Simulado ENEM

Cuestionario Simulado ENEM 2017 Primeira Aplicação Online e Gratuito | Questões Oficiais | Página 18

Creado por: juanbacan

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Pergunta 86

Estão aí, como se sabe, dois candidatos à presidência, os senhores Eduardo Gomes e Eurico Dutra, e um terceiro, o senhor Getúlio Vargas, que deve ser candidato de algum grupo político oculto, mas é também o candidato popular. Porque há dois “queremos”: o “queremos” dos que querem ver se continuam nas posições e o “queremos” popular… Afinal, o que é que o senhor Getúlio Vargas é? É fascista? É comunista? É ateu? É cristão? Quer sair? Quer ficar? O povo, entretanto, parece que gosta dele por isso mesmo, porque ele é “à moda da casa”.

A Democracia. 16 set. 1945, apud GOMES, A. C.; D’ARAÚJO, M. C. Getulismo e trabalhismo. São Paulo: Ática, 1989.

O movimento político mencionado no texto caracterizou-se por

A)

reclamar a participação das agremiações partidárias.

B)

apoiar a permanência da ditadura estadonovista.

C)

demandar a confirmação dos direitos trabalhistas.

D)

reivindicar a transição constitucional sob influência do governante.

E)

resgatar a representatividade dos sindicatos sob controle social.

Como resolver?

Pergunta 87

O instituto popular, de acordo com o exame da razão, fez da figura do alferes Xavier o principal dos inconfidentes, e colocou os seus parceiros a meia ração de glória. Merecem, decerto, a nossa estima aqueles outros; eram patriotas. Mas o que se ofereceu a carregar com os pecadores de Israel, o que chorou de alegria quando viu comutada a pena de morte dos seus companheiros, pena que só ia ser executada nele, o enforcado, o esquartejado, o decapitado, esse tem de receber o prêmio na proporção do martírio, e ganhar por todos, visto que pagou por todos.

ASSIS, M. Gazeta de Notícias, n. 114, 24 abr. 1892.

No processo de transição para a República, a narrativa machadiana sobre a Inconfidência Mineira associa

A)

redenção cristã e cultura cívica.

B)

veneração aos santos e radicalismo militar.

C)

apologia aos protestantes e culto ufanista.

D)

tradição messiânica e tendência regionalista.

E)

representação eclesiástica e dogmatismo ideológico.

Como resolver?

Pergunta 88

No período anterior ao golpe militar de 1964, os documentos episcopais indicavam para os bispos que o desenvolvimento econômico, e claramente o desenvolvimento capitalista, orientando-se no sentido da justa distribuição da riqueza, resolveria o problema da miséria rural e, consequentemente, suprimiria a possibilidade do proselitismo e da expansão comunista entre os camponeses. Foi nesse sentido que o golpe de Estado, de 31 de março de 1964, foi acolhido pela Igreja.

MARTINS, J. S. A política do Brasil: lúmpen e místico. São Paulo: Contexto, 2011 (adaptado).

Em que pesem as divergências no interior do clero após a instalação da ditadura civil-militar, o posicionamento mencionado no texto fundamentou-se no entendimento da hierarquia católica de que o(a)

A)

luta de classes é estimulada pelo livre mercado.

B)

poder oligárquico é limitado pela ação do Exército.

C)

doutrina cristã é beneficiada pelo atraso do interior.

D)

espaço político é dominado pelo interesse empresarial.

E)

manipulação ideológica é favorecida pela privação material.

Como resolver?

Pergunta 89

O conceito de democracia, no pensamento de Habermas, é construído a partir de uma dimensão procedimental, calcada no discurso e na deliberação. A legitimidade democrática exige que o processo de tomada de decisões políticas ocorra a partir de uma ampla discussão pública, para somente então decidir. Assim, o caráter deliberativo corresponde a um processo coletivo de ponderação e análise, permeado pelo discurso, que antecede a decisão.

VITALE, D. Jürgen Habermas, modernidade e democracia deliberativa. Cadernos do CRH (UFBA), v. 19, 2006 (adaptado).

O conceito de democracia proposto por Jürgen Habermas pode favorecer processos de inclusão social. De acordo com o texto, é uma condição para que isso aconteça o(a)

A)

participação direta periódica do cidadão.

B)

debate livre e racional entre cidadãos e Estado.

C)

interlocução entre os poderes governamentais.

D)

eleição de lideranças políticas com mandatos temporários.

E)

controle do poder político por cidadãos mais esclarecidos.

Como resolver?

Pergunta 90

Uma pessoa vê-se forçada pela necessidade a pedir dinheiro emprestado. Sabe muito bem que não poderá pagar, mas vê também que não lhe emprestarão nada se não prometer firmemente pagar em prazo determinado. Sente a tentação de fazer a promessa; mas tem ainda consciência bastante para perguntar a si mesma: não é proibido e contrário ao dever livrar-se de apuros desta maneira? Admitindo que se decida a fazê-lo, a sua máxima de ação seria: quando julgo estar em apuros de dinheiro, vou pedi-lo emprestado e prometo pagá-lo, embora saiba que tal nunca sucederá.

KANT, I. Fundamentação da metafísica dos costumes. São Paulo: Abril Cultural, 1980.

De acordo com a moral kantiana, a “falsa promessa de pagamento” representada no texto

A)

assegura que a ação seja aceita por todos a partir da livre discussão participativa.

B)

garante que os efeitos das ações não destruam a possibilidade da vida futura na terra.

C)

opõe-se ao princípio de que toda ação do homem possa valer como norma universal.

D)

materializa-se no entendimento de que os fins da ação humana podem justificar os meios.

E)

permite que a ação individual produza a mais ampla felicidade para as pessoas envolvidas.

Como resolver?

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