Creado por: juanbacan
Você também pode:
Felizes tempos eram esses! As moças iam à missa de madrugada. De dia ninguém as via e se alguma, em dia de festa, queria passear com a avó ou a tia, havia de ir de cadeirinhas. Bem razão têm os nossos velhos de chorar por esses tempos, em que as filhas não sabiam escrever, e por isso não mandavam nem recebiam bilhetinhos.
Novo correio de Modas, 1853, apud DONEGÁ, A. L.
Publicar ficção em meado do século XIX,: um estudo de revistas femininas editadas pelos irmãos Laemmert. Campinas, unicamp, 2013 (adaptado)
Na perspectiva do autor, as tradições e os costumes sociofamiliares sofreram alterações no século XIX, decorrentes de quais fatores?
Hábitos de leitura e mobilidade regional.
Circulação de impressos e trânsito religioso.
Valorização da lingua e imigração estrangeira.
Práticas de letramento e transformação cultural.
Flexibilização do ensino e reformismo pedagógico.
No Cerrado, o conhecimento local está sendo cada vez mais subordinado à lógica do agronegócio. De um lado, o capital impõe os conhecimentos biotecnológicos, como mecanismo de universalização de práticas agrícolas e de novas tecnologias, e de outro, o modelo capitalista subordina homens e mulheres à lógica do mercado. Assim, as águas, as sementes, os minerais, as terras (bens comuns) tornam-se propriedade privada. Além do mais, há outros fatores negativos, como a mecanização pesada, a “pragatização” dos seres humanos e não humanos, a violência simbólica, a superexploração, as chuvas de veneno e a violência contra a pessoa.
CALAÇA, M.; SILVA, E. B.; JESUS, J. N. Territorialização do agronegócio e subordinação
do campesinato no Cerrado, Élisée, Rev. Geo. ÚEG, n. 1, jan.-jun. 2021 (adaptado).
Os elementos descritos no texto, a respeito da territorialização da produção, demonstram que há um:
cerco aos camponeses, inviabilizando a manutenção das condições para a vida.
descaso aos latifundiários, impactando a plantação de alimentos para a exportação.
desprezo ao assalariado, afetando o engajamento dos sindicatos para o trabalhador.
desrespeito aos governantes, comprometendo a criação de empregos para o lavrador.
assédio ao empresariado, dificultando o investimento de maquinários para a produção.
TEXTO I
Com uma população de 25 milhões de habitantes (cerca de 60% de minorias muçulmanas, principalmente da etnia Uigur), Xinjiang é uma região estratégica para a China. Faz fronteira com oito países, é uma artéria crucial do megaprojeto de infraestrutura chinês Cinturão e Rota e tem as maiores reservas nacionais de carvão e gás natural.
(NINIO, M. Disponível em: https: oglobo.globo.com. Acesso em: 5 out. 2021 adaptado)
TEXTO II
Dentre as províncias da Região Oeste, Xinjiang se destaca ao receber mais de 1,7 milhão de migrantes entre 2000 e 2010. O principal motivo desse fluxo migratório é que o governo fornece subsídios à população visando aumentar a proporção de chineses da etnia Han em relação à população local de etnias turca e muçulmana.
ALVES. F.: TOYOSHIMA. S. Disparidade socioeconômica e fluxo migratório chinês: interpretação de eventos contemporâneos segundo os clássicos do desenvolvimento. Revista de Economia Contemporânea. n 1. jan. abr. 2017 (adaptado)
A política demográfica para a província mencionada nos textos é parte da seguinte ação estratégica do governo chinês:
Promover a ocupação rural.
Favorecer a liberdade religiosa.
Descentralizar a gestão pública.
Incentivar a pluralidade cultural.
Assegurar a integridade territorial.
Superar a história da escravidão como principal marca da trajetória do negro no país tem sido uma tônica daqueles que se dedicam a pesquisar as heranças de origem afro à cultura brasileira. A esse esforço de reconstrução da própria história do país, alia-se agora a criação da plataforma digital Ancestralidades. “A história do negro no Brasil vai continuar sendo contada, e cada passo que a gente dá para trás é um passo que a gente avança”, diz Márcio Black, idealizador da plataforma, sobre o estudo de figuras ainda encobertas pela perspectiva histórica imposta pelos colonizadores da América.
FIORATI, G. Projeto joga luz sobre negros e revê perspectiva histórica Disponivel em: www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 10 nov. 2021 (adaptado)
Em relação ao conhecimento sobre a formação cultural brasileira, iniciativas como a descrita no texto favorecem o(a)
recuperação do tradicionalismo.
estímulo ao antropocentrismo.
reforço do etnocentrismo.
resgate do teocentrismo.
crítica ao eurocentrismo.
Escrito durante a Primeira Guerra Mundial, o seguinte trecho faz parte da carta enviada pelo secretário do exterior britânico, Sir Arthur James Balfour, ao banqueiro Lord Rotschild, presidente da Liga Sionista, em 2 de novembro de 1917, a carta ficou conhecida como Declaração Balfour:
“O governo de Sua Majestade vê com aprovação o estabelecimento na Palestina de um lar nacional para o povo judeu, e fará todos os esforços para facilitar tal objetivo. Nada será feito que possa prejudicar os direitos civis e religiosos das comunidades não judaicas na Palestina.”
GATTAZ, A. A Guerra da Palestina. São Paulo: Usina do Livro, 2002 (adaptado).
A análise do resultado do processo em questão revela que o governo inglês foi incapaz de garantir seu objetivo de
promover o bem-estar social.
negociar o apoio muçulmano.
mediar os conflitos territoriais.
estimular a cooperação regional.
combater os governos autocráticos.