Simulado ENEM

Cuestionario Simulador Gratuito ENEM 2013 - Primeira Aplicação | Pratique Online | Página 8

Creado por: juanbacan

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Pergunta 36

Até hoje admitia-se que nosso conhecimento se devia regular pelos objetos; porém, todas as tentativas para descobrir, mediante conceitos, algo que ampliasse nosso conhecimento, malogravam-se com esse pressuposto. Tentemos, pois, uma vez, experimentar se não se resolverão melhor as tarefas da metafísica, admitindo que os objetos se deveriam regular pelo nosso conhecimento.

KANT, I. Crítica da razão pura. Lisboa: Calouste-Gulbenkian, 1994 (adaptado).

O trecho em questão é uma referência ao que ficou conhecido como revolução copernicana na filosofia. Nele, confrontam-se duas posições filosóficas que

A)

assumem pontos de vista opostos acerca da natureza do conhecimento.

B)

defendem que o conhecimento é impossível, restando-nos somente o ceticismo.

C)

revelam a relação de interdependência entre os dados da experiência e a reflexão filosófica.

D)

apostam, no que diz respeito às tarefas da filosofia, na primazia das ideias em relação aos objetos.

E)

refutam-se mutuamente quanto à natureza do nosso conhecimento e são ambas recusadas por Kant.

Como resolver?

Pergunta 37

Nos últimos decênios, o território conhece grandes mudanças em função de acréscimos técnicos que renovam a sua materialidade, como resultado e condição, ao mesmo tempo, dos processos econômicos e sociais em curso.

SANTOS, M.; SILVEIRA; M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2004 (adaptado).

A partir da última década, verifica-se a ocorrência no Brasil de alterações significativas no território, ocasionando impactos sociais, culturais e econômicos sobre comunidades locais, e com maior intensidade, na Amazônia Legal, com a

A)

reforma e ampliação de aeroportos nas capitais dos estados.

B)

ampliação de estádios de futebol para a realização de eventos esportivos.

C)

construção de usinas hidrelétricas sobre os rios Tocantins, Xingu e Madeira.

D)

instalação de cabos para a formação de uma rede informatizada de comunicação.

E)

formação de uma infraestrutura de torres que permitem a comunicação móvel na região.

Como resolver?

Pergunta 38

A recuperação da herança cultural africana deve levar em conta o que é próprio do processo cultural: seu movimento, pluralidade e complexidade. Não se trata, portanto, do resgate ingênuo do passado nem do seu cultivo nostálgico, mas de procurar perceber o próprio rosto cultural brasileiro. O que se quer é captar seu movimento para melhor compreendê-lo historicamente.

MINAS GERAIS: Cadernos do Arquivo 1: Escravidão em
Minas Gerais. Belo Horizonte: Arquivo Público Mineiro, 1988.

Com base no texto, a análise de manifestações culturais de origem africana, como a capoeira ou o candomblé, deve considerar que elas

A)

permanecem como reprodução dos valores e costumes africanos.

B)

perderam a relação com o seu passado histórico.

C)

derivam da interação entre valores africanos e a experiência histórica brasileira.

D)

contribuem para o distanciamento cultural entre negros e brancos no Brasil atual.

E)

demonstram a maior complexidade cultural dos africanos em relação aos europeus.

Como resolver?

Pergunta 39

Banco de preguntas

A charge ironiza a política desenvolvimentista do governo Juscelino Kubitschek, ao

A)

evidenciar que o incremento da malha viária diminuiu as desigualdades regionais do país.

B)

destacar que a modernização das indústrias dinamizou a produção de alimentos para o mercado interno.

C)

enfatizar que o crescimento econômico implicou aumento das contradições socioespaciais.

D)

ressaltar que o investimento no setor de bens duráveis incrementou os salários de trabalhadores.

E)

mostrar que a ocupação de regiões interioranas abriu frentes de trabalho para a população local.

Como resolver?

Pergunta 40

Ela acorda tarde depois de ter ido ao teatro e à dança; ela lê romances, além de desperdiçar o tempo a olhar para a rua da sua janela ou da sua varanda; passa horas no toucador a arrumar o seu complicado penteado; um número igual de horas praticando piano e mais outras na sua aula de francês ou de dança.

Comentário do Padre Lopes da Gama acerca dos costumes femininos (1839) apud SILVA, T. V. Z. Mulheres, cultura e literatura brasileira. Ipotasi – Revista de Estudos Literários. Juiz de Fora, v. 2. n. 2, 1998.

TEXTO II

As janelas e portas gradeadas com treliças não eram cadeias confessas, positivas; mas eram, pelo aspecto e pelo seu destino, grandes gaiolas, onde os pais e maridos zelavam, sonegadas à sociedade, as filhas e as esposas.

MACEDO, J. M. Memórias da Rua do Ouvidor (1878). Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 20 maio 2013 (adaptado).

A representação social do feminino comum aos dois textos é o(a)

A)

submissão de gênero, apoiada pela concepção patriarcal de família.

B)

acesso aos produtos de beleza, decorrência da abertura dos portos.

C)

ampliação do espaço de entretenimento, voltado às distintas classes sociais.

D)

proteção da honra, mediada pela disputa masculina em relação às damas da corte.

E)

valorização do casamento cristão, respaldado pelos interesses vinculados à herança.

Como resolver?

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