Simulado ENEM

Cuestionario Simulador Gratuito ENEM 2011 - Segunda Aplicação | Pratique Online | Página 2

Creado por: juanbacan

Treine para o ENEM com nosso simulador gratuito da segunda aplicação de 2011. Resolva questões reais, avalie seu desempenho e prepare-se para a prova que se aproxima. Acesse e pratique online agora!
Compartir

Você também pode:

Pergunta 6

As relações sociais, produzidas a partir da expansão do mercado capitalista ― e o sistema de fábrica é seu “estágio superior” ―, tornaram possível o desenvolvimento de uma determinada tecnologia, isto é, aquela que supõe a priori a expropriação dos saberes daqueles que participam do processo de trabalho. Nesse sentido, foi no sistema de fábrica que uma dada tecnologia pôde se impor, não apenas como instrumento para incrementar a produtividade do trabalho, mas, muito principalmente, como instrumento para controlar, disciplinar e hierarquizar esse processo de trabalho.

DECCA, E. S. O Nascimento das Fábricas. São Paulo: Brasiliense, 1986 (fragmento).

Mais do que trocar ferramentas pela utilização de máquinas, o capitalismo, por meio do “sistema de fábrica”, expropriou o trabalhador do seu “saber fazer”, provocando, assim,

A)

a desestruturação de atividades lucrativas praticadas pelos artesãos ingleses desde a Baixa Idade Média.

B)

a divisão e a hierarquização do processo laboral, que ocasionaram o distanciamento do trabalhador do seu produto final.

C)

o movimento dos trabalhadores das áreas urbanas em direção às rurais, devido à escassez de postos de trabalho nas fábricas.

D)

a organização de grupos familiares em galpões para elaboração e execução de manufaturas que seriam comercializadas.

E)

a associação da figura do trabalhador à do assalariado, fato que favorecia a valorização do seu trabalho e a inserção no processo fabril.

Como resolver?

Pergunta 7

Vivemos nessa era interligada em que pessoas de todo o planeta participam de uma única ordem informacional das comunicações modernas. Graças à globalização e ao poder da internet, quem estiver em Caracas ou no Cairo conseguirá receber as mesmas músicas populares, notícias, filmes e programas de televisão.

GIDDENS, A. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005 (fragmento).

O texto faz referência à revolução informacional, que vem produzindo uma série de alterações no cotidiano dos indivíduos. Nessa perspectiva, a vida social das pessoas está sofrendo grandes alterações devidas

A)

à diminuição na interação social entre os indivíduos mais informatizados.

B)

à velocidade com que as informações são disponibilizadas em todo o mundo.

C)

ao baixo fluxo de informações disponibilizadas pelos meios convencionais de comunicação.

D)

à maior disponibilidade de tempo para atividades relacionadas ao lazer.

E)

ao aumento nos níveis de desemprego entre os mais jovens.

Como resolver?

Pergunta 8

Há 500 anos, desde a chegada do colonizador português, começaram as lutas contra o cativeiro e consequentemente contra o cativeiro da terra, contra a expulsão, que marcam as lutas dos trabalhadores. Das lutas dos povos indígenas, dos escravos e dos trabalhadores livres e, desde o final do século passado, dos imigrantes, desenvolveram-se as lutas camponesas pela terra.

FERNANDES, B. M. Brasil: 500 anos de luta pela terra.
Revista de Cultura Vozes. Nº 2, 1999 (adaptado).

Os processos sociais e econômicos que deram origem e conformaram a identidade do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) têm em suas raízes mudanças relacionadas

A)

à distribuição de terras expropriadas dos grupos multinacionais e partilhadas entre os trabalhadores rurais.

B)

à política neoliberal, que proporcionou investimentos no campo e reduziu os conflitos fundiários.

C)

à migração de trabalhadores rurais brasileiros para o Paraguai, com o objetivo de cultivar soja.

D)

ao crescimento da luta pela terra e da implantação de assentamentos.

E)

à luta pelo acesso e permanência na terra, que passou da esfera nacional para a local.

Como resolver?

Pergunta 9

A exploração de recursos naturais e a ocupação do território brasileiro têm uma longa história de degradação de áreas naturais. É resultado, entre outros fatores, da ausência de uma cultura de ocupação que respeitasse as características de seus biomas.

Disponível em: http://www.comciencia.br. Acesso em: 19 abr. 2010 (fragmento).

Ao longo da história, a apropriação da natureza e de seus recursos pelas sociedades humanas alterou os biomas do planeta. Em relação aos biomas brasileiros, em qual deles esse tipo de processo se fez sentir de forma mais profunda e irreversível?

A)

Na Floresta Amazônica, especialmente a partir da década de 1980, devastada pela construção de rodovias e expansão urbana.

B)

No Cerrado, que abriga muitas espécies de árvores sob risco de extinção, atingido pela mineração e agricultura.

C)

No Pantanal, que abrange parte dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, degradado pela mineração e pecuária.

D)

Na Mata Atlântica, que hoje abriga 7% da área original, devastada pela exploração da madeira e pelo crescimento urbano.

E)

Na Mata dos Cocais, localizada no Nordeste do país, desmatada pelo assoreamento e pelo cultivo da cana-de-açúcar.

Como resolver?

Pergunta 10

A Mata Atlântica perdeu 31 195 hectares de sua cobertura vegetal. Segundo o levantamento, os dados apontam uma redução de 55% na taxa média anual de desmatamento, comparando com o período anterior analisado, o triênio 2005 a 2008. Essa diminuição pode ser explicada pelo avanço da legislação e também pelo trabalho dos órgãos de fiscalização.

VIALLI, A. O Estado de São Paulo, 27 maio 2011.

Dada a sua grande extensão, é difícil e caro fiscalizar o bioma em questão, no entanto, uma forma de vigilância eficiente e que vem sendo utilizada no Brasil para esse fim é:

A)

O aperfeiçoamento profissional dos fiscais, já que a modernização da sua atuação diminui o desmatamento.

B)

A implantação de Reservas de Preservação, que tornam as áreas intocáveis e, assim, isentas de degradação.

C)

A formação de Reservas de Conservação, cujos proprietários, extrativistas, impedem o desmatamento.

D)

A constituição de reservas indígenas, já que as terras passam a ser propriedade dos índios.

E)

O uso de equipamentos de sensoriamento remoto, por meio de imagens de satélites.

Como resolver?

Pratique com Simuladores

Teste seu conhecimento, resolva estes simuladores similares ao exame ICFES

Precisa de ajuda com um exercício?

Faça uma pergunta e entre todos desta comunidade a responderemos.