Nesta seção você encontrará milhares de perguntas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, como resolver cada uma das perguntas e a resposta correta.
se não o fizer, terá a opção de ver a solução ou escolher outra resposta.
Se desejar saber como solucionar cada pergunta, pode clicar na opção 'Como resolver?'
Durante a maior parte do Império, a educação no Brasil foi marcada pela:
ênfase no ensino técnico e profissionalizante para atender às demandas da nascente indústria nacional.
proibição da educação para as mulheres, que só obtiveram o direito de frequentar a escola após a Proclamação da República.
característica elitista, com poucas escolas públicas e uma educação de qualidade restrita aos filhos da aristocracia que podiam pagar por preceptores ou estudar na Europa.
universalização do ensino primário, com a construção de escolas públicas em todas as vilas e cidades do país.
Em 1889, a monarquia brasileira foi derrubada por um golpe militar que instituiu a República. A elite agrária que antes dava sustentação ao Império, especialmente os cafeicultores do Oeste Paulista, aderiu ao movimento republicano ou não se opôs a ele principalmente porque:
desejava um governo mais centralizado, pois considerava que D. Pedro II dava autonomia excessiva às províncias.
foi convencida pelos militares de que a República traria mais estabilidade política e social para o país.
buscava implementar uma reforma agrária para distribuir terras aos imigrantes, projeto barrado pelo Imperador.
estava insatisfeita com a abolição da escravatura, realizada em 1888 sem que os proprietários de escravos fossem indenizados.
A chamada 'Revolução Pernambucana' de 1817, ocorrida antes da Independência, é considerada um movimento precursor. Suas propostas incluíam:
a união de todas as colônias portuguesas sob um único governo sediado em Recife.
a abolição da escravidão e a divisão de todos os latifúndios do Nordeste entre os ex-escravos.
a manutenção da monarquia, mas com a transferência do trono para um príncipe nascido no Brasil.
a separação de Portugal e a instauração de uma república, com inspiração nos ideais iluministas.
A cultura popular no Brasil Império, especialmente nas cidades, era marcada pela forte presença de elementos de origem africana. Um exemplo disso era a capoeira, que naquele período era vista pelas autoridades como:
um ritual religioso secreto, praticado exclusivamente dentro das senzalas das fazendas de café.
uma prática marginal e criminosa, associada à vadiagem e à desordem, sendo duramente reprimida pela polícia.
um esporte olímpico, com campeonatos organizados com o patrocínio do próprio Imperador.
uma dança folclórica inofensiva, incentivada pelo governo como atração turística.
A chamada 'noite da agonia' refere-se ao episódio de 12 de novembro de 1823, quando D. Pedro I:
ordenou que as tropas do Exército cercassem e fechassem à força a Assembleia Nacional Constituinte.
abdicou do trono brasileiro, embarcando de volta para Portugal em meio a uma grande crise política.
sofreu um atentado que quase lhe tirou a vida, organizado por seus opositores liberais.
assinou a Lei Áurea, em uma longa noite de debates e pressão dos abolicionistas.