Simulado ENEM

Cuestionario Simulador Gratuito ENEM 2016 - Segunda Aplicação | Pratique Online | Página 14

Creado por: juanbacan

Prepare-se para o ENEM com nosso simulador gratuito da segunda aplicação de 2016. Pratique questões reais, teste seus conhecimentos e melhore seu desempenho para a prova que se aproxima. Acesse e treine online agora!
Compartir

Você também pode:

Pergunta 66

Companheira viajante
Suavemente revelada? Bem no interior de nossas células, uma clandestina e estranha alma existe. Silenciosamente, ela trama e aparece cumprindo seus afazeres domésticos cotidianos, descobrindo seu nicho especial em nossa fogosa cozinha metabólica, mantendo entropia em apuros, em ciclos variáveis noturnos e diurnos. Contudo, raramente ela nos acende, apesar de sua fornalha consumi-la. Sua origem? Microbiana, supomos. Julga-se adapta da às células eucariontes, considerando-se como escrava – uma serva a serviço de nossa verdadeira evolução.

McMURRAY, W. C. The traveler. Trends In Blochcmical Sciences, 1994 (adaptado).

A organela celular descrita de forma poética no texto é o(a)

A)

centríolo.

B)

lisossomo.

C)

mitocôndria.

D)

complexo golgiense.

E)

retículo endoplasmático liso.

Como resolver?

Pergunta 67

Até 1824 acreditava-se que as máquinas térmicas, cujos exemplos são as máquinas a vapor e os atuais motores a combustão. poderiam ter um funcionamento ideal. Sadi Carnot demonstrou a impossibilidade de uma máquina térmica, funcionando em ciclos entre duas fontes térmicas (uma quente e outra fria), obter 100% de rendimento.

Tal limitação ocorre porque essas máquinas

A)

realizam trabalho mecânico.

B)

produzem aumento da entropia.

C)

utilizam transformações adiabáticas.

D)

contrariam a lei da conservação de energia.

E)

funcionam com temperatura igual à da fonte quente.

Como resolver?

Pergunta 68

Em uma aula de biologia sobre formação vegetal brasileira, a professora destacou que em uma região, a flora convive com condições ambientais curiosas. As características dessas plantas não estão relacionadas com a falta de água, mas com as condições do solo, que é pobre em sais minerais, ácido e rico em alumínio. Além disso, essas plantas possuem adaptações ao fogo.

As características adaptativas das plantas que correspondem à região destacada pela professora são:

A)

Raízes escoras e respiratórias.

B)

Raízes tabulares e folhas largas.

C)

Casca grossa e galhos retorcidos.

D)

Raízes aéreas e perpendiculares ao solo.

E)

Folhas reduzidas ou modificadas em espinhos.

Como resolver?

Pergunta 69

Em Bangladesh, mais da metade dos poços artesianos cuja água serve à população local está contaminada com arsênio proveniente de minerais naturais e de pesticidas. O arsênio apresenta efeitos tóxicos cumulativos. A ONU desenvolveu um kit para tratamento dessa água a fim de torná-la segura para o consumo humano. O princípio desse kit é a remoção do arsênio por meio de uma reação de precipitação com sais de ferro(l) que origina um sólido volumoso de textura gelatinosa.

Disponível em: http:itciaea.org. Acesso em: 11 dez.2012 (adaptado).

Com o uso desse kit, a população local pode remover o elemento tóxico por meio de

A)

fervura.

B)

filtração.

C)

destilação.

D)

calcinação.

E)

evaporação.

Como resolver?

Pergunta 70

Nos dias frios. é comum ouvir expressões como: “Esta roupa é quentinha” ou então “Feche a janela para o frio não entrar”. As expressões do senso comum utilizadas estão em desacordo com o conceito de calor da termodinâmica. A roupa não é “quentinha”, muito menos o frio “entra” pela janela.

A utilização das expressões “roupa é quentinha” e “para o frio não entrar” é inadequada, pois o(a)

A)

roupa absorve a temperatura do corpo da pessoa, e o frio não entra pela janela, o calor é que sai por ela.

B)

roupa não fornece calor por ser um isolante térmico, e o frio não entra pela janela. pois é a temperatura da sala que sai por ela.

C)

roupa não é uma fonte de temperatura, e o frio não pode entrar pela janela, pois o calor está contido na sala, logo o calor é que sai por ela.

D)

calor não está contido num corpo, sendo uma forma de energia em trânsito de um corpo de maior temperatura para outro de menor temperatura.

E)

calor está contido no corpo da pessoa, e não na roupa, sendo uma forma de temperatura em trânsito de um corpo mais quente para um corpo mais frio.

Como resolver?

Pratique com Simuladores

Teste seu conhecimento, resolva estes simuladores similares ao exame ICFES

Precisa de ajuda com um exercício?

Faça uma pergunta e entre todos desta comunidade a responderemos.