Simulado ENEM

Cuestionario Simulador Gratuito ENEM 2010 - Treine Agora | Página 11

Creado por: juanbacan

Treine para o ENEM com nosso simulador gratuito de 2010. Resolva questões reais, teste seus conhecimentos e prepare-se para a prova que se aproxima. Acesse e comece sua preparação agora!
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Você também pode:

Pergunta 51

O texto “O vôo das Folhas” traz uma visão dos índios
Ticunas para um fenômeno usualmente observado na
natureza:

O vôo das Folhas
Com o vento
as folhas se movimentam.
E quando caem no chão
ficam paradas em silêncio.
Assim se forma o ngaura. O ngaura cobre o chão da
floresta, enriquece a terra e alimenta as árvores.]
As folhas velhas morrem para ajudar o crescimento das
folhas novas.]
Dentro do ngaura vivem aranhas, formigas, escorpiões,
centopeias, minhocas, cogumelos e vários tipos de outros
seres muito pequenos.]
As folhas também caem nos lagos, nos igarapés e igapós.

A natureza segundo os Ticunas/Livro das Árvores.
Organização Geral dos Professores Bilíngues Ticunas, 2000

Na visão dos índios Ticunas, a descrição sobre o ngaura permite classificá-lo como um produto diretamente relacionado ao ciclo

A)

da água.

B)

do oxigênio.

C)

do fósforo.

D)

do carbono.

E)

do nitrogênio.

Como resolver?

Pergunta 52

Com o objetivo de se testar a eficiência de fornos de micro-ondas, planejou-se o aquecimento em 10°C de amostras de diferentes substâncias, cada uma com determinada massa, em cinco fornos de marcas distintas. Nesse teste, cada forno operou à potência máxima.

O forno mais eficiente foi aquele que

A)

forneceu a maior quantidade de energia às amostras.

B)

cedeu energia à amostra de maior massa em mais tempo.

C)

forneceu a maior quantidade de energia em menos tempo.

D)

cedeu energia à amostra de menor calor específico mais lentamente.

E)

forneceu a menor quantidade de energia às amostras em menos tempo.

Como resolver?

Pergunta 53

O fósforo, geralmente representado pelo íon de fosfato (PO4−3), é um ingrediente insubstituível da vida, já que é parte constituinte das membranas celulares e das moléculas do DNA e do trifosfato de adenosina (ATP), principal forma de armazenamento de energia das células. O fósforo utilizado nos fertilizantes agrícolas é extraído de minas, cujas reservas estão cada vez mais escassas. Certas práticas agrícolas aceleram a erosão do solo, provocando o transporte de fósforo para sistemas aquáticos, que fica imobilizado nas rochas. Ainda, a colheita das lavouras e o transporte dos restos alimentares para os lixões diminuem a disponibilidade dos íons no solo. Tais fatores têm ameaçado a sustentabilidade desse íon.

Uma medida que amenizaria esse problema seria:

A)

Incentivar a reciclagem de resíduos biológicos, utilizando dejetos animais e restos de culturas para produção de adubo.

B)

Repor o estoque retirado das minas com um íon sintético de fósforo para garantir o abastecimento da indústria de fertilizantes.

C)

Aumentar a importação de íons fosfato dos países ricos para suprir as exigências das indústrias nacionais de fertilizantes.

D)

Substituir o fósforo dos fertilizantes por outro elemento com a mesma função para suprir as necessidades do uso de seus íons.

E)

Proibir, por meio de lei federal, o uso de fertilizantes com fósforo pelos agricultores, para diminuir sua extração das reservas naturais.

Como resolver?

Pergunta 54

Banco de preguntas

A aparência de Júpiter é tipicamente marcada por duas faixas escuras em sua atmosfera – uma no hemisfério norte e outra no hemisfério sul. Como o gás está constantemente em movimento, o desaparecimento da faixa no planeta relaciona-se ao movimento das diversas camadas de nuvens em sua atmosfera. A luz do Sol, refletida nessas nuvens, gera a imagem que é captada pelos telescópios, no espaço ou na Terra.

O desaparecimento da faixa sul pode ter sido determinado por uma alteração

A)

na temperatura da superfície do planeta.

B)

no formato da camada gasosa do planeta.

C)

no campo gravitacional gerado pelo planeta.

D)

na composição química das nuvens do planeta.

E)

na densidade das nuvens que compõem o planeta.

Como resolver?

Pergunta 55

Em visita a uma usina sucroalcooleira, um grupo de alunos pôde observar a série de processos de beneficiamento da cana-de-açúcar, entre os quais se destacam:
1. A cana chega cortada da lavoura por meio de caminhões e é despejada em mesas alimentadoras que a conduzem para as moendas. Antes de ser esmagada
para a retirada do caldo açucarado, toda a cana é transportada por esteiras e passada por um eletroímã para a retirada de materiais metálicos.
2. Após se esmagar a cana, o bagaço segue para as caldeiras, que geram vapor e energia para toda a usina.
3. O caldo primário, resultante do esmagamento, é passado por filtros e sofre tratamento para transformar-se em açúcar refinado e etanol.

Com base nos destaques da observação dos alunos, quais operações físicas de separação de materiais foram realizadas nas etapas de beneficiamento da cana-de-açúcar?

A)

Separação mecânica, extração, decantação.

B)

Separação magnética, combustão, filtração.

C)

Separação magnética, extração, filtração.

D)

Imantação, combustão, peneiração.

E)

Imantação, destilação, filtração.

Como resolver?

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