Preguntas y Ejercicios de Ciências Humanas e suas Tecnologias | Simulado ENEM 2025 | Página 8

En esta sección encontrarás miles de preguntas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, cómo resolver cada una de las preguntas y la respuesta correcta.

Tendrás cuatro opciones en cada pregunta, intenta contestar correctamente y si no lo haces, tendrás la opción de ver la solución o escoger otra respuesta.

Si deseas saber com solucionar cada pregunta puedes dar clic en la opción "¿Cómo resolver? ".

Pregunta 36

(Geografia- ENEM 2022- Questão 51)

O mapa espacializa um recurso natural com alto potencial

para ocorrência de:

A)  

Abalos sísmicos periódicos.

B)  

Jazidas de minerais metálicos.

C)  

Reservas de combustíveis fósseis.

D)  

Aquíferos sedimentares profundos.

E)  

Estruturas geológicas metamórficas.

¿Cómo resolver?

Pregunta 37

Leia os textos a seguir.


Sim bem primeiro nasceu Caos, depois também Terra de amplo seio, de todos sede irresvalável sempre.

HESÍODO. Teogonia: a origem dos deuses. 3.ed. Trad. de Jaa Torrano. São Paulo: Iluminuras, 1995. p.91.

Segundo a mitologia ioruba, no início dos tempos havia dois mundos: Orum, espaço sagrado dos orixás, e Aiyê, que seria dos homens, feito apenas de caos e água. Por ordem de Olorum, o deus supremo, o orixá Oduduá veio à Terra trazendo uma cabaça com ingredientes especiais, entre eles a terra escura que jogaria sobre o oceano para garantir morada e sustento aos homens.

“A Criação do Mundo”. SuperInteressante. jul. 2008. Disponível em: http://super.abril.com.br/religiao/criacaomundo-447670.shtm. Acesso em: 1 abr. 2014.

No começo do tempo, tudo era caos, e este caos tinha a forma de um ovo de galinha. Dentro do ovo estavam Yin e Yang, as duas forças opostas que compõem o universo. Yin e Yang são escuridão e luz, feminino e masculino, frio e calor, seco e molhado.

PHILIP, N. O Livro Ilustrado dos Mitos: contos e lendas do mundo. Ilustrado por Nilesh Mistry. Trad. de Felipe Lindoso. São Paulo: Marco Zero, 1996. p.22.

Com base nos textos e nos conhecimentos sobre a passagem do mito para o logos na filosofia, considere as afirmativas a seguir;

  1. I - As diversas narrativas míticas da origem do mundo, dos seres e das coisas são genealogias que concebem o nascimento ordenado dos seres; são discursos que buscam o princípio que causa e ordena tudo que existe.

  2. II - Os mitos representam um relato de algo fabuloso que afirmam ter ocorrido em um passado remoto e impreciso, em geral grandes feitos apresentados como fundamento e começo da história de dada comunidade.

  3. III - Para Platão, a narrativa mitológica foi considerada, em certa medida, um modo de expressar determinadas verdades que fogem ao raciocínio, sendo, com frequência, algo mais do que uma opinião provável ao exprimir o vir-a-ser.

  4. IV - Quando tomado como um relato alegórico, o mito é reduzido a um conto fictício desprovido de qualquer correspondência com algum tipo de acontecimento, em que inexiste relação entre o real e o narrado.

Assinale a alternativa correta.

A)  

Somente as afirmativas I e II são corretas.

B)  

Somente as afirmativas I e IV são corretas.

C)  

Somente as afirmativas III e IV são corretas.

D)  

Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

E)  

Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

¿Cómo resolver?

Pregunta 38

(História- ENEM 2020 - Questão 87)

Como signatário da Declaração citada, o Brasil

comprometeu-se com a elaboração de políticas públicas

educacionais que contemplem a

A)  

criação de privilégios.

B)  

contenção dos gastos.

C)  

pluralidade dos sujeitos.

D)  

padronização do currículo.

E)  

valorização da meritocracia.

¿Cómo resolver?

Pregunta 39

A atividade intelectual que se instalou na Grécia a partir do séc. VI a.C. está substancialmente ancorada num exercício especulativo-racional. De fato, “[…] não é mais uma atividade mítica (porquanto o mito ainda lhe serve), mas filosófica; e isso quer dizer uma atividade regrada a partir de um comportamento epistêmico de tipo próprio: empírico e racional”.

SPINELLI, Miguel. Filósofos Pré-socráticos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1998, p. 32.

Sobre a passagem da atividade mítica para a filosófica, na Grécia, assinale a alternativa correta.

A)  

A mentalidade pré-filosófica grega é expressão típica de um intelecto primitivo, próprio de sociedades selvagens.

B)  

A filosofia racionalizou o mito, mantendo-o como base da sua especulação teórica e adotando a sua metodologia.

C)  

A narrativa mítico-religiosa representa um meio importante de difusão e manutenção de um saber prático fundamental para a vida cotidiana.

D)  

A Ilíada e a Odisseia de Homero são expressões culturais típicas de uma mentalidade filosófica elaborada, crítica e radical, baseada no logos.

E)  

Nenhuma das alternativas acima.

¿Cómo resolver?

Pregunta 40

A Divisão Internacional do Trabalho significa que alguns países se especializam em ganhar e outros, em perder. Nossa comarca no mundo, que hoje chamamos América Latina, foi precoce: especializou-se em perder desde os remotos tempos em que os europeus do Renascimento se aventuraram pelos mares e lhe cravaram os dentes na garganta. Passaram-se os séculos e a América Latina aprimorou suas funções.

GALENO, E. As veias abertas da América Latina. São Paulo: Paz e Terra, 1978.

Escrito na década de 1970, o texto considera a participação da América Latina na Divisão Internacional do Trabalho marcada pela

A)  

produção inovadora de padrões de tecnologia.

B)  

superação paulatina do caráter agroexportador.

C)  

apropriação imperialista dos recursos territoriais.

D)  

valorização econômica dos saberes tradicionais.

E)  

dependência externa do suprimento de alimentos.

¿Cómo resolver?

Practica con Simuladores

Prueba tu conocimiento, resuelve estos simuladores similares al examen Simulado ENEM

¿Necesitas ayuda con un ejercicio?

Realiza una pregunta y entre todos de esta comunidad la responderemos.