Simulado ENEM

Cuestionario Simulador Gratuito ENEM 2013 - Primeira Aplicação | Pratique Online | Página 25

Creado por: juanbacan

Prepare-se para o ENEM com nosso simulador gratuito da primeira aplicação de 2013. Treine com questões reais, avalie seu desempenho e aumente suas chances na prova que se aproxima. Acesse e pratique online agora!
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Você também pode:

Pergunta 121

Mal secreto

Se a cólera que espuma, a dor que mora
N’aIma, e destrói cada ilusão que nasce,
Tudo o que punge, tudo o que devora
O coração, no rosto se estampasse;

Se se pudesse, o espirito que chora,
Ver através da máscara da face,
Quanta gente, talvez, que inveja agora
Nos causa, então piedade nos causasse!

Quanta gente que ri, talvez, consigo
Guarda um atroz, recôndito inimigo,
Como invisível chaga cancerosa!

Quanta gente que ri, talvez existe,
Cuja ventura única consiste
Em parecer aos outros venturosa!

(CORREIA, R. In: PATRIOTA, M. Para compreender Raimundo Correia. Brasilia: Alhambra, 1995.)

Coerente com a proposta parnasiana de cuidado formal e racionalidade na condução temática, o soneto de Raimundo Correia reflete sobre a forma como as emoções do indivíduo são julgadas em sociedade. Na concepção do eu lírico, esse julgamento revela que

A)

a necessidade de ser socialmente aceito leva o indivíduo a agir de forma dissimulada.

B)

o sofrimento íntimo torna-se mais ameno quando compartilhado por um grupo social.

C)

a capacidade de perdoar e aceitar as diferenças neutraliza o sentimento de inveja.

D)

o instinto de solidariedade conduz o indivíduo a apiedar-se do próximo.

E)

a transfiguração da angústia em alegria é um artifício nocivo ao convívio social.

Como resolver?

Pergunta 122

Mesmo tendo a trajetória do movimento interrompida com a prisão de seus dois líderes, o tropicalismo não deixou de cumprir seu papel de vanguarda na música popular brasileira. A partir da década de 70 do século passado, em lugar do produto musical de exportação de nível internacional prometido pelos baianos com a “retomada da linha evolutória”, instituiu-se nos meios de comunicação e na indústria do lazer uma nova era musical.

TINHORÃO, J. R. Pequena história da música popular: da modinha ao tropicalismo. São Paulo: Art, 1986 (adaptado).

A nova era musical mencionada no texto evidencia um gênero que incorporou a cultura de massa e se adequou à realidade brasileira. Esse gênero está representado pela obra cujo trecho da letra é:

A)

A estrela d'alva / No céu desponta / E a lua anda tonta / Com tamanho esplendor. (As pastorinhas, Noel Rosa e João de Barro)

B)

Hoje / Eu quero a rosa mais linda que houver / Quero a primeira estrela que vier / Para enfeitar a noite do meu bem. (A noite do meu bem, Dolores Duran)

C)

No rancho fundo / Bem pra lá do fim do mundo / Onde a dor e a saudade / Contam coisas da cidade. (No rancho fundo, Ary Barroso e Lamartine Babo)

D)

Baby Baby / Não adianta chamar / Quando alguém está perdido / Procurando se encontrar. (Ovelha negra, Rita Lee)

E)

Pois há menos peixinhos a nadar no mar / Do que os beijinhos que eu darei / Na sua boca. (Chega de saudade, Tom Jobim e Vinicius de Moraes)

Como resolver?

Pergunta 123

Futebol: “A rebeldia é que muda o mundo”

Conheça a história de Afonsinho, o primeiro jogador do futebol brasileiro a derrotar a cartolagem e a conquistar o Passe Livre, há exatos 40 anos

Pelé estava se aposentando pra valer pela primeira vez, então com a camisa do Santos (porque depois voltaria a atuar pelo New York Cosmos, dos Estados Unidos), em 1972, quando foi questionado se, finalmente, sentia-se um homem livre. O Rei respondeu sem titubear:
— Homem livre no futebol só conheço um: o Afonsinho. Este sim pode dizer, usando as suas palavras, que deu o grito de independência ou morte. Ninguém mais. O resto é conversa.
Apesar de suas declarações serem motivo de chacota por parte da mídia futebolística e até dos torcedores brasileiros, o Atleta do Século acertou. E provavelmente acertaria novamente hoje.
Pela admiração por um de seus colegas de clube daquele ano. Pelo reconhecimento do caráter e personalidade de um dos jogadores mais contestadores do futebol nacional. E principalmente em razão da história de luta — e vitória — de Afonsinho sobre os cartolas.

ANDREUCCI, R. Disponível em: http://carosamigos.terra.com.br. Acesso em: 19 ago. 2011.

O autor utiliza marcas linguísticas que dão ao texto um caráter informal. Uma dessas marcas é identificada em:

A)

“[...] o Atleta do Século acertou.”

B)

“O Rei respondeu sem titubear [...]”.

C)

“E provavelmente acertaria novamente hoje.”

D)

“Pelé estava se aposentando pra valer pela primeira vez [...]”.

E)

“Pela admiração por um de seus colegas de clube daquele ano.”

Como resolver?

Pergunta 124

Banco de preguntas

Nessa charge, o recurso morfossintático que colabora para o efeito de humor está indicado pelo(a)

A)

emprego de uma oração adversativa, que orienta a quebra da expectativa ao final.

B)

uso de conjunção aditiva, que cria uma relação de causa e efeito entre as ações.

C)

retomada do substantivo "mãe", que desfaz a ambiguidade dos sentidos a ele atribuídos.

D)

utilização da forma pronominal "la", que reflete um tratamento formal do filho em relação à "mãe".

E)

repetição da forma verbal "é", que reforça a relação de adição existente entre as orações.

Como resolver?

Pergunta 125

Banco de preguntas

Pelas características da linguagem visual e pelas escolhas vocabulares, pode-se entender que o texto possibilita a reflexão sobre uma problemática contemporânea ao

A)

criticar o transporte rodoviário brasileiro, em razão da grande quantidade de caminhões nas estradas.

B)

ironizar a dificuldade de locomoção no trânsito urbano, devida ao grande fluxo de veículos.

C)

expor a questão do movimento como um problema existente desde tempos antigos, conforme frase citada.

D)

restringir os problemas de tráfego a veículos particulares, defendendo, como solução, o transporte público.

E)

propor a ampliação de vias nas estradas, detalhando o espaço exíguo ocupado pelos veículos nas ruas.

Como resolver?

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