Preguntas y Ejercicios de Ciências Humanas e suas Tecnologias | Simulado ENEM 2025 | Página 10

En esta sección encontrarás miles de preguntas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, cómo resolver cada una de las preguntas y la respuesta correcta.

Tendrás cuatro opciones en cada pregunta, intenta contestar correctamente y si no lo haces, tendrás la opción de ver la solución o escoger otra respuesta.

Si deseas saber com solucionar cada pregunta puedes dar clic en la opción "¿Cómo resolver? ".

Pregunta 46

Ao diminuir o tamanho de um orifício atravessado por um feixe de luz, passa menos luz por intervalo de tempo, e próximo da situação de completo fechamento do orifício, verifica-se que a luz apresenta um comportamento como o ilustrado nas figuras. Sabe-se que o som, dentro de suas particularidades, também pode se comportar dessa forma. Em qual das situações a seguir está representado o fenômeno descrito no texto?

A)  

Ao se esconder atrás de um muro, um menino ouve a conversa de seus colegas.

B)  

Ao gritar diante de um desfiladeiro, uma pessoa ouve a repetição do seu próprio grito.

C)  

Ao encostar o ouvido no chão, um homem percebe o som de uma locomotiva antes de ouvi-lo pelo ar.

D)  

Ao ouvir uma ambulância se aproximando, uma pessoa percebe o som mais agudo do que quando aquela se afasta.

E)  

Ao emitir uma nota musical muito aguda, uma cantora de ópera faz com que uma taça de cristal se despedace.

¿Cómo resolver?

Pregunta 47

O poema acima sugere a existência de relações de afinidade ente os animais citados e nós, seres humanos. Respeitando a liberdade poética dos autores, a unidade taxonômica que expressa a afinidade existente entre nós e estes animais é:

A)  

A) o filo.

B)  

B) o reino.

C)  

C) a classe.

D)  

D) a família.

E)  

E) a espécie.

¿Cómo resolver?

Pregunta 48

Uma das modalidades presentes nas olimpíadas é o salto com vara. As etapas de um dos saltos de um atleta estão representadas na figura: Desprezando-se as forças dissipativas (resistência do ar e atrito), para que o salto atinja a maior altura possível, ou seja, o máximo de energia seja conservada, é necessário que:

A)  

A) a energia cinética, representada na etapa I, seja totalmente convertida em energia potencial elástica representada na etapa IV.

B)  

B) a energia cinética, representada na etapa II, seja totalmente convertida em energia potencial gravitacional, representada na etapa IV.

C)  

C) a energia cinética, representada na etapa I, seja totalmente convertida em energia potencial gravitacional, representada na etapa III.

D)  

D) a energia potencial gravitacional, representada na etapa II, seja totalmente convertida em energia potencial elástica, representada na etapa IV.

E)  

E) a energia potencial gravitacional, representada na etapa I, seja totalmente convertida em energia potencial elástica, representada na etapa III.

¿Cómo resolver?

Pregunta 49

Um dos processos usados no tratamento do lixo é a incineração, que apresenta vantagens e desvantagens. Em São Paulo, por exemplo, o lixo é queimado a altas temperaturas e parte da energia liberada é transformada em energia elétrica. No entanto, a incineração provoca a emissão de poluentes na atmosfera. Uma forma de minimizar a desvantagem da incineração, destacada no texto, é:

A)  

aumentar o volume do lixo incinerado para aumentar a produção de energia elétrica.

B)  

fomentar o uso de filtros nas chaminés dos incineradores para diminuir a poluição do ar.

C)  

aumentar o volume do lixo para baratear os custos operacionais relacionados ao processo.

D)  

fomentar a coleta seletiva de lixo nas cidades para aumentar o volume de lixo incinerado.

E)  

diminuir a temperatura de incineração do lixo para produzir maior quantidade de energia elétrica.

¿Cómo resolver?

Pregunta 50

Para medir o tempo de reação de uma pessoa, pode-se realizar a seguinte experiência: I. Mantenha uma régua (com cerca de 30 cm) suspensa verticalmente, segurando-a pela extremidade superior, de modo que o zero da régua esteja situado na extremidade inferior. II. A pessoa deve colocar os dedos de sua mão, em forma de pinça, próximos do zero da régua, sem tocá-la. III. Sem aviso prévio, a pessoa que estiver segurando a régua deve soltá-la. A outra pessoa deve procurar segurá-la o mais rapidamente possível e observar a posição do começo de segurar a régua, isto é, a distância que ela percorre durante a queda. O quadro seguinte mostra a posição em que três pessoas conseguiram segurar a régua e os respectivos tempos de reação. Distância percorrida pela régua durante a queda (metro) | Tempo de reação (segundo) 0,30 | 0,24 0,15 | 0,17 0,10 | 0,14 A distância percorrida pela régua aumenta mais rapidamente que o tempo de reação porque

A)  

energia mecânica da régua aumenta, o que a faz cair mais rápido.

B)  

resistência do ar aumenta, o que faz a régua cair com menor velocidade.

C)  

aceleração de queda da régua varia, o que provoca um movimento acelerado.

D)  

força peso da régua tem valor constante, o que gera um movimento acelerado.

E)  

velocidade da régua é constante, o que provoca uma passagem linear de tempo.

¿Cómo resolver?

Practica con Simuladores

Prueba tu conocimiento, resuelve estos simuladores similares al examen Simulado ENEM

¿Necesitas ayuda con un ejercicio?

Realiza una pregunta y entre todos de esta comunidad la responderemos.