segundo ele, consiste na harmonia entre as três classes sociais, onde cada uma cumpre a sua função específica. A classe dos governantes, que deve ser composta por filósofos, corresponde à parte da alma humana que é:

A)  

A parte apetitiva ou concupiscente (epithumia), que corresponde aos produtores (artesãos, agricultores) e está ligada aos desejos e prazeres corporais.

B)  

A parte racional (logos), que deve governar as outras partes com sabedoria.

C)  

O corpo (soma), que é a parte material e mortal, fonte de todos os males e conflitos.

D)  

A parte irascível ou impetuosa (thumos), que corresponde aos guardiões (guerreiros) e é responsável pela coragem e pela defesa da cidade.

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Pergunta 15

Sócrates foi condenado à morte em Atenas sob a acusação de corromper a juventude e não crer nos deuses da cidade. Sua prática filosófica consistia em dialogar com seus interlocutores, fazendo-os questionar suas próprias crenças e reconhecer sua ignorância. Esse método, que envolve a ironia (fingir não saber) e a maiêutica (ajudar a 'dar à luz' as ideias), tinha como objetivo principal:

A)  

Ensinar retórica e oratória para que os jovens atenienses tivessem sucesso na vida política e nos tribunais.

B)  

Desenvolver um sistema filosófico completo sobre a origem do universo (cosmologia) e a natureza da matéria (física).

C)  

Provar a existência dos deuses através de argumentos lógicos e irrefutáveis para fortalecer a religião tradicional.

D)  

Levar o indivíduo ao autoconhecimento ('Conhece-te a ti mesmo') e ao cuidado da alma (psyché), buscando a verdade e a virtude.

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