Simulado ENEM

Cuestionario Simulado ENEM 2019 Online e Gratuito | Treine para o Exame | Página 3

Creado por: juanbacan

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Você também pode:

Pergunta 11

Um amor desse
Era 24 horas lado a lado
Um radar na pele, aquele sentimento alucinado
Coração batia acelerado
Bastava um olhar pra eu entender
Que era hora de me entregar pra você
Palavras não faziam falta mais
Ah, só de lembrar do seu perfume
Que arrepio, que calafrio
Que o meu corpo sente
Nem que eu queira, eu te apago da minha mente
Ah, esse amor
Deixou marcas no meu corpo
Ah, esse amor
Só de pensar, eu grito, eu quase morro

AZEVEDO, N.; LEÃO, W.; QUADROS, R. Coração pede socorro.
Rio de Janeiro: Som Livre, 2018 (fragmento).

Essa letra de canção foi composta especialmente para uma campanha de combate à violência contra as mulheres, buscando conscientizá-las acerca do limite entre relacionamento amoroso e relacionamento abusivo. Para tanto, a estratégia empregada na letra é a

A)

revelação da submissão da mulher à situação de violência, que muitas vezes a leva à morte.

B)

ênfase na necessidade de se ouvirem os apelos da mulher agredida, que continuamente pede socorro.

C)

exploração de situação de duplo sentido, que mostra que atos de dominação e violência não configuram amor.

D)

divulgação da importância de denunciar a violência doméstica, que atinge um grande número de mulheres no país.

E)

naturalização de situações opressivas, que fazem parte da vida de mulheres que vivem em uma sociedade patriarcal.

Como resolver?

Pergunta 12

Meu caro Sherlock Holmes, algo horrível aconteceu às três da manhã no Jardim Lauriston. Nosso homem que estava na vigia viu uma luz às duas da manhã saindo de uma casa vazia. Quando se aproximou, encontrou a porta aberta e, na sala da frente, o corpo de um cavalheiro bem vestido. Os cartões que estavam em seu bolso tinham o nome de Enoch J. Drebber, Cleveland, Ohio, EUA. Não houve assalto e nosso homem não conseguiu encontrar algo que indicasse como ele morreu. Não havia marcas de sangue, nem feridas nele. Não sabemos como ele entrou na casa vazia. Na verdade, todo assunto é um quebra-cabeça sem fim. Se puder vir até a casa seria ótimo, se não, eu lhe conto os detalhes e gostaria muito de saber sua opinião. Atenciosamente, Tobias Gregson.

DOYLE, A. C. Um estudo em vermelho. Cotia: Pé de Letra, 2017

Considerando o objetivo da carta de Tobias Gregson, a sequência de enunciados negativos presente nesse texto tem a função de

A)

restringir a investigação, deixando-a sob a responsabilidade do autor da carta.

B)

refutar possíveis causas da morte do cavalheiro, auxiliando na investigação.

C)

identificar o local da cena do crime, localizando-o no Jardim Lauriston.

D)

introduzir o destinatário da carta, caracterizando sua personalidade.

E)

apresentar o vigia, incluindo-o entre os suspeitos do assassinato.

Como resolver?

Pergunta 13

Mídias: aliadas ou inimigas da educação física escolar?

No caso do esporte, a mediação efetuada pela câmera de TV construiu uma nova modalidade de consumo: o esporte telespetáculo, realidade textual relativamente autônoma face à prática “real” do esporte, construída pela codificação e mediação dos eventos esportivos efetuados pelo enquadramento, edição das imagens e comentários, interpretando para o espectador o que ele está vendo. Esse fenômeno tende a valorizar a forma em relação ao conteúdo, e para tal faz uso privilegiado da linguagem audiovisual com ênfase na imagem cujas possibilidades são levadas cada vez mais adiante, em decorrência dos avanços tecnológicos. Por outro lado, a narração esportiva propõe uma concepção hegemônica de esporte: esporte é esforço máximo, busca da vitória, dinheiro… O preço que se paga por sua espetacularização é a fragmentação do fenômeno esportivo. A experiência global do ser-atleta é modificada: a sociabilização no confronto e a ludicidade não são vivências privilegiadas no enfoque das mídias, mas as eventuais manifestações de violência, em partidas de futebol, por exemplo, são exibidas e reexibidas em todo o mundo.

BETTI, M. Motriz, n. 2, jul.-dez. 2001 (adaptado).

A reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte telespetáculo, está fundamentada na

A)

distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores.

B)

interpretação dos espectadores sobre o conteúdo transmitido.

C)

utilização de equipamentos audiovisuais de última geração.

D)

valorização de uma visão ampliada do esporte.

E)

equiparação entre a forma e o conteúdo.

Como resolver?

Pergunta 14

Banco de preguntas

Essa campanha se destaca pela maneira como utiliza a linguagem para conscientizar a sociedade da necessidade de se acabar com o bullying. Tal estratégia está centrada no(a)

A)

chamamento de diferentes atores sociais pelo uso recorrente de estruturas injuntivas.

B)

variedade linguística caracterizadora do português europeu.

C)

restrição a um grupo específico de vítimas ao apresentar marcas gráficas de identificação de gênero como “o(a)”.

D)

combinação do significado de palavras escritas em línguas inglesa e portuguesa.

E)

enunciado de cunho esperançoso “passe à história” no título do cartaz.

Como resolver?

Pergunta 15

Esporte e cultura: análise acerca da esportivização de práticas corporais nos jogos indígenas

Nos Jogos dos Povos Indígenas, observa-se que as práticas corporais realizadas envolvem elementos tradicionais (como as pinturas e adornos corporais) e modernos (como a regulamentação, a fiscalização e a padronização). O arco e flecha e a lança, por exemplo, são instrumentos tradicionalmente utilizados para a caça e a defesa da comunidade na aldeia. Na ocasião do evento, esses artefatos foram produzidos pela própria etnia, porém sua estruturação como “modalidade esportiva” promoveu uma semelhança entre as técnicas apresentadas, com o sentido único da competição.

ALMEIDA, A. J. M.; SUASSUNA, D. M. F. A. Pensar a prática, n. 1, jan.-abr. 2010 (adaptado)

A relação entre os elementos tradicionais e modernos nos Jogos dos Povos Indígenas desencadeou a

A)

padronização de pinturas e adornos corporais.

B)

sobreposição de elementos tradicionais sobre os modernos.

C)

individuação das técnicas apresentadas em diferentes modalidades.

D)

legitimação das práticas corporais indígenas como modalidade esportiva.

E)

preservação dos significados próprios das práticas corporais em cada cultura.

Como resolver?

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