Simulado ENEM

Cuestionario Simulador Gratuito ENEM 2016 - Segunda Aplicação | Pratique Online | Página 24

Creado por: juanbacan

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Você também pode:

Pergunta 116

Receitas de vida por um mundo mais doce
Pé de moleque

Ingredientes 
2 filhos que não param quietos
3 sobrinhos da mesma espécie
1 cachorro que adora uma farra
1 fim de semana ao ar livre

Preparo
Junte tudo com os ingredientes do Açúcar Naturale, mexa bem e deixe descansar. Não as crianças, que não vai adiantar. Sirva imediatamente, porque pé de moleque não para. Quer essa e outras receitas completas?
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Onde tem doce, tem Naturale.

Revista Saúde, n. 351, jun. 2012 (adaptado).

O texto é resultante do hibridismo de dois gêneros textuais. A respeito desse hibridismo, observa-se que a

A)

receita mistura-se ao gênero propaganda com a finalidade de instruir o leitor.

B)

receita é utilizada no gênero propaganda a fim de divulgar exemplos de vida.

C)

propaganda assume a forma do gênero receita para divulgar um produto alimentício.

D)

propaganda perde poder de persuasão ao assumir a forma do gênero receita.

E)

receita está a serviço do gênero propaganda ao solicitar que o leitor faça o doce.

Como resolver?

Pergunta 117

Poema tirado de uma notícia de jornal

João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número.
Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro
Bebeu
Cantou
Dançou
Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.

BANDEIRA, M. Estrela da vida inteira: poesias reunidas. Rio de Janeiro: José Olympio, 1980.

No poema de Manuel Bandeira, há uma ressignificação de elementos da função referencial da linguagem pela

A)

atribuição de título ao texto com base em uma notícia veiculada em jornal.

B)

utilização de frases curtas, características de textos do gênero jornalístico.

C)

indicação de nomes de lugares como garantia da veracidade da cena narrada.

D)

enumeração de ações, com foco nos eventos acontecidos à personagem do texto.

E)

apresentação de elementos próprios da noticia, tais como quem, onde, quando e o quê.

Como resolver?

Pergunta 118

Brinquedos cantados

 

Os brinquedos cantados são atividades diretamente relacionadas com o ato de cantar e ao conjunto dessas canções, a que chamamos de cancioneiro folclórico infantil. É difícil determinar sua origem. Parece que essas canções sempre existiram, sempre encantaram o povo e embalaram as criancinhas. A maioria parece ter chegado com os colonizadores portugueses, sofrendo influência ameríndia e africana, devido à colonização e posteriormente ao tráfico de escravos para o Brasil.
Analisando as letras de alguns brinquedos cantados, podemos observar que elas desenvolvem várias habilidades motoras, como: motricidade ampla, ritmo, equilíbrio, direcionalidade, Iateralidade, percepção espaço-temporal, tônus muscular, entre outras. E no cognitivo, as letras e coreografias ajudam a criança a desenvolver a atenção, a imaginação e a criatividade.

ZOBOLI, F.; FURTUOSO, M. S.; TELLES, C. O brinquedo cantado na escola: uma ferramenta no processo de aprendizagem. Disponível em:www.efdeportescom. Acesso em: 14 dez. 2012 (adaptado).

O brinquedo cantado é um importante componente da cultura corporal brasileira, sendo vivenciado com frequência por muitas crianças. Identifica-se o seu valor para a tradição cultural no(a)

A)

ampliação dada à força motora das crianças devido ao uso da música e das danças.

B)

condição educativa fundamentada no uso de jogos sem regras previamente estabelecidas.

C)

histórico indeterminado dessa forma de brincadeira representativa do cancioneiro folclórico.

D)

uso de técnicas, facilmente adotadas por qualquer criança, que intensificam a motricidade esportiva.

E)

possibilidade de contribuição para o desenvolvimento integral do indivíduo.

Como resolver?

Pergunta 119

Esaú e Jacó

 

Ora, aí está justamente a epígrafe do livro, se eu lhe quisesse pôr alguma, e não me ocorresse outra. Não é somente um meio de completar as pessoas da narração com as ideias que deixarem, mas ainda um par de Lunetas para que o leitor do Iivro penetre o que for menos claro ou totalmente escuro.
Por outro lado, há proveito em irem as pessoas da minha história colaborando nela, ajudando o autor, por uma Iei de solidariedade, espécie de troca de serviços, entre o enxadrista e os seus trabalhos.
Se aceitas a comparação, distinguirás o rei e a dama, o bispo e o cavalo, sem que o cavalo possa fazer de torre, nem a torre de peão. Há ainda a diferença da cor, branca e preta, mas esta não tira o poder da marcha de cada peça, e afinal umas e outras podem ganhar a partida, e assim vai o mundo.

ASSIS, M. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1964 (fragmento).

O fragmento do romance Esaú e Jacó mostra como o narrador concebe a leitura de um texto literário. Com base nesse trecho, tal leitura deve levar em conta

A)

o leitor como peça fundamental na construção dos sentidos.

B)

a luneta como objeto que permite ler melhor.

C)

o autor como único criador de significados.

D)

o caráter de entretenimento da literatura.

E)

a solidariedade de outros autores.

Como resolver?

Pergunta 120

Banco de preguntas

RIC. Disponível em: www.nanquim.com.br. Acesso em: 8 dez. 2012.

O texto faz referência aos sistemas de comunicação e informação. A crítica feita a urna das ferramentas midiáticas se fundamenta na falta de

A)

opinião dos leitores nas redes sociais.

B)

recursos tecnológicos nas empresas jornalísticas.

C)

instantaneidade na divulgação da notícia impressa.

D)

credibilidade das informações veiculadas nos blogs.

E)

adequação da linguagem jornalística ao público jovem.

Como resolver?

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