Simulado ENEM

Cuestionario Simulador Gratuito ENEM 2012 - Primeira Aplicação | Pratique Online | Página 24

Creado por: juanbacan

Prepare-se para o ENEM com nosso simulador gratuito da primeira aplicação de 2012. Treine com questões reais, avalie seu desempenho e aumente suas chances na prova que se aproxima. Acesse e pratique online agora!
Compartir

Você também pode:

Pergunta 116

TEXTO I

A característica da oralidade radiofônica, então, seria aquela que propõe o diálogo com o ouvinte: a simplicidade, no sentido da escolha lexical; a concisão e coerência, que se traduzem em um texto curto, em linguagem coloquial e com organização direta; e o ritmo, marcado pelo locutor, que deve ser o mais natural (do diálogo). É esta organização que vai “reger” a veiculação da mensagem, seja ela interpretada ou de improviso, com objetivo de dar melodia à transmissão oral, dar emoção, personalidade ao relato de fato.

VELHO, A. P. M. A linguagem do rádio multimídia. Disponível em: www.bocc.ubi.pt. Acesso em: 27 fev. 2012.

TEXTO II

A dois passos do paraíso
A Rádio Atividade leva até vocês
Mais um programa da séria série
“Dedique uma canção a quem você ama”
Eu tenho aqui em minhas mãos uma carta
Uma carta d’uma ouvinte que nos escreve
E assina com o singelo pseudônimo de
“Mariposa Apaixonada de Guadalupe”
Ela nos conta que no dia que seria
o dia mais feliz de sua vida
Arlindo Orlando, seu noivo
Um caminhoneiro conhecido da pequena e
Pacata cidade de Miracema do Norte
Fugiu, desapareceu, escafedeu-se
Oh! Arlindo Orlando volte
Onde quer que você se encontre
Volte para o seio de sua amada
Ela espera ver aquele caminhão voltando
De faróis baixos e para-choque duro…

BLITZ. Disponível em: http://letras.terra.com.br. Acesso em: 28 fev. 2012 (fragmento).

Em relação ao Texto I, que analisa a linguagem do rádio, o Texto II apresenta, em uma letra de canção,

A)

estilo simples e marcado pela interlocução com o receptor, típico da comunicação radiofônica.

B)

lirismo na abordagem do problema, o que o afasta de uma possível situação real de comunicação radiofônica.

C)

marcação rítmica dos versos, o que evidencia o fato de o texto pertencer a uma modalidade de comunicação diferente da radiofônica.

D)

direcionamento do texto a um ouvinte específico, divergindo da finalidade de comunicação do rádio, que é atingir as massas.

E)

objetividade na linguagem caracterizada pela ocorrência rara de adjetivos, de modo a diminuir as marcas de subjetividade do locutor.

Como resolver?

Pergunta 117

Ai, palavras, ai, palavras
que estranha potência a vossa!

Todo o sentido da vida
principia a vossa porta:
o mel do amor cristaliza
seu perfume em vossa rosa;
sois o sonho e sois a audácia,
calúnia, fúria, derrota…

A liberdade das almas,
ai! Com letras se elabora…
E dos venenos humanos
sois a mais fina retorta:
frágil, frágil, como o vidro
e mais que o aço poderosa!
Reis, impérios, povos, tempos,
pelo vosso impulso rodam…

MEIRELES, C. Obra poética. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1985 (fragmento).

O fragmento destacado foi transcrito do Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles. Centralizada no episódio histórico da Inconfidência Mineira, a obra, no entanto, elabora uma reflexão mais ampla sobre a seguinte relação entre o homem e a linguagem:

A)

A força e a resistência humanas superam os danos provocados pelo poder corrosivo das palavras.

B)

As relações humanas, em suas múltiplas esferas, têm seu equilíbrio vinculado ao significado das palavras.

C)

O significado dos nomes não expressa de forma justa e completa a grandeza da luta do homem pela vida.

D)

Renovando o significado das palavras, o tempo permite às gerações perpetuar seus valores e suas crenças.

E)

Como produto da criatividade humana, a linguagem tem seu alcance limitado pelas intenções e gestos.

Como resolver?

Pergunta 118

Pote Cru é meu pastor. Ele me guiará.
Ele está comprometido de monge.
De tarde deambula no azedal entre torsos de
cachorro, trampas, trapos, panos de regra, couros,
de rato ao podre, vísceras de piranhas, baratas
albinas, dálias secas, vergalhos de lagartos,
linguetas de sapatos, aranhas dependuradas em
gotas de orvalho etc. etc.
Pote Cru, ele dormia nas ruínas de um convento
Foi encontrado em osso.
Ele tinha uma voz de oratórios perdidos.

BARROS, M. Retrato do artista quando coisa. Rio de Janeiro: Record, 2002.

Ao estabelecer uma relação com o texto bíblico nesse poema, o eu lírico identifica-se com Pote Cru porque

A)

entende a necessidade de todo poeta ter voz de oratórios perdidos.

B)

elege-o como pastor a fim de ser guiado para a salvação divina.

C)

valoriza nos percursos do pastor a conexão entre as ruínas e a tradição.

D)

necessita de um guia para a descoberta das coisas da natureza.

E)

acompanha-o na opção pela insignificância das coisas.

Como resolver?

Pergunta 119

Banco de preguntas

Cartaz afixado nas bibliotecas centrais e setoriais da Universidade Federal de Goiás (UFG), 2011.

Considerando-se a finalidade comunicativa comum do gênero e o contexto específico do Sistema de Biblioteca da UFG, esse cartaz tem função predominantemente

A)

socializadora, contribuindo para a popularização da arte.

B)

sedutora, considerando a leitura como uma obra de arte.

C)

estética, propiciando uma apreciação despretensiosa da obra.

D)

educativa, orientando o comportamento de usuários de um serviço.

E)

contemplativa, evidenciando a importância de artistas internacionais.

Como resolver?

Pergunta 120

Aqui é o país do futebol

Brasil está vazio na tarde de domingo, né?
Olha o sambão, aqui é o país do futebol
[…]
No fundo desse país
Ao longo das avenidas
Nos campos de terra e grama
Brasil só é futebol
Nesses noventa minutos
De emoção e alegria
Esqueço a casa e o trabalho
A vida fica lá fora
Dinheiro fica lá fora
A cama fica lá fora
A mesa fica lá fora
Salário fica lá fora
A fome fica lá fora
A comida fica lá fora
A vida fica lá fora
E tudo fica lá fora

SIMONAL, W. Aqui é o país do futebol. Disponível em: www.vagalume.com.br. Acesso em: 27 out. 2011 (fragmento).

Na letra da canção Aqui é o país do futebol, de Wilson Simonal, o futebol, como elemento da cultura corporal de movimento e expressão da tradição nacional, é apresentado de forma crítica e emancipada devido ao fato de

A)

reforçar a relação entre o esporte futebol e o samba.

B)

ser apresentado como uma atividade de lazer.

C)

ser identificado com a alegria da população brasileira.

D)

promover a reflexão sobre a alienação provocada pelo futebol.

E)

ser associado ao desenvolvimento do país.

Como resolver?

Pratique com Simuladores

Teste seu conhecimento, resolva estes simuladores similares ao exame ICFES

Precisa de ajuda com um exercício?

Faça uma pergunta e entre todos desta comunidade a responderemos.