Simulado ENEM

Cuestionario Simulador Gratuito ENEM 2014 - Primeira Aplicação | Pratique Online | Página 19

Creado por: juanbacan

Prepare-se para o ENEM com nosso simulador gratuito da primeira aplicação de 2014. Treine com questões reais, avalie seu desempenho e aumente suas chances na prova que se aproxima. Acesse e pratique online agora!
Compartir

Você também pode:

Pergunta 91

A Tall Order

The sky isn’t the limit for an architect building the world’s first invisible skyscraper

Charles Wee, one of the world’s leading high-rise architects, has a confession to make: he’s bored with skyscrapers. After designing more than 30, most of which punctuate the skulines od rapidly expanding Asian cities, he has struck upon a novel concept: the firts invisible skyscraper.

As the tallest structure in South Korea, his Infinity Tower loom over Seoul until somebody pushes a button and it completely disappears.

When he entered a 2004 competition to design a landmark tower, the Korean-American architect rejected the notion of competing with Dubai, Toronto, and Shanghai to reach the summit of man-made summits. “I thought, let’s not jump into this stupid race to build another ‘tallest’ tower,” he says in a phone conversation. “Let’s take an opposite approach — let’s make an anti-tower.”

The result will be a 150-story building that fades from view at the flick of a switch. The tower will effectively function as an enormous television screen, being able to project an exact replica of whatever is happening behind it onto its façade. To the human eye, the building will appear to have melted away.

It will be the most extraordinary achievement of Wee’s stellar architectural career. After graduating from UCLA, he worked under Anthony Lumsdenm, a prolific California architect who helped devise the modern technique of wrapping buildings inside smooth glass skins.

HINES, N. Disponível em: (http://mag.newsweek.com). Acesso em: 13 out. 2013 (adaptado).

No título e no subtítulo desse texto, as expressões A Tall Order e The sky isn’t the limit são usadas para apresentar uma matéria cujo tema é

A)

Inovações tecnológicas usadas para a construção de um novo arranha-céu em Seul.

B)

Confissões de um arquiteto que busca se destacar na construção de arranha-céus.

C)

Técnicas a serem estabelecidas para a construção de edifícios altos na Califórnia.

D)

Competição entre arquitetos para a construção do edifício mais alto do mundo.

E)

Construção de altas torres de apartamentos nas grandes metrópoles da Ásia.

Como resolver?

Pergunta 92

Banco de preguntas

Disponível em: http://azaral-canarias.blogspot.com. Acesso em: 28 maio 2014 (adaptado)

As marcas de primeira pessoa do plural no texto da campanha de amamentação têm como finalidade

A)

incluir o enunciador no discurso para expressar formalidade.

B)

agregar diversas vozes para impor valores às lactantes.

C)

forjar uma voz coletiva para garantir adesão à campanha.

D)

promover uma identificação entre o enunciador e o leitor para aproximá-los.

E)

remeter à voz institucional promotora da campanha para conferir-lhe credibilidade.

Como resolver?

Pergunta 93

Masters of War

Come you masters of war
You that build all the guns You that build the death planes
You that build the big bombs
You that hide behind walls
You that hide behind desks
I just want you to know
I can see through your masks

You that never done nothin’
But build to destroy
You play with my world
Like it’s your little toy
You put a gun in my hand
And you hide from my eyes
And you turn and run farther
When the fast bullets fly

Like Judas of old
You lie and deceive
A world war can be won
You want me to believe
But I see through your eyes
And I see through your brain
Like I see through the water
That runs down my drain.

BOB DYLAN. The Freewheelin’ Bob Dylan. Nova York: Columbia Records, 1963 (fragmento).

Na letra da canção Masters of War, há questionamentos e reflexões que aparecem na forma de protesto contra

A)

o envio de jovens à guerra para promover a expansão territorial dos Estados Unidos.

B)

o comportamento dos soldados norte-americanos nas guerras de que participaram.

C)

o sistema que recruta soldados para guerras motivadas por interesses econômicos.

D)

o desinteresse do governo pelas famílias dos soldados mortos em campos de batalha.

E)

as Forças Armadas norte-americanas, que enviavam homens despreparados para as guerras.

Como resolver?

Pergunta 94

Emigrantes

En todo emigrante existen dos posibles actitudes vitales: una la de considerar su experiencia como aventura pasajera, vivir mental y emocionalmente en la patria de origen, cultivando su nostalgia, y definir la realidad presente por comparación con el mundo que se ha dejado; la otra es vivir el presente tal como viene dado, proyectarlo en el futuro, cortar raíces y dominar nostalgias, sumergirse en la nueva cultura, aprenderla y asimilarla. El drama personal del emigrante reside en el hecho de que casi nunca es posible esa elección en términos absolutos y, al igual que el mestizo, se siente parte de dos mundos sin integrarse por completo en uno de ellos con exclusión del otro.

DEL CASTILLO, G. C. América hispánica (1492-1892). In: DE LARA, M. T. Historia de España. Barcelona: Labor, 1985

O texto apresenta uma reflexão sobre a condição do imigrante, o qual, para o autor, tem de lidar com o dilema da

A)

constatação de sua existência no entrelugar.

B)

instabilidade da vida em outro país.

C)

ausência de referências do passado.

D)

apropriação dos valores do outro.

E)

ruptura com o país de origem.

Como resolver?

Pergunta 95

En un año de campaña paraguaya, he visto muchas cosas tristes…

He visto la tierra, con su fertilidad incoercible y salvaje, sofocar al hombre, que arroja una semilla y obtiene cien plantas diferentes y no sabe cuál es la suya. He visto los viejos caminos que abrió la tiranía devorados por la vegetación, desleídos por las innundaciones, borrados por el abandono.

BARRET, R. Lo que he visto. Cuba: XX Feria Internacional del Libro de la Habana, 2011.

Rafael Barret nasceu na Espanha e, ainda jovem, foi viver no Paraguai.

O fragmento do texto Lo que hai visto revela um pouco da percepção do escritor sobre a realidade paraguaia, marcada, em essência, pelo(a)

A)

desalento frente às adversidades naturais.

B)

amplo conhecimento da flora paraguaia.

C)

impossibilidade de cultivo da terra.

D)

necessidade de se construírem novos caminhos.

E)

despreparo do agricultor no trato com a terra.

Como resolver?

Pratique com Simuladores

Teste seu conhecimento, resolva estes simuladores similares ao exame ICFES

Precisa de ajuda com um exercício?

Faça uma pergunta e entre todos desta comunidade a responderemos.