Simulado ENEM

Cuestionario Simulador Gratuito ENEM 2013 - Primeira Aplicação | Pratique Online | Página 21

Creado por: juanbacan

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Pergunta 101

Banco de preguntas

GRUPO ESCOLAR DE PALMEIRAS. Redações de Maria Anna de Biase e J. B. Pereira sobre a Bandeira Nacional. Palmeiras (SP), 18 nov. 1911. Acervo APESP. Coleção DAESP. C10279. Disponível em: www.arquivoestado.sp.gov.br. Acesso em: 15 maio 2013. (Foto: Reprodução)

O documento foi retirado de uma exposição on-line de manuscritos do estado de São Paulo do início do século XX. Quanto à relevância social para o leitor da atualidade, o texto

A)

funciona como veículo de transmissão de valores patrióticos próprios do período em que foi escrito.

B)

cumpre uma função instrucional de ensinar regras de comportamento em eventos cívicos.

C)

deixa subentendida a ideia de que o brasileiro preserva as riquezas naturais do país.

D)

argumenta em favor da construção de uma nação com igualdade de direitos.

E)

apresenta uma metodologia de ensino restrita a uma determinada época.

Como resolver?

Pergunta 102

O jogo é uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e de espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e de alegria e de uma consciência de ser diferente da “vida quotidiana”.

HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2004.

Segundo o texto, o jogo comporta a possibilidade de fruição. Do ponto de vista das práticas corporais, essa fruição se estabelece por meio do(a)

A)

fixação de táticas, que define a padronização para maior alcance popular.

B)

competitividade, que impulsiona o interesse pelo sucesso.

C)

refinamento técnico, que gera resultados satisfatórios.

D)

caráter lúdico, que permite experiências inusitadas.

E)

uso tecnológico, que amplia as opções de lazer.

Como resolver?

Pergunta 103

Novas tecnologias

Atualmente, prevalece na mídia um discurso de exaltação das novas tecnologias, principalmente aquelas ligadas às atividades de telecomunicações. Expressões frequentes como “o futuro já chegou”, “maravilhas tecnológicas” e “conexão total com o mundo” “fetichi – zam” novos produtos, transformando-os em objetos do desejo, de consumo obrigatório. Por esse motivo carregamos hoje nos bolsos, bolsas e mochilas o “futuro” tão festejado.
Todavia, não podemos reduzir-nos a meras vítimas de um aparelho midiático perverso, ou de um aparelho capitalista controlador. Há perversão, certamente, e controle, sem sombra de dúvida. Entretanto, desenvolvemos uma relação simbiótica de dependência mútua com os veículos de comunicação, que se estreita a cada imagem compartilhada e a cada dossiê pessoal transformado em objeto público de entretenimento.
Não mais como aqueles acorrentados na caverna de Platão, somos livres para nos aprisionar, por espontânea vontade, a esta relação sadomasoquista com as estruturas midiáticas, na qual tanto controlamos quanto somos controlados.

SAMPAIO A. S. A microfísica do espetáculo. Disponível em: http://observatoriodaimprensa.com.br. Acesso em: 1 mar 2013 (adaptado).

Ao escrever um artigo de opinião, o produtor precisa criar uma base de orientação linguística que permita alcançar os leitores e convencê-los com relação ao ponto de vista defendido. Diante disso, nesse texto, a escolha das formas verbais em destaque objetiva

A)

criar relação de subordinação entre leitor e autor, já que ambos usam as novas tecnologias.

B)

enfatizar a probabilidade de que toda população brasileira esteja aprisionada às novas tecnologias.

C)

indicar, de forma clara, o ponto de vista de que hoje as pessoas são controladas pelas novas tecnologias.

D)

tornar o leitor copartícipe do ponto de vista de que ele manipula as novas tecnologias e por elas é manipulado.

E)

demonstrar ao leitor sua parcela de responsabilidade por deixar que as novas tecnologias controlem as pessoas.

Como resolver?

Pergunta 104

Olá! Negro 

Os netos de teus mulatos e de teus cafuzos
e a quarta e a quinta gerações de teu sangue sofredor
tentarão apagar a tua cor!
E as gerações dessas gerações quando apagarem
a tua tatuagem execranda,
não apagarão de suas almas, a tua alma, negro!
Pai-João, Mãe-negra, Fulô, Zumbi,
negro-fujão, negro cativo, negro rebelde
negro cabinda, negro congo, negro íoruba,
negro que foste para o algodão de USA
para os canaviais do Brasil,
para o tronco, para o colar de ferro, para a canga
de todos os senhores do mundo;
eu melhor compreenda agora os teus blues
nesta hora triste da raça branca, negro!
Olá, Negro! Olá. Negro!
A raça que te enforca, enforca-se de tédio, negro!

LIMA. J, Obras completas: Rio de Janeiro, Aguilar, 1958 (fragmento).

O conflito de gerações e de grupos étnicos reproduz, na visão do eu lírico, um contexto social assinalado por

A)

modernização dos modos de produção e consequente enriquecimento dos brancos.

B)

preservação da memória ancestral e resistência negra à apatia cultural dos brancos.

C)

superação dos costumes antigos por meio da incorporação de valores dos colonizados.

D)

nivelamento social de descendentes de escravos e de senhores pela condição de pobreza.

E)

antagonismo entre grupos de trabalhadores e lacunas de hereditariedade.

Como resolver?

Pergunta 105

Até quando?

Não adianta olhar pro céu
Com muita fé e pouca luta
Levanta aí que você tem muito protesto pra fazer
E muita greve, você pode, você deve, pode crer
Não adianta olhar pro chão
Virar a cara pra não ver
Se liga aí que te botaram numa cruz e só porque Jesus
Sofreu não quer dizer que você tenha que sofrer!

GABRIEL, O PENSADOR. Seja você mesmo (mas não seja sempre o mesmo). Rio de Janeiro: Sony Music, 2001 (fragmento).

As escolhas linguísticas feitas pelo autor conferem ao texto

A)

caráter atual, pelo uso de linguagem própria da internet.

B)

cunho apelativo, pela predominância de imagens metafóricas.

C)

tom de diálogo, pela recorrência de gírias.

D)

espontaneidade, pelo uso da linguagem coloquial.

E)

originalidade, pela concisão da linguagem.

Como resolver?

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