Simulado ENEM

Cuestionario Simulador Gratuito ENEM 2010 - Treine Agora | Página 3

Creado por: juanbacan

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Você também pode:

Pergunta 11

A evolução do processo de transformação de matérias-primas em produtos acabados ocorreu em três estágios: artesanato, manufatura e maquinofatura.

Um desses estágios foi o artesanato, em que se

A)

trabalhava conforme o ritmo das máquinas e de maneira padronizada.

B)

trabalhava geralmente sem o uso de máquinas e de modo diferente do modelo de produção em série.

C)

empregavam fontes de energia abundantes para o funcionamento das máquinas.

D)

realizava parte da produção por cada operário, com uso de máquinas e trabalho assalariado.

E)

faziam interferência do processo produtivo por técnicos e gerentes com vistas a determinar o ritmo de produção.

Como resolver?

Pergunta 12

A serraria construía ramais ferroviários que adentravam as grandes matas, onde grandes locomotivas com guindastes e correntes gigantescas de mais de 100 metros arrastavam, para as composições de trem, as toras que jaziam abatidas por equipes de trabalhadores que anteriormente passavam pelo local. Quando o guindaste arrastava as grandes toras em direção à composição de trem, os ervais nativos que existiam em meio às matas eram destruídos por este deslocamento.

MACHADO P. P. Lideranças do Contestado. Campinas: Unicamp, 2004 (adaptado).

No início do século XX, uma série de empreendimentos capitalistas chegou à região do meio-oeste de Santa Catarina – ferrovias, serrarias e projetos de colonização. Os impactos sociais gerados por esse processo estão na origem da chamada Guerra do Contestado. Entre tais impactos, encontrava-se

A)

a absorção dos trabalhadores rurais como trabalhadores da serraria, resultando em um processo de êxodo rural.

B)

o desemprego gerado pela introdução das novas máquinas, que diminuíam a necessidade de mão de obra.

C)

a desorganização da economia tradicional, que sustentava os posseiros e os trabalhadores rurais da região.

D)

a diminuição do poder dos grandes coronéis da região, que passavam disputar o poder político com os novos agentes.

E)

o crescimento dos conflitos entre os operários empregados nesses empreendimentos e os seus proprietários, ligados ao capital internacional.

Como resolver?

Pergunta 13

As secas e o apelo econômico da borracha — produto que no final do século XIX alcançava preços altos nos mercados internacionais — motivaram a movimentação de massas humanas oriundas do Nordeste do Brasil para o Acre. Entretanto, até o início do século XX, essa região pertencia à Bolívia, embora a maioria da sua população fosse brasileira e não obedecesse à autoridade boliviana.

Para reagir à presença de brasileiros, o governo de La Paz negociou o arrendamento da região a uma entidade internacional, o Bolivian Syndicate, iniciando violentas disputas dos dois lados da fronteira. O conflito só terminou em 1903, com a assinatura do Tratado de Petrópolis, pelo qual o Brasil comprou o território por 2 milhões de libras esterlinas.

 

 

DISPONÍVEL em: www.mre.gov.br.  Acesso em: 03 nov. 2008 (adaptado)

Compreendendo o contexto em que ocorreram os fatos apresentados, o Acre tornou-se parte do território nacional brasileiro

A)

pela formalização do Tratado de Petrópolis, que indenizava o Brasil pela sua anexação.

B)

por meio do auxílio do Bolivian Syndicate aos emigrantes brasileiros na região.

C)

devido à crescente emigração de brasileiros que exploravam os seringais.

D)

em função da presença de inúmeros imigrantes estrangeiros na região.

E)

pela indenização que os emigrantes brasileiros pagaram à Bolívia.

Como resolver?

Pergunta 14

No dia 28 de fevereiro de 1985, era inaugurada a Estrada de Ferro Carajás, pertencente e diretamente operada pela Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), na região Norte do país, ligando o interior ao principal porto da região, em São Luís. Por seus, aproximadamente, 900 quilômetros de linha, passam, hoje, 5353 vagões e 100 locomotivas.

Dísponivel em: http://www.transportes.gov.br. Acesso em 27 jul. 2010 (adaptado).

A ferrovia em questão é de extrema importância para a logística do setor primário da economia brasileira, em especial para porções dos estados do Pará e Maranhão. Um argumento que destaca a importância estratégica dessa porção do território é a

A)

produção de energia para as principais áreas industriais do país.

B)

produção sustentável de recursos minerais não metálicos.

C)

capacidade de produção de minerais metálicos.

D)

logística de importação de matérias-primas industriais.

E)

produção de recursos minerais energéticos.

Como resolver?

Pergunta 15

A usina hidrelétrica de Belo Monte será construída no rio Xingu, no município de Vitória de Xingu, no Pará. A usina será a terceira maior do mundo e a maior totalmente brasileira, com capacidade de 11,2 mil megawatts. Os índios do Xingu tomam a paisagem com seus cocares, arcos e flechas. Em Altamira, no Pará, agricultores fecharam estradas de uma região que será inundada pelas águas da usina.

BACOCCINA, D. QUEIROZ, G.: BORGES, R. Fim do leilão, começo da confusão.
Istoé Dinheiro. Ano 13, n.o 655, 28 abri 2010 (adaptado).

Os impasses, resistências e desafios associados à construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte estão relacionados

A)

ao potencial hidrelétrico dos rios no norte e nordeste quando comparados às bacias hidrográficas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

B)

à necessidade de equilibrar e compatibilizar o investimento no crescimento do país com os esforços para a conservação ambiental.

C)

à grande quantidade de recursos disponíveis para as obras e à escassez dos recursos direcionados para o pagamento pela desapropriação das terras.

D)

ao direito histórico dos indígenas à posse dessas terras e à ausência de reconhecimento desse direito por parte das empreiteiras.

E)

ao aproveitamento da mão de obra especializada disponível na região Norte e o interesse das construtoras na vinda de profissionais do Sudeste do país.

Como resolver?

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