Preguntas de Ciências Humanas e suas Tecnologias | Simulado ENEM 2025 | Página 303

Nesta seção você encontrará milhares de perguntas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, como resolver cada uma das perguntas e a resposta correta.

se não o fizer, terá a opção de ver a solução ou escolher outra resposta.

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Pergunta 1511

Em geral, os nossos tupinambás ficam bem admirados ao ver os franceses e os outros dos países longínquos terem tanto trabalho para buscar o seu arabotã, isto é, pau-brasil. Houve uma vez um ancião da tribo que me fez esta pergunta: “Por que vindes vós outros, mairs e perós (franceses e portugueses), buscar lenha de tão longe para vos aquecer? Não tendes madeira em vossa terra?”

LÉRY, J. Viagem à Terra do Brasil. In: FERNANDES, F. Mudanças Sociais no Brasil. São Paulo: Difel, 1974.

O viajante francês Jean de Léry (1534-1611) reproduz um diálogo travado, em 1557, com um ancião tupinambá, o qual demonstra uma diferença entre a sociedade europeia e a indígena no sentido

A)  

do destino dado ao produto do trabalho nos seus sistemas culturais.

B)  

da preocupação com a preservação dos recursos ambientais.

C)  

do interesse de ambas em uma exploração comercial mais lucrativa do pau-brasil.

D)  

da curiosidade, reverência e abertura cultural recíprocas.

E)  

da preocupação com o armazenamento de madeira para os períodos de inverno.

Como resolver?

Pergunta 1512

Os três tipos de poder representam três diversos tipos de motivações: no poder tradicional, o motivo da obediência é a crença na sacralidade da pessoa do soberano; no poder racional, o motivo da obediência deriva da crença na racionalidade do comportamento conforme a lei; no poder carismático, deriva da crença nos dotes extraordinários do chefe.

BOBBIO, N. Estado, Governo, Sociedade: para uma teoria geral da política.
São Paulo: Paz e Terra, 1999 (adaptado).

Os três tipos de poder representam três diversos tipos de motivações: no poder tradicional, o motivo da obediência

A)  

República Federalista Norte-Americana.

B)  

República Fascista Italiana no século XX.

C)  

Monarquia Teocrática do Egito Antigo.

D)  

Monarquia Absoluta Francesa no século XVII.

E)  

Monarquia Constitucional Brasileira no século XIX.

Como resolver?

Pergunta 1513

Foto de Militão, São Paulo, 1879. ALENCASTRO, L. F. (org). História da vida privada no Brasil. Império: a corte e a modernidade nacional. São Paulo: Cia. das Letras, 1997. (Foto: Reprodução/Enem)

Que aspecto histórico da escravidão no Brasil do séc. XIX pode ser identificado a partir da análise do vestuário do casal retratado acima?

A)  

O uso de trajes simples indica a rápida incorporação dos ex-escravos ao mundo do trabalho urbano.

B)  

A presença de acessórios como chapéu e sombrinha aponta para a manutenção de elementos culturais de origem africana.

C)  

O uso de sapatos é um importante elemento de diferenciação social entre negros libertos ou em melhores condições na ordem escravocrata.

D)  

A utilização do paletó e do vestido demonstra a tentativa de assimilação de um estilo europeu como forma de distinção em relação aos brasileiros.

E)  

A adoção de roupas próprias para o trabalho doméstico tinha como finalidade demarcar as fronteiras da exclusão social naquele contexto.

Como resolver?

Pergunta 1514

Subindo morros, margeando córregos ou penduradas em palafitas, as favelas fazem parte da paisagem de um terço dos municípios do país, abrigando mais de 10 milhões de pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

MARTINS, A. R. A favela como um espaço da cidade. Disponível em: http://www.revistaescola.abril.com.br. Acesso em: 31 jul. 2010.

A situação das favelas no país reporta a graves problemas de desordenamento territorial. Nesse sentido, uma característica comum a esses espaços tem sido

A)  

o planejamento para a implantação de infraestruturas urbanas necessárias para atender as necessidades básicas dos moradores.

B)  

a organização de associações de moradores interessadas na melhoria do espaço urbano e financiadas pelo poder público.

C)  

a presença de ações referentes à educação ambiental com consequente preservação dos espaços naturais circundantes.

D)  

a ocupação de áreas de risco suscetíveis a enchentes ou desmoronamentos com consequentes perdas materiais e humanas.

E)  

o isolamento socioeconômico dos moradores ocupantes desses espaços com a resultante multiplicação de políticas que tentam reverter esse quadro.

Como resolver?

Pergunta 1515

Um volume imenso de pesquisas tem sido produzido para tentar avaliar os efeitos dos programas de televisão. A maioria desses estudos diz respeito às crianças — o que é bastante compreensível pela quantidade de tempo que elas passam em frente ao aparelho e pelas possíveis implicações desse comportamento para a socialização. Dois dos tópicos mais pesquisados são o impacto da televisão no âmbito do crime e da violência e a natureza das notícias exibidas na televisão.

GIDDENS, A. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005.

O texto indica que existe uma significativa produção científica sobre os impactos socioculturais da televisão na vida do ser humano. E as crianças, em particular, são as mais vulneráveis a essas influências, porque

A)  

codificam informações transmitidas nos programas infantis por meio da observação.

B)  

adquirem conhecimentos variados que incentivam o processo de interação social.

C)  

interiorizam padrões de comportamento e papéis sociais com menor visão crítica.

D)  

observam formas de convivência social baseadas na tolerância e no respeito.

E)  

apreendem modelos de sociedade pautados na observância das leis.

Como resolver?

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